TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Constrycao Civil

Ensaios: Constrycao Civil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  1.895 Palavras (8 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 8

CONSTRUÇÃO CIVIL NO BRASIL:

A área de Construção Civil abrange todas as atividades de produção de obras. Estão incluídas nesta área as atividades referentes às funções planejamento e projeto, execução e manutenção e restauração de obras em diferentes segmentos, tais como edifícios, estradas, portos, aeroportos, canais de navegação, túneis, instalações prediais, obras de saneamento, de fundações e de terra em geral, estando excluídas as atividades relacionadas às operações, tais como a operação e o gerenciamento de sistemas de transportes, a operação de estações de tratamento de água, de barragens,etc.

A área de Construção Civil tem interfaces com diversas outras áreas profissionais. Além da nítida interface com a área de Gestão, claramente presente nas atividades de gerenciamento da execução e da manutenção de obras, devem ser ressaltadas as relações com as áreas de Transportes,Geomática,Mineração, Química, Meio Ambiente, Agropecuária, Artes, Design, Saúde, Informática e Comércio. É possível, mesmo, que, em alguns casos, possam ser desenhados currículos que contenham células comuns de desenvolvimento de competências requisitadas por mais de uma dessas áreas. Obras de grande extensão, como estradas, barragens e canais, têm impacto direto sobre o meio ambiente. Além disso, a construção civil consome muitos produtos, cujo uso agride diretamente a natureza. Entre eles, podem-se citar a madeira, os produtos cerâmicos, o cimento, a energia e outros. Não se pode deixar de citar, também, que a manutenção de obras é uma fonte de muitos rejeitos, como os resíduos de cimento, cal, cerâmica, asfalto, rochas, etc. A disposição destes resíduos causa grande impacto no ambiente. Por tudo isto, a área de Construção Civil deve ter uma forte interação com a de Meio Ambiente. Esta interface pode sugerir, por exemplo, a formação de técnicos em construção de aterros sanitários com aproveitamento de rejeitos da construção civil.

A produção de materiais de construção depende, em grande parte, da Química. Para melhor desempenhar suas funções, técnicos da área de Construção Civil procuram, até com freqüência, uma formação complementar em tecnologia dos materiais. O crescimento do emprego de polímeros na construção civil demanda profissionais que atuem nessa interface. Esta interação está presente, também, na produção de cimento, aço, cerâmica, vidro, elastômeros e tintas. De forma geral, o mundo produtivo vem apresentando redução sensível dos postos de trabalho, em praticamente todos os setores. Esta redução no nível de emprego está estreitamente ligada ao crescente grau de automação nos processos de produção.

Observa-se que demanda crescente vem ocorrendo apenas em alguns segmentos de serviços, particularmente os pessoais, de lazer, turismo,alimentação, entretenimento, etc. Contrariando a tendência geral, a área de Construção Civil não tem apresentado acentuado grau de automação e modernização. O uso de máquinas na construção é restrito a grandes obras, à chamada construção pesada. Entretanto, diversas modificações estão surgindo nos sistemas construtivos, de forma a torná-los mais simples. O uso de componentes industrializados, como as argamassas e concretos, é crescente. Por conta disso e, certamente, por razões ligadas à conjuntura política e econômica, a construção também passa por uma redução nos postos de trabalho. Esta redução é pequena, porém sensível.

O Brasil é um país grande e carente de infra-estrutura. A maior parte desta depende de obras como redes de esgoto e água, estradas, ferrovias, edifícios especializados. Não se pode deixar de fora a construção de moradias, que é o maior déficit da área. Portanto, configura-se um mercado expansível e de grande potencial.

De acordo com o IBGE, o Produto Interno Bruto (PIB) do País apresentou uma variação negativa de 0,6% no segundo trimestre de 2014, na comparação com o primeiro trimestre, na série com ajuste sazonal. Nesta mesma base de comparação, a Construção Civil alcançou uma queda de 2,9%. No acumulado dos últimos quatro trimestres em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores, o PIB Brasil cresceu 1,4%, enquanto a Construção registrou queda de 1,4%. A construção civil no Brasil está passando por uma fase de crescimento e valorização, principalmente devido ao advento da Copa Mundial de Futebol que ocorrerá em 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos que ocorrerão na cidade do Rio de Janeiro em 2016. Novas tecnologias construtivas estão sendo empregadas e as preocupações com a sustentabilidade e a segurança do trabalho passaram a ser questões fundamentais dentro do processo produtivo.

A Indústria da Construção Civil é um dos setores que mais geram emprego. Entretanto, devido à falta de qualificação de seus profissionais e o descaso de algumas empresas é também, um dos setores com o maior número de acidentes e doenças profissionais. Ao se trabalhar com prevenção orientando gestores e trabalhadores em questões relacionadas aos procedimentos corretos no processo produtivo, cria-se uma cultura de segurança. A qualidade de vida no ambiente de trabalho reduz drasticamente acidentes e doenças ocupacionais. A construção civil no Brasil passou por um período onde a falta de investimentos no setor foi marcante. Devido aos baixos investimentos na área imobiliária, até o ano de 2003, o setor passou por um período de instabilidade. Com investimentos em obras de infraestrutura e em unidades habitacionais a partir de 2004 a construção civil começou a se recuperar lentamente.

Entre os anos de 2004 e 2008 a taxa média de crescimento do Produto Interno Bruto – PIB no Brasil foi de 4,8%. Entretanto, neste mesmo período, a taxa de crescimento da indústria da construção civil foi de 5,1%. Mudanças institucionais e a evolução do cenário macroeconômico ajudaram neste processo deixando para trás, um longo período de estagnação da área.Apesar da instabilidade mundial devido à crise financeira ocorrida em 2009, o Brasil cresceu economicamente com elevação do PIB setorial em 7,5%, representando o maior crescimento dos últimos 25 anos. Em termos gerais, no ano de 2010 a indústria extrativa mineral teve um crescimento de 15,7%, a construção civil 11,6% e a indústria transformação 9,7% proporcionando um crescimento total de 10,1% se comparado ao ano de 2009. Nos últimos cinco anos, a indústria de materiais para construção tem apresentado crescimento sustentável com taxa anual aproximada de 10 %. Com a desoneração de tributos, a partir de 2006, houve o aumento de crédito e ampliação dos prazos de financiamentos alavancando assim os investimentos.

Não só investimentos relacionados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com