TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consulta De Enfermagem

Ensaios: Consulta De Enfermagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/2/2015  •  1.694 Palavras (7 Páginas)  •  669 Visualizações

Página 1 de 7

CONSULTA DE ENFERMAGEM

A consulta de enfermagem (CE) é uma atividade específica do enfermeiro, conforme decreto Lei n.º 94406 de junho de 1987, sendo utilizada prioritariamente para promoção da saúde e qualidade de vida do indivíduo.

A denominação Consulta de Enfermagem foi criada em 1968 por enfermeiros que participaram de um Curso de Planejamento de Saúde da Fundação de Ensino especializado de Saúde Pública no Rio de Janeiro. No Rio Grande do Sul, em fevereiro de 1972 a consulta de enfermagem é implantada no ambulatório do Hospital de Clínicas de Porto Alegre sob a coordenação da Professora Léa Muxfeldt, chefe do serviço. Tal implantação sofreu muita resistência de profissionais de outras áreas, porém conseguiu se consolidar e até hoje é oferecida no serviço com a mesma estrutura de consulta das demais áreas de atuação do ambulatório. Em nível nacional a consulta foi legalizada com a Lei do exercício Profissional da Enfermagem, em junho de 1986.

Como conceito de Consulta de Enfermagem utiliza-se a definição de três autores:

"É uma atividade utilizada por profissionais capacitados para fornecer parecer, instrução ou examinar determinada situação a fim de decidir sobre um plano de ação sobre sua área de conhecimento em relação às necessidades apresentadas pelo cliente."

Galperin e Portella (1990, p.1)

“É uma atividade onde a atenção é dada às pessoas por profissional enfermeiro, em relação especificamente com a supervisão de saúde, é em forma de ações combinadas qualitativas e quantitativas, sistemáticas e completas, de modo a se efetuarem em uma sucessão ordenada, lógica e de acordo com critérios pré-estabelecidos pelo sistema. Portanto possui metodologia própria, onde as ações realizadas constituem o Processo de Enfermagem."

Waldman (1999, p.1)

“A Consulta de Enfermagem compreende uma série de ações realizadas numa seqüência ordenada, desde a recepção do cliente até a avaliação geral de todo o atendimento prestado, pois o enfermeiro coleta informações, observa, examina para conhecer, compreender e explicar a situação de saúde antes de decidir sobre o diagnóstico de enfermagem e terapêutica do enfermeiro.”

Vanzin e Nery (1995, p.53)

Para realizar uma consulta o enfermeiro precisa estar preparado para atender as demandas do cliente, aceitando seus valores, lembrando que o mesmo faz parte de um núcleo familiar e que é um ser holístico constituído de corpo, mente, e espírito. Lembrar que a saúde é resultado de necessidades humanas atendidas.

Com relação ao referencial teórico de enfermagem, utiliza-se o princípio do atendimento às necessidades humanas básicas de Wanda Horta (Horta, 1979). Cabe salientar que as teoristas de enfermagem Watson (Teoria sobre a Ciência do Cuidado) e Leininger (Teoria de Enfermagem Transcultural) são outros referenciais que estão sendo utilizados.

Quanto ao Processo de Enfermagem, a Consulta de Enfermagem compreende as seguintes ações: Histórico de Enfermagem; Diagnóstico de Enfermagem; Plano Assistencial; Prescrição de Enfermagem/Plano de Cuidados e Evolução/Avaliação de Enfermagem.

Na Escola de Enfermagem, as agendas dos enfermeiros-professores atendem as seguintes áreas: cliente com dano crônico (02), cliente idoso (01), cliente idoso com dor crônica (01), cliente trabalhador (02), cliente gestante (01) e cliente saúde mental (01); num total de 07 agendas sob responsabilidade destes profissionais e mantidas mesmo em períodos não letivos.

A consulta de enfermagem em qualquer área de atuação está compreendida de 05 etapas assim denominadas: plano prévio - análise dos dados contidos no prontuário; entrevista que compreende a anamnese e o exame físico realizada junto ao cliente, durante o atendimento; diagnóstico de enfermagem (de competência do enfermeiro) - resultado da análise dos dados subjetivos e objetivos coletados durante a entrevista e exame físico; plano de cuidados ou conduta - constituído de orientações e procedimentos realizados com o cliente para atender necessidades identificada; registro que é a legitimação das ações do profissional.

ETAPAS DA CONSULTA DE ENFERMAGEM

Como fazer ou como desenvolver a Consulta de Enfermagem?

1ª etapa: PLANO PRÉVIO

Como método didático, serve para esquematizar a operacionalização da Consulta de Enfermagem antes do encontro com o cliente. Envolve a análise do prontuário do cliente, com a finalidade de realizar um estudo inicial da situação, para conhecimento das condições de saúde do indivíduo atendido pela enfermeira. Tópicos do Plano Prévio:

Dados identificação: nome, sexo, idade e outros dados específicos para área da consulta;

Problemas identificados: diagnósticos de todas as áreas (medicina, enfermagem, nutrição, etc), exames laboratoriais e radiológicos, e outros específicos para a área de consulta;

Objetivos desta consulta: priorizado a partir dos problemas identificados e/ou do plano futuro elaborado na consulta anterior nos casos de reconsulta;

Plano de ação: conduta frente ao objetivo traçado para a consulta; oferece subsídios para a entrevista.

Cabe salientar que este plano não é rígido nem inflexível. A enfermeira tem que estar atenta para modificá-lo ou não durante o decorrer da consulta, para valorizar as necessidades reais alteradas do cliente e obter sucesso na sua ação de enfermagem.

2ª etapa: ENTREVISTA E EXAME FÍSICO

A Entrevista envolve o levantamento de dados pessoais e da família relacionados com as necessidades biopsicossociais, crescimento e desenvolvimento, quando requerido, e alterações decorrentes da patologia, quando indicado.

No caso, utiliza-se para o levantamento de dados o roteiro proposto e elaborado pelo HCPA/GENF/Comitê do Processo de Enfermagem/GTDE, intitulado ANAMNESE E EXAME FÍSICO – ADULTO disponível nas unidades de estágio do ambulatório.

Entende-se, conforme Gaidzinski e Kimura (1989), que a entrevista é o diálogo entre a enfermeira e o paciente ou qualquer outro informante deste. Segundo as autoras: “Para o levantamento das condições do paciente no momento da admissão, podemos utilizar um roteiro próprio, que deve atender as especificidades da clientela a que se destina(...) “(p.67).

Utilizando a técnica da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com