TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consulta de enfermagem ao paciente com HIV: Perspectivas e desafios sob a Ótica de enfermeiros

Por:   •  8/6/2017  •  Resenha  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA DESCRITIVA DO ARTIGO:  Consulta de enfermagem ao paciente com HIV:perspectivas e desafios sob a Ótica de enfermeiros

Nesse artigo vemos como a consulta de enfermagem é feita por enfermeiros que atuam em Serviço Ambulatorial Especializado em HIV/AIDS em Fortaleza-CE. Ele é divido em seis partes que são: Resumo (em três idiomas), Introdução, metodologia, analise e discussão dos dados e referencias.

  • A enfermagem com o passar dos anos, em sua historia vem desenvolvendo e construindo diferentes percepções em relação ao ato de cuidar, mudando para uma visão mais ampla de cuidado, capaz de integrar corpo/mente, objetividade/subjetividade de forma complementar em suas diversidades.

   Para realização da consulta de enfermagem, a escuta foi relatada pelos enfermeiros como o principal mecanismo que possibilita a construção de relação de empatia e confiança com o paciente, possibilitando a manifestação de dúvidas, temores e anseios. Também ajuda na programação da passagem de informação e orientação acerca da patologia. E também pode subsidiar condições para melhorar a qualidade de vida dos sujeitos, de forma que o enfermeiro consiga demonstrar interesse pelo ser humano e seu modo de vida, a partir da consciência reflexiva de suas relações no meio social.

  A consulta de enfermagem foi adotada em um ambulatório especializado em HIV/AIDS, unidade do Ceará desde 1997, como estratégia para se trabalhar com o cuidado individualizado com os pacientes que vivem com o HIV.

  • Ao surgimento do HIV/AIDS no contexto assistencial em saúde, percebe-se que trouxe consigo a existência de novos paradigmas de cuidados, tendo em vista a existência de dialogo aberto sobre muitas vezes de difícil abordagem. Há também alterações no cotidiano, como imposições de hábitos necessários ao controle da tal doença como a ingestão de medicamentos, ser feito diversos exames e ser presente em instituições de saúde, ainda atuam como agravantes as questões psíquicas envolvidas nesse processo, o maior deles é o temor pela morte, a ameaça do aparecimento de doenças oportunistas, assim como o preconceito da sociedade.
  • Portanto, a consulta de enfermagem enquanto modelo assistencial em saúde fortalece a integração estabelecida  na relação profissional-paciente, possibilitando viabilizar a implementação de cuidado sistematizado, voltado para as necessidades particulares de cada sujeito, faz- se necessário que o profissional se aproprie,de forma efetiva, do instrumento de coleta de dados,no sentido de realização na consulta. Colocando assim a importância de desenvolver um plano de cuidados que não se limite as condutas técnico-científicas, necessárias ao controle da patologia e a modelagem de comportamento, mas que consiga  contemplar as subjetividades imensas no processo de adoecimento e que se constituem em situações propulsoras de angustia,medo e sofrimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (86.9 Kb)   docx (345.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com