TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consulta De Enfermagem

Ensaios: Consulta De Enfermagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  734 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

A Consulta de Enfermagem (CE) é uma atividade independente, privativa do enfermeiro, se realizada de modo contextualizado e participativo, pode propiciar condições para melhoria da qualidade de vida do usuário do serviço de saúde. Aliado à competência técnica, o enfermeiro, por meio da CE, demonstra interesse pelo ser humano, criando vínculo com o indivíduo, família e comunidade.

Nesta etapa do ATPS (Atividades Práticas Supervisionadas) realizamos visita na Unidade Básica de Saúde do bairro Recanto do Sol – Anápolis GO, com o objetivo primordial de conhecer e avaliar como é implementada a Consulta de Enfermagem no âmbito de atuação da Atenção Básica em Saúde.

Segundo a definição estabelecida pela Resolução COFEN – 159/96, a Consulta de Enfermagem é uma atividade privativa do enfermeiro que utiliza componentes do método científico para identificar a situação de saúde/doença, prescrever e implementar medidas de enfermagem que contribuam para a promoção, prevenção, proteção da saúde, recuperação e reabilitação do indivíduo, família e comunidade.

Afirma ainda que a Consulta de Enfermagem compõe-se de Histórico de Enfermagem (entrevista e anamnese), Exame Físico, Diagnóstico de Enfermagem, Prescrição e Implementação da assistência e Evolução de Enfermagem, todas estas fases supracitadas determinam o Processo de Enfermagem método de trabalho dinâmico que sistematiza a assistência do Profissional Enfermeiro.

Apesar de ser amparado por legislação do COFEN e de proporcionar ao enfermeiro autonomia e independência para exercer a ciência da enfermagem, nota se na realidade brasileira certa resistência no que se refere a implementação desse método.

Na realidade local foi constatado que a Consulta de Enfermagem é realizada, porém não existe um formulário específico / roteiro sistemático (embasado em teorias de enfermagem) a ser seguido durante a consulta. Segundo a enfermeira E.R responsável pela unidade esta é a realidade do município uma vez que ainda não existe protocolo unificado para ser seguido pelas UBS´s da cidade.

Ao interrogar como é então realizada a Consulta de Enfermagem na unidade, a mesma relatou que segue o que é protocolo do Ministério da Saúde, de acordo com os Programas de Saúde preconizados como Tuberculose, Hanseníase, Hipertensão, Diabetes, Atendimento a Saúde da Mulher (Prevenção do Câncer de colo do útero e mama), além do trabalho realizado com a gestante e posteriormente com o bebê (Crescimento e Desenvolvimento) entre outros.

Fomos informados que a Consulta de Enfermagem na unidade em questão é implementada para os pacientes com maior gravidade (Urgência e Emergência), neste caso o enfermeiro realiza o atendimento inicial, identifica os problemas de enfermagem, já inicia o processo de implementação de medidas de enfermagem afim de minimizar as alterações e então o cliente é avaliado pelo médico com o acompanhamento do enfermeiro e caso necessário de outros profissionais que compõe a equipe de saúde (Atendimento Multidisciplinar).

CONCLUSÃO

A consulta de enfermagem é primordial porque, por meio dela, é possível identificar as necessidades de saúde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com