TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consultoria Inter E Externa

Pesquisas Acadêmicas: Consultoria Inter E Externa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/6/2013  •  2.636 Palavras (11 Páginas)  •  549 Visualizações

Página 1 de 11

DENIS FERREIRA DA SILVA

GESTÃO DE PESSOAS – CONSULTORIA INTERNA E EXTERNA

PASSOS PARA CONSULTORIA

Trabalho apresentado para obtenção parcial da nota do módulo de Consultoria Externa e Interna no curso de Gestão de Pessoas. FESP_Faculdade de Ensino Superior do Paraná.

Orientadora: Profª Carmen Chain

Curitiba Pr

2012

Passos da Consultoria

As Consultorias Organizacionais oferecem apoio e orientação. Sua matéria-prima principal é conhecimento, A consultoria é um misto de conhecimento e muita informação constantemente atualizada, empatia, persepção, sintonia interna, visão sistemica, facilidade de encontrar caminhos e soluções para a empresa ou negocio, em geral, possui cinco fases:

a) Entrada e Contrato. Fase inicial do processo de consultoria. Nela são realizadas reuniões entre as partes com o objetivo de definir um perfil inicial do problema a ser trabalhado (I) verificar a experiência do consultor em trabalhos similares (II) definir expectativas das partes (III) assinatura de contrato (IV). Muito importante no momento do contrato é deixar bem claro que as responsabilidades devem ser compartilhadas e não toda do consultor.

b) Coleta de Dados e Diagnóstico. Busca de informações econômicas, técnicas e sociais para construir o primeiro ponto de vista do consultor sobre o problema. Tempo de duração e os métodos a serem utilizados.

c) Feedback e Decisão de Agir. Análise dos dados coletados e descrição de um panorama global do perfil gerencial da organização e dos principais problemas que motivaram a contratação da consultoria. Planeja-se, nesta fase, a ação a ser tomada pela organização juntamente com seus os líderes.

d) Engajamento e Implantação. Fase de agir sobre o planejamento proposto que, sugere-se, seja realizada pela organização contratante. O consultor tem um papel educador e condutor de algumas reuniões iniciais sobre o planejamento para que a equipe envolvida no processo de mudança possa integrar-se ao processo, inclusive legitimando-o.

e) Avaliação, Reciclagem ou Término. Esta fase inicia com uma avaliação da fase anterior, de sorte que se decida pela continuação ou não do processo. Em caso de continuação, renova-se o contrato e iniciam-se as fases novamente. Em caso de descontinuação, finaliza-se o contrato.

Esta divisão do processo de consultoria pretende ser um guia, não regras para a sua execução. Neste sentido, a seqüência das etapas não necessariamente segue a sugerida acima, apesar de ser a mais comumente utilizada.

A partir dessas fases, a principal atenção deve-se para a importância da etapa de coleta de dados e diagnósticos. Nela, o consultor busca informações mais precisas sobre as causas que motivaram sua contratação e a partir dela, surgirá os primeiros insights para as idéias, aconselhamentos e possíveis mudanças que se pretende implantar. A fase de diagnóstico é a ponte entre as expectativas e a decisão de agir, pois se alcança um melhor entendimento dos objetivos da consultoria e influencia fortemente todas as fases seguintes. O que se espera do consultor nesta etapa é apreensão da realidade, aprendizado. Por este motivo a fase de diagnóstico é considerada uma fase de descobertas, de construção de conhecimento, através da aprendizagem.

Depois de efetivada a necessidade de um serviço de consultoria, o consultor começa a elaborar seu plano de trabalho e a negociação. O ideal seria que as possíveis mudanças fossem baseadas nos princípios da técnica do desenvolvimento organizacional, que "corresponde a um processo de mudança planejada, com a finalidade de mudar crenças, atitudes e valores da empresa-cliente, visando melhor adaptação aos novos mercados, tecnologias e desafios decorrentes do ritmo vertiginoso das mudanças do ambiente empresarial."(Oliveira, 1999).

1- O Consultoria iniciada:

É a etapa de "sondagem e reconhecimento da situação da empresa-cliente pelo consultor." Além disso, é considerada predominantemente verbal, uma vez que o cliente tenta expressar suas dificuldades, cabendo aos consultores a atenção necessária para identificar qual é a disfunção, ou qual é o maior problema do cliente. O consultor deve examinar as características básicas da organização, tais como "normas e valores, recursos e limitações, relações de poder e mando, nível de eficácia e eficiência, qualidade e produtividade" (Ianini, 1996, p.29).

Existem três questionamentos básicos nesta fase de sondagem :

• "quem é o cliente?" ( indivíduo, grupo, organização)

• "qual é o problema?" (natureza, escopo, gravidade)

• "onde está o problema?"( área, nível, foco)

Enfocando estes dois últimos questionamentos, Kubr (1986) destaca que há "o problema corretivo", onde o consultor é chamado para restaurar uma situação deteriorada, "o problema inovativo", onde o consultor busca melhorar a situação existente, e "o problema criativo", onde o consultor deve criar uma situação totalmente nova; entretanto, muitos trabalhos de consultoria possuem elementos dos três tipos mencionados. As organizações brasileiras, por exemplo, geralmente empregam grande parte de seu tempo buscando ações imediatas para corrigir rumos e metas, implementar novos pacotes ou mudanças administrativas, devido às novas normas, decretos e leis, ou seja, às constantes mudanças de ordem política e econômica no país.

Há ainda, nesta fase, a troca de informações, a conquista da confiança mútua e a combinação de um próximo encontro, sendo fundamental que ambos (consultor e cliente) se coloquem à disposição um do outro. Todo este pré-diagnóstico "facilitará o entendimento mútuo, possibilitando amplo conhecimento do cliente e a identificação do problema", podendo resultar ou não em contrato entre as partes. Se caso ocorrer o contrato, o consultor deve ter em mente que "estes momentos são alicerces para as condições necessárias à prestação de serviços, e seu comportamento deve ser coerente com princípios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com