TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consultoria Interna De Recursos Humanos

Casos: Consultoria Interna De Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2013  •  645 Palavras (3 Páginas)  •  866 Visualizações

Página 1 de 3

1 – Explique o que é Consultoria de Recursos Humanos (CIRH), histórico e a razão de seu desenvolvimento as empresas.

R: É ato de conferência para deliberação de qualquer assunto que requeira prudência. Constitui-se na reflexão em busca de uma resposta através do mais adequado conselho ou de forma mais complexa, porém menos objetiva, de um parecer. A consultoria também atende às necessidades específicas dos clientes internos e o consultor interno de RH pode atuar por projetos ou por processos. Inicialmente a atuação por processos pode ser mais adequada.

Foi somente no início do século XX que a consultoria passou a ganhar os moldes da atividade hoje bem definida e caracterizada. Especialmente nas décadas de 40 e 50 nos Estados Unidos e na Europa que ocorreram importantes avanços na sistematização do trabalho de consultoria, com vinculação eminentemente técnica e científica aliada à experiência e fundamentada em teorias, mas sempre com foco nas soluções práticas.

O Desenvolvimento organizacional, ele visa responder com agilidade e inteligência às demandas da organização. Ela agrega valor à organização, pois se trata de um agente interno que conhece os problemas da empresa, um parceiro estratégico, que contribui de modo criativo para a produtividade e eficácia da organização. O objetivo da Consultoria Interna é produzir alguma espécie de mudança, seja de estrutura, políticas, procedimentos ou relacionamento. Há três tipos de objetivos específicos: objetivos de negócio, objetivos de aprendizagem e objetivos de desenvolvimento organizacional.

2 – Qual a diferença entre Administração de Pessoal, Administração de Recursos Humanos e Consultoria Interna de Recursos Humanos.

R: Administração de Pessoal – é parte integrante da estrutura organizacional de praticamente todas as empresas, excetuando-se apenas aquelas de porte muito pequeno. Quase sempre a rotina é executada pelo escritório de contabilidade contratado pela firma. Em todos os outros casos, o setor de administração de pessoal é imprescindível para o bom funcionamento dos negócios, ele executa algumas funções básicas para o andamento das atividades de uma empresa: admissão de funcionários, controle de presença, treinamento e orientação, compensação e desligamento.

Adminstração de Recursos Humanos – é uma das funções tradicionais da organização e que tem como missão estabelecer o sistema que rege as relações entre os seus colaboradores, definir a melhor adequação de cada um deles à função que irá realizar e estabelecer a integração dos colaboradores. É não mais do que a utilização eficiente dos colaboradores através do uso dos seus talentos e habilidades com vista ao atingir dos objetivos da organização sem esquecer o bem-estar dos próprios colaboradores.

Consultoria Interna de Recursos Humanos – é uma organização que trabalha com um profissional de RH descentralizado e esse, por sua vez, atua de forma sistêmica, integrando ações estratégicas da organização com a base, facilitando o fluxo de informações. A consultoria atende às necessidades específicas dos clientes internos e o consultor interno de RH pode atuar por projetos ou por processos.

3 – Das empresas pesquisadas quais são aquelas que estão em estágio mais desenvolvido no que se refere à CIRH¿ Explique o porquê. Quais consequências foram geradas¿

R: As empresas 6 e 7. Porque essas empresas são as que o sistema foram implantados e todos estão sabendo do seu serviço e das informações que precisam. Antes eles acumulavam o setor de RH, agora tudo ficou mais claro e simples, conseguiram adotar esse método de forma clara e rápida. Que todos os funcionários tem a sua obrigação e são chamados para qualquer mudança no trabalho.

4 – Quais conclusões são tiradas deste artigo¿

R: Nos ensinou o que é uma Consultoria Interna de Recursos Humanos, mostrou os pontos de um consultor de RH e nos ensinou como ser um deles e identificá-lo um. Mostrou também como aplicar os métodos nas empresas para melhorar o seu desempenho e ter mais lucratividade e envolvimento de todos os colaboradores, para ter um convívio bem melhor na empresa com todos e que seja um ambiente de trabalho unido em todas as circuntâncias.

...

Baixar como  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »