TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consultoria em recursos humanos

Por:   •  22/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.815 Palavras (8 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 8

UNICARIOCA
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNICARIOCA
[pic 1]

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO





ALISON DE SOUZA LIMA
CARLA APARECIDA DA SILVA
LILIANE CRISTINA BARRETO DA SILVA

ATIVIDADE SUPERVISIONADA

DE CONSULTORIA EM RECURSOS HUMANOS


        

RIO DE JANEIRO

NOVEMBRO/ 2015

Empresa escolhida: 

        Unimed Rio Cooperativa de Trabalho Médico do Rio de Janeiro Ltda.

Ramo de atividade: 

        A Unimed Rio é uma cooperativa de médicos, uma operadora de plano de saúde e a controladora da Unimed Rio Participações e Investimentos.

Localização: 

        A sede fica localizada na Avenida Armando Lombardi, 400, Barra da Tijuca – Rio de Janeiro.

A Unimed Rio em números:

        A Unimed Rio possui 4 mil funcionários, 5.600 mil médicos cooperados, 96 hospitais credenciados, 2 lojas de atendimento e 9 lojas hospitalares.


Tempo de existência: 

        A Unimed Rio existe há 43 anos. Ela foi fundada em 08 de dezembro de 1971 com o nome de COMEG – Cooperativa de Serviços Médicos e Hospitalares do Estado da Guanabara, após da extinção do Estado da Guanabara, passou a ser chamada de Unimed Rio.

Missão: 

        Oferecer soluções éticas e de qualidade em saúde, compartilhando com cooperados, colaboradores, parceiros estratégicos e clientes o desafio da sustentabilidade.

Visão: 

        Ser referência em soluções de saúde e reconhecida pela excelência, contribuição para a qualidade de vida e desenvolvimento sustentável da sociedade.

Valores:

  • Compromisso com a Vida

        A Unimed-Rio aposta na valorização do trabalho médico e de seus colaboradores como ponto de partida para o estabelecimento de um ciclo virtuoso em que ganham os cooperados, colaboradores, clientes, parceiros estratégicos e toda a sociedade. Promover a Saúde e qualidade de vida torna-se a base de nossa atuação.

  • Ética e Integridade

        Nossa organização acredita que somente por meio de ações calcadas em respeito e mútuo entendimento será possível atingir sua visão de futuro. Não toleraremos preconceitos ou desvios de conduta de qualquer natureza, em qualquer nível.

  • Sustentabilidade

        Abertura para dialogar com a sociedade, transparência na condução do negócio e foco em resultados sustentáveis são as bases do pensamento estratégico da Unimed-Rio.

  • Convergência

        Atuamos no sentido de articular as melhores práticas e resultados para todos os envolvidos e para a sociedade.

  • Inovação

        Atuar na vanguarda do conhecimento científico e tecnológico é pressuposto para garantir excelência operacional e a máxima resolubilidade assistencial em nossas atividades.

O processo de implantação da consultoria interna de Recursos Humanos

        A Unimed é o maior sistema cooperativo de trabalho médico do mundo e é uma iniciativa brasileira. Criada como alternativa para as medicinas de grupo baseadas no capital, a primeira cooperativa Unimed surgiu em 1967, em Santos (SP). Além da preservação do caráter liberal da profissão médica, as cooperativas se diferenciam por não visar lucro e atuar com vistas ao resgate da ética e do papel social da Medicina. A Unimed soma uma série de conquistas que garantem sua posição única no mercado. É a maior rede de assistência médica do país, ao todo, são 351 cooperativas médicas, que abrangem o atendimento em 4.125 cidades, num total de 74,9% do território nacional, com 110 mil médicos cooperados e 20 milhões de beneficiários. É detentora de 34% do mercado de saúde brasileiro.

        Com o passar dos anos, a cooperativa foi crescendo, tanto em número de cooperados, quanto em número de beneficiários e com as constantes e profundas mudanças no mundo das organizações contemporâneas, a Unimed Rio verificou a necessidade de desenvolvimento dos profissionais da área de Recursos Humanos e dos gestores de linha como efetivos gestores de suas equipes. Portanto, a implantação da consultoria interna de recursos humanos foi tratada como um diferencial competitivo onde o RH atua como um parceiro nas estratégias do negócio da organização e suas ações passam a ser alinhadas com o planejamento estratégico.

        Quando a consultoria interna de recursos humanos foi implantada foram visados os seguintes objetivos que foram divididos em quatro áreas:

  • Negócio: a visão de Recursos Humanos era de que a mudança para este modelo pudesse contribuir para o negócio e de que o consultor interno desse maior suporte ao negócio da empresa;

  • Cliente: a introdução da consultoria interna visava desenvolver a visão voltada para o cliente, a aproximação de recursos humanos com áreas clientes e atendimento eficaz da demanda do cliente;
  • Integração interna: a consultoria interna tinha como meta a modernização da area de recursos humanos, bem como o seu desenvolvimento de maneira integrada, por isso, a mudança de recursos humanos departamentalizado para recursos humanos integrado e com a função de consultoria. Outro objetivo diretamente ligado a estes fatores era o desenvolvimento de uma visão multidisciplinar na área de recursos humanos;
  • Agilidade: a introdução do modelo pretendia dar maior agilidade aos processos internos de recursos humanos, de maneira que fossem capazes de oferecer respostas consistentes aos clientes.

        Para implantação da consultoria interna de recursos humanos na Unimed Rio foram elaboradas algumas estratégias que foram sistematizadas em 3 conjuntos de ações, que são: as estratégias de introdução, desenvolvimento e apoio.

  • Estratégias de introdução

        Trata-se das ações voltadas a preparar as condições e pré-requisitos básicos para o funcionamento da consultoria interna. Nessa etapa foi envolvida a definição do papel e do perfil do consultor interno, a seleção de profissionais com potenciais mais adequados ao perfil, revisão da estrutura de cargos e remuneração, intercâmbio entre outras empresas de know how, o treinamento específico em consultoria interna e a alocação do consultor interno à área cliente. No momento da introdução do modelo de consultoria interna de recursos humanos foram sugeridas experiências práticas de outras empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (157.6 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com