TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consumo e nutrição

Seminário: Consumo e nutrição. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  Seminário  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 2

 Consumo e a Alimentação:

Segundo o Dicionário Aurélio, comer significa ingerir algum tipo de alimento, sem nenhum controle ou sem pensar nas consequências que isso irá trazer ao corpo, ignorando os riscos. O termo alimentar significa comer os alimentos necessários para manter o corpo saudável; de 3 em 3 horas, ingerindo a quantidade certa de carboidratos, proteínas, vitaminas.

A sociedade nos dias atuais tem consumido mais do que alimentado. É bastante comum encontrar propagandas induzido a ingerir chocolates, doces, enfim, alimentos que são muito calóricos e que engordam. E o ser humano acaba se deixando influenciar por essas propagandas e ingerem tais alimentos. Até aí não há tanto risco (caso esses alimentos venham ser comidos uma vez ou outra), porém acaba que esses alimentos são comidos em excesso e como consequência vem o aumento de peso e uma série de doenças.

É preciso, portanto, optar por um consumo mais consciente, de forma “sustentável”. Exercer o consumo sustentável significa programar as compras para que seja comprado apenas o essencial, e isso colabora até pra evitar desperdícios; optar pelos alimentos naturais; analisar a composição dos alimentos, assim como também a tabela nutricional que se encontra no rótulo do produto; preferir os alimentos mais “saudáveis”. É recomendado optar pelas comidas caseiras ao invés de comidas “prontas”, como (miojo, pizza, etc). Essas refeições caseiras também não podem ser de qualquer jeito, precisam estar balanceadas, optando por alimentos que não tenham tanta massa, nem sejam tão gordurosos, mas que tenham proteínas, vitaminas, carboidratos, que são fundamentais para o corpo.

Essas alimentações desbalanceadas e desequilibradas contribuem significativamente para o surgimento de muitas doenças, como gastrite, diabetes, obesidade, colesterol elevado, hipertensão, dentre outras. Com isso, a qualidade de vida das pessoas vai fico restringidas porque precisam deixar de fazer algo porque não consegue, ou têm que deixar de comer algum alimento porque este prejudicará. A dica é, portanto, não comer nada em excesso, para que não seja preciso no futuro mudar os hábitos e ter que deixar de comer aquilo que se gosta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com