TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabeis

Artigos Científicos: Contabeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  1.963 Palavras (8 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 8

A contabilidade envolve muitas áreas, com isso o conhecimento sobre as informações que regem o mundo cada vez mais globalizada e importante para o contador. E para ter a exatidao de uma profissão que exige um conhecimento amplo em muitos assuntos, para se ter o minimo de profissionalismo para que possa agradar o cliente.

Uma das duas áreas que serao abordadas neste trabalho são muito imporatntes para uma sociedade, principalmente de pequeno e medio porte. O setor publico que breviamente conduz uma prefeitura, um legislativo e após a atividade urbana onde se consentra o cultivo de produtos, ou seja a comida.

1.1

Comecamos a falar sobre a contabilidade no setor publico, uma das leis que visa o obvio é a LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL - LRF, oficialmente lei complementer nº 101 de 4 de maio de 2000, ela é uma lei que visa a arrecadação de tributos, impondo assim controles de gastos, gerando uma maior ordem na hora de entrega de mandatos, sem que o candidato entrege saldos devedores ao proximo acupante do mandato. A lei demanda que sejam explanados todos os gastos ate entao para o Tribunal de contas( do estado, municipio ou união ), sendo que o mesmo tem direito de aprovar ou não o balanço final, uma vez rejeitadas as contas, havera uma investigação apurando os fatos sobre os gastos, e nao havendo comprovação satisfatoria o mesmo podera sofrer multas ou ate mesmo a proibição da disputa de novas eleiçoes, obrigando assim o poder executivo a organizar-se e manter os gastos sempre em dia e sem grandes exageros, sem nessecidade.

Mais uma questão muito favoravel a criação da lei é de que haja uma planejamnto estrategico de receitas e despesas logo no inicio do periodo de mandato, podendo assim contornar melhor problemas que possam acorrer no meio do caminho.

A LRF foi criada no governo de Fernando Henrique Cardoso, mudando assim o rumo de condução das finanças nos três niveis de governo, trazendo assim desde então uma exatidao apos a criação das metas trasadas de governantes e seus partidos sobre gostos. Suas criação foi uma maneira obvia e pratica na tentativa de estabilizar a economia brasileira apartir do Plano Real.

1.2

Para ser mantido uma transparencia maior na exatidao pelo cumprimento da lei, foi criado e demandado um Relatorio Resumido da Execução Orçamentario que nada mais é que a prestação de contas em numeros resumida ao cidadão com livre ecesso, em seu artigo 52 exigida pela LRF,a obrigatoriedade partedo Poder Executivo visando informações coletadas apartir de dados contabeis colhidas de todas as unidades gestoras, no âmbito da Administração Direta, autarquias, fundações, fundos especiais, empresas públicas e sociedades de economia mista. Sua publicação devera ser dentro de um prazo de trinta dias após o encerramento de cada bimestre, apresentando em sua explanação de forma especial da execução orçamentária da receita e despesa sob diversos enfoques, propiciando desta forma à sociedade, órgãos de controle interno e externo e ao usuário da informação pública em geral, conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes orçamentárias.

Compondo-se tambem deste relatório os órgãos/entidades da Administração Direta, Autarquias, Fundações, Fundos Especiais e Empresas Estatais Dependentes, mediante consolidação de suas informações.

1.3

O peder executivo dentro de seus trinta dias para a apresentação de seus relatorios ainda tera o auxilio de uma planilia ja criada e elaborada para a facilitar de seu explanação perante ao cidadao, podenso seguir os seguintes itens:

Balanço Orçamentário

Demonstrativo da Execução das Despesas por Função/Subfunção;

Demonstrativo da Receita Corrente Líquida;

Demonstrativo das Receitas e Despesas Previdenciárias do Regime Geral de Previdência Social;

Demonstrativo das Receitas e Despesas Previdenciárias do Regime Próprio dos Servidores;

Demonstrativo do Resultado Nominal;

Demonstrativo do Resultado Primário;

Demonstrativo dos Restos a Pagar por Poder e Órgão;

Demonstrativo das Receitas e Despesas com Manutenção e Desenvolvimento do Ensino;

Demonstrativos das Despesas com Saúde;

Demonstrativo Simplificado do Relatório Resumido da Execução Orçamentária.

Demonstrativo das Receitas de Operações de Crédito e Despesas de Capital;

Demonstrativo da Projeção Atuarial do Regime Geral de Previdência Social;

Demonstrativo da Projeção Atuarial do Regime Próprio de Previdência dos Servidores;

Demonstrativo da Receita de Alienação de Ativos e Aplicação dos Recursos; e

Demonstrativo das Parcerias Público-Privadas.

Em todos os demonstrativos, será permitido o desdobramento de informações cujos entes julgarem necessárias, para melhor transparência.

2.1

O Indice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) é um indice para medir de certa forma a etica das corporações, evidenciando investimentos compativeis com as demandas da sociedade contemporanea. o ISE nada mais é que uma ferramneta para anilese baseada em eficiencia economica, equilibrio ambiental, justiça social e gevernança corporativa, visando estabelecer um padrão equilibrado para o mercado que esta cada vez mais competitivo e descontrolado. Mas tambem são analizados sustentabilidade, diferenciando-os em termos de qualidade, nível de compromisso com o desenvolvimento sustentável, equidade, transparência e prestação de contas, natureza do produto, além do desempenho empresarial nas dimensões econômico-financeira, social, ambiental e de mudanças climáticas. Todas empresas que são analizadas pelo ISE estão listadas e serticifadas na BM&FBovespa.

2.1.1

A empresa credenciada nesse tipo de empreendimento, garante ao seus socios assionistas uma maior certeza de manter suas ideias e seus conseitos a um maior prazo. Esse indice visa uma preparação maior a empressa em quastoes como riscos economicos, sociais e ambientais. E uma ponto muito visivel para o comercio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com