TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabil

Seminário: Contabil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  Seminário  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 2

valores, nas atividades e nos objetivos de uma empresa, zelando pela conformidade e os princípios de conduta humana.

É considerado eticamente correto pela sociedade o profissional que exerce suas funções com comprometimento, como exemplo, o contador que impede uma fraude ou desfalque, ou que não falsifica o balanço de uma empresa, este sim é um profissional contábil eticamente adequado, criando grandes chances de ser cobiçado no mercado de trabalho, pois esta atitude caracteriza a Ética.

“A ética deve ser encarada como ferramenta fundamental para distinção das atitudes profissionais”. (Felipe Nóbrega de Farias e Maíra Oliveira Lima, outubro/2011) Através das atitudes é que diferenciamos o ético do antiético, o profissional que trabalha corretamente do que não trabalha, do que tem costumes imorais do que não tem e também podemos fazer comparações do que é ético e do que não é ético.

6. Conclusão

Podemos concluir nesta parte do trabalho que a ética é de suma importância para o convívio dos cidadãos e para o ambiente de trabalho. Através dela os comportamentos são mais previsíveis tornando as condutas dos cidadãos mais disciplinadas para a sociedade.

Concluímos também que é imprescindível estar sempre bem informado com relação às mudanças 2. Introdução a Ética Geral e Profissional

A ética geral está mais relacionada com o convívio dos indivíduos dentro de uma sociedade, já a ética profissional é o convívio dentro do ambiente de trabalho. A ética depende unicamente de nós, pois é uma reação a uma ação que tivemos, então, são as virtudes de cada indivíduo sincronizado com os valores coletivos.

A ética geral é relativa, pois o que é ético para uma pessoa nem sempre é também para outra, isso pode variar de acordo com a cultura, a convivência, a religião, entre outros. A ética profissional no caso dos contabilistas, não é relativa, apesar de poder existir interpretações diferentes, existe o Código de Ética Profissional do Contabilista para fixar normas de ações de seus usuários e existe o Conselho Regional de Contabilidade para auxiliar nas interpretações deste guia e para fiscalizar suas atitudes.

Nesta parte do trabalho desenvolveremos a Ética Geral e Profissional, correlacionando e mostrando sua importância, e sua influência nos escritórios contábeis.

3. Código de Ética do Contabilista

O Código de Ética Profissional tem por objetivo fixar a forma pela qual se deve conduzir os Profissionais da Contabilidade, quando no exercício profissional e nos assuntos relacionados à profissão e à classe. (Redação alterada pela Resolução CFC nº 1.307/10, de 09/12/2010)

4. Conceito de Ética

O conceito de ética tem diferentes significados, mas um dos principais é relacionado ao respeito aos princípios de conduta que envolve um indivíduo ou um grupo. ( Plácido Lisboa, Lázaro 1997)

Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, ÉTICA é "o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com