TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilida Basica

Casos: Contabilida Basica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  1.841 Palavras (8 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 8

Tecnologia em Processos Gerenciais

ATPS - CONTABILIDADE BÁSICA

ATPS – CONTABILIDADE BÁSICA

São Paulo/SP

Março/2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO................................................................................................04

RELATÓRIO DE CONTABILIDADE................................................................05

CONCEITOS DA CONTABILIDADE PATRIMONIAL......................................06

CONTINUAÇÃO..............................................................................................07

BALANÇO PATRIMONIAL..............................................................................08

DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO.............................................................09

CONCLUSÃO..................................................................................................10

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS................................................................11

INTRODUÇÃO

A Contabilidade tem evoluído ao longo dos anos em função de diversos estudos que possibilitam o surgimento de novas e melhores formas de controlar o patrimônio através de um sistema informações que possibilitam a tomada de decisões mais racionais no intuito de garantir a continuidade e o sucesso das organizações.

Para isso, o estudo da Contabilidade como o de qualquer outra ciência, necessita estar centrado num foco, num objeto que será investigado e desnudado, visando conhecer intimamente o mesmo. Também é necessário identificar o objetivo, ou seja, o alvo, a meta, a finalidade do que se pretende atingir com o estudo do objeto; bem como as funções que são as ações naturais da contabilidade, as atribuições que são desencadeadas para garantir o atendimento dos objetivos.

CONTABILIDADE

A contabilidade é a ciência que interpreta e registra fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade, sua finalidade é alcançar os resultados através de registros e analise de fatos relacionados com a formação e a movimentação e as variações do patrimônio administrativos a fim de assegurar o controle da empresa fornecendo aos administradores todas informações necessárias.

Seu principal objetivo é de permitir a cada grupo principal de usuários a avaliação da situação econômica e financeira e uma empresa, num sentido estático bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras, o objetivo da contabilidade é permitir o estudo e o controle dos fatos decorrentes da gestão do patrimônio das entidades econômicas e administrativas, seu dever é contribuir para o processo decisório dos usuários.

Os usuários são pessoas que se utilizam da contabilidade que se interessam pela situação das empresas que buscam nos instrumentos contábeis, podem ser divididos em usuários internos (proprietários, administradores) e externos (acionistas e investidores, emprestadores em geral bancos e fornecedores, entidades governamentais). Cada usuário possui um interesse diferenciado nas informações da contabilidade, alguns exemplos como sócios, acionistas e proprietários de quotas , essas pessoas interessadas primeiramente na rentabilidade e segurança dos seus investimentos que muitas vezes se mantém afastadas da direção das empresas necessitam de informações resumidas que deem respostas claras e objetivas. Para os administradores, diretores e executivos, o interesse nos dados contábeis dessas pessoas atinge um grau de profundidade e analise como de frequência muito maior do que para os demais grupos, são agentes responsáveis pelas tomadas de decisões dentro de cada empresa.

Através da contabilidade a empresa sabe o valor de seus ativos, passivos, receitas, custos e despesas, a rentabilidade e lucratividade do negócio produtividade da mão de obra e através disso pode realizar um bom planejamento tributário ,é responsável pelo departamento fiscal e contábil, a partir das informações contábeis, corretas e coletadas por essas áreas através de notas fiscais, extratos bancários e relatórios financeiros, também é importante o papel da contabilidade pois a maior parte de seus relatórios são técnicos que dificulta o entendimento dos gestores nesse caso a contabilidade tem um papel fundamental de auxiliar a alta direção no entendimento e no rumo do processo decisório. Com a contabilidade de uma empresa conseguimos extrair informações que nos mostra números e através deles podemos analisar se a empresa está em boa situação financeira ou não, analisando um balanço tem condições de tomar conhecimento de praticamente toda a informação contábil e ter um parecer das informações financeiras.

Contabilidade é um instrumento necessário para todas as entidades e para pessoas físicas ajudando no processo de toda de decisões de pequeno e grande negócios.

CONCEITOS DE CONTABILIDADE PATRIMONIAL

O conceito de contabilidade que envolve patrimônio é um conjunto de bens pertencentes a uma pessoa ou uma empresa, compõe também de valores a receber, por isso em contabilidade esses valores a receber são denominados direitos a receber ou simplesmente direitos, relacionando sempre bens e direitos, sendo necessário evidenciar as obrigações (dividas) que se referem aos bens e direitos.

Entende-se por bens coisas úteis de satisfazer as necessidades das pessoas e da empresa, se elas tem forma física são palpáveis e são denominadas bens tangíveis, veículos estoque de mercadorias, terrenos e imóveis.

Em contabilidade entende-se por direito a receber o poder de exigir alguma coisa, são valores a receber, títulos e contas a receber.

Obrigações são dividas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com