TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Aplicada

Artigos Científicos: Contabilidade Aplicada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  1.476 Palavras (6 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 6

ÍNDICE DE SUSTENTÁBILIDADE EMPRESARIAL

O que é o ISE-BOVESPA?

O Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) é um indicador composto de ações emitidas por empresas que têm alto grau de comprometimento com sustentabilidade e responsabilidade social.

O Índice é uma ferramenta para análise comparativa da performance das empresas listadas na BOVESPA sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada na eficiência econômica, no equilíbrio ambiental, na justiça social e na governança corporativa.

Este índice mede o retorno total de uma carteira teórica composta por ações de empresas com reconhecido comprometimento com a responsabilidade social e a sustentabilidade. Tais ações são selecionadas entre as mais negociadas na BOVESPA em termos de liquidez, e são ponderadas na carteira pelo valor de mercado das ações disponíveis à negociação.

Para se integrar a carteira do ISE as empresas tem que atender aos seguintes critérios:

1) ser uma das 150 ações com maior índice de negociabilidade apurados nos doze meses anteriores ao início do processo de reavaliação;

2) ter sido negociada em pelo menos 50% dos pregões ocorridos nos doze meses

anteriores ao início do processo de reavaliação;

3) atender aos critérios de sustentabilidade referendados pelo Conselho do ISE.

Quais empresas não integraram o ISE:

1) companhias que estejam sob regime de recuperação judicial,

2) companhias que estejam em processo falimentar,

3) companhias que estejam emsituação especial,

4) companhias que tenham sofrido ou estejam sob prolongado período de suspensão de negociação.

O ISE tornou-se uma marca de referência para o investimento socialmente responsável e um indutor de boas práticas no meio empresarial brasileiro. É calculado pela Bovespa em tempo real ao longo do pregão, considerando os preços dos últimos negócios efetuados no mercado à vista.

O Conselho do ISE é composto por: Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec), Associação Nacional dos Bancos de Investimento (Anbid), Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social (Ethos), International Finance Corporation (IFC) e Ministério do Meio Ambiente. Em março de 2007, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) passou a fazer parte do conselho.

Quantas empresas integram atualmente o ISE-BOVESPA?

A BM&FBOVESPA anunciou, a oitava carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), que vai vigorar de 7 de janeiro de 2013 a 3 de janeiro de 2014. A carteira reúne 51 ações de 37 companhias. Elas representam 16 setores e somam R$ 1,07 trilhão em valor de mercado. Estas empresas são:

1) AES Tietê

2) Banco do Brasil

3) BicBanco

4) Bradesco

5) Braskem

6) BRF

7) Cemig

8) Cesp

9) Copasa

10) Copel

11) CPFL

12) Coelce

13) CCR

14) Duratex

15) Eletropaulo

16) EDP

17) Even

18) Eletrobras

19) Ecorodovias

20) Fibria

21) Gerdau

22) Gerdau MT

23) Itaú Unibanco

24) Itaúsa

25) Light

26) Natura

27) OI

28) Sabesp

29) Santander

30) Suzano

31) SuLAmerica

32) Telefônica

33) TIM

34) Tractbel

35) Ultrapar

36) Vale

37) Weg

O ISE reflete o retorno de uma carteira composta por ações de empresas com os melhores desempenhos em todas as dimensões que medem sustentabilidade empresarial. Seus objetivos são funcionar como uma referência para o investimento socialmente responsável e atuar como indutor de boas práticas no meio empresarial brasileiro. Esta metodologia busca avaliar, de forma integrada, diferentes aspectos da sustentabilidade, tais como elementos ambientais, sociais e econômico-financeiros.

A empresa ganha algo em integrar esse tipo de índice?

As empresas que se integram ao ISE-BOVESPA têm uma grande possibilidade de ganhos de imagem, de modo que os resultados sócio-ambientais podem ser refletidos com resultados financeiros, e espaço favorável de utilização do marketing ambiental que pode, ainda, servir de promoção de tais práticas por outras organizações e aumento do nível de conscientização do consumidor.

As possíveis vantagens são muitas, mas nem sempre visíveis, tais como a redução de custos de captação de recursos, a atração de melhores talentos e a valorização das ações por analistas de investimentos/.

O índice Bovespa pode funcionar como uma influência positiva na decisão dos investidores: como uma espécie de selo de qualidade, atestando que as empresas seguem os critérios da boa governança corporativa e da responsabilidade social.

LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL

Contribuições para a transparência das contas públicas

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com