TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Aplicada

Trabalho Escolar: Contabilidade Aplicada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  1.691 Palavras (7 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 7

ATIVIDADE

A – Baixar a parcela correspondente aos ativos ambientais contra as contas de resultado (RESULTADO CORRENTE)

D – Resultado corrente : 30.000,00

C – Ativos ambientais : 30.000,00

B – Baixar a provisão do passivo ambiental contra as contas de resultado (RESULTADO CORRENTE)

D – Passivos ambientais : 100.000,00

C – Resultado Corrente : 100.000,00

C – Levantar um novo balanço depois dessas duas operações

ATIVO PASSIVO

Circulante

Disponível

Caixa Bancos - 400.000,00

Não Circulante

Imobilizações

Ativos Ambientais- 70.000,00

Maq.Equip. - 300.000,00 Circulante

Fornecedores 300.000,00

Patrimonio Liquido

Capital Social - 300.000,00

Resultado Cor - 170.000,00

Total - 770.000,00 Total - 770.000,00

D – Desenvolver um texto de uma Lauda definindo o que vem a ser ATIVO E PASSIVO AMBIENTAL

ATIVOS AMBIENTAIS:

Os ativos ambientais, todos decorrentes de investimentos na área do meio ambiente, deverão ser classificados em títulos contábeis específicos, identificando, de forma adequada, os estoques ambientais, o ativo permanente imobilizado ambiental e o diferido ambiental. Para Bergamini Junior (1999), um ativo é um recurso controlado por uma empresa que surge de eventos passados e de onde são esperados futuros fluxos de benefícios econômicos diretos ou indiretos para a empresa, através de: aumento da capacidade ou aumento da segurança ou eficiência de outros ativos próprios da empresa; redução ou prevenção de provável

contaminação ambiental resultante de futuras operações; ou, ainda, conservação do meio ambiente. Esse tipo de gasto deve ser capitalizado, na forma de imobilizado ou diferido, se atender aos critérios de reconhecimento como um ativo, para apropriação nos períodos em que gere benefícios econômicos futuros. Kraemer (2002) cita como sendo ativos ambientais os seguintes itens:

• Estoques: são os insumos em almoxarifado adicionáveis ao processo produtivo para eliminar, reduzir, controlar os níveis de emissão de resíduos, ou materiais para recuperação ou reparos de ambientes afetados.

• Imobilizado: os investimentos realizados na aquisição de bens que viabilizam a redução de resíduos poluentes durante o processo de obtenção de receitas e cuja vida útil se prolongue além do término do exercício social, como, por exemplo: máquinas, equipamentos, instalações, etc.

• Diferido: investimentos em pesquisa e desenvolvimento de tecnologia no longo prazo, quando estes puderem ser claramente relacionados com receitas futuras de períodos específicos.

• Provisão para desvalorização: os ativos tangíveis e intangíveis, particularmente os não-monetários, estão sujeitos à ação ambiental. Conseqüentemente, seus valores podem sofrer alterações por ganho ou perda do valor econômico, alterando o real potencial econômico da empresa.ii Portanto, para qualquer elemento do ativo tangível que tenha a extinção de sua vida útil acelerada ou a direta redução de seu valor econômico, no caso de terrenos ou estoques, em função de alterações do meio ambiente, deveria ser constituída, de forma segregada, uma conta de provisão para registrar sua desvalorização, evidenciando-se nas notas explicativas sua origem e natureza.

• Goodwilliii: Diferença entre o valor atual da empresa como um todo, em termos de capacidade de geração de lucros futuros, e o valor econômico dos seus ativos. Evidenciaria o potencial econômico da empresa não registrado pela contabilidade, mas que seria incluído no preço em uma negociação de venda. O goodwill poderá se formar a partir da expectativa de lucros acima do que seria normal em decorrência de reputação com os clientes, fornecedores, empregados, comunidade, vantagens quanto à localização, know-how, etc. Este item pode ter seu valor econômico alterado em função do comportamento da empresa, no que se refere ao meio ambiente, ou pela ação deste sobre a mesma.

PASSIVOS AMBIENTAIS;

O passivo ambiental hoje é elemento vital a ser considerado quando se faz uma auditoria, seja de natureza econômica ou não. Define-se como o conjunto de dívidas reais ou potenciais que o homem, a empresa ou a propriedade possui com relação à natureza por estar em desconformidade com a legislação ou procedimentos ambientais propostos. Como pessoa comum cada ser humano pode fazer uma análise ou um balanço para saber se contribuiu para o passivo ambiental mundial. Basta que se pergunte se jogou um único vasilhame de plástico ou um vidro em local inadequado. Diante de uma resposta afirmativa seu débito para com a natureza ultrapassará 100 anos, pois é o tempo que ela demorará para decompor tais elementos. Os empreendimentos ou atividades poluidoras que não se adequarem às novas normas ambientais que estão sendo propostas, dia-a-dia aumentam sua dívida para com a natureza. Ribeiro e Lisboa (2000) consideram os passivos ambientais como sendo “o sacrifício de benefícios econômicos que serão realizados para a preservação, recuperação e proteção do meio ambiente de forma a permitir a compatibilidade entre o desenvolvimento econômico e o meio ecológico ou em decorrência de uma conduta inadequada em relação às questões ambientais”.As alterações ambientais causadas pelas atividades econômicas das empresas é que fazem constituir o passivo ambiental destas. Os autores ressaltam ainda que os danos ambientais associaram-se ao termo passivos ambientais. Não obstante, isso não é de pleno considerado um máxima, já que contabilmente, o termo passivo isoladamente significa obrigação, que pode ter a redundância de ser chamado de exigível. Sendo assim, não é completamente correto associar-se os passivos ambientais a danos causados. A empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com