TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Aplicada

Trabalho Escolar: Contabilidade Aplicada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  4.010 Palavras (17 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 17

SUMARIO

1- INTRODUÇÃO........................................................................................................................4

2- DESENVOLVIMENTO......................................................................................................5

2.1- CONTABILIDADE APLICADA.................................................................................5

2.2- ISE-BOVESPA...........................................................................................................5

2.2.1- O QUE A EMPRESA GANHA AO INTEGRAR ESSE TIPO DE INDICE...........6

2.2.2- QUANTAS EMPRESAS INTEGRAM ATUALMENTE O ISE-BOVESPA..........7

2.3- LEI DA RESPONSABILIDADE FISCAL...................................................................8

2.4- AGRONEGÓCIO, CONSTRUÇÃO CIVIL E TERCEIRO SETOR........................10

3- CONCLUSÃO.............................................................................................................14

4- REFERÊNCIAS..........................................................................................................15

1 INTRODUÇÃO

A Contabilidade pode ser aplicada á todas as entidades econômicas, administrativas etc. Aplica-se tanto ás sociedade mercantis como as sociedades civis, inclusive as associações civis ou mesmo aquelas sem finalidades lucrativas, e ainda aplica-se a Cooperativas Agroindustriais, área que vem crescendo rapidamente nos últimos anos, Cooperativas de transportes, entre outros. O campo de atuação da Contabilidade não se restringe apenas aos grandes empreendimentos, mas aplica-se à micro e pequenos negócios, e também no controle do patrimônio de pessoas físicas.

Neste trabalho irei mencionar vários tópicos que abrangem a contabilidade aplicada.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CONTABILIDADE APLICADA

O objetivo da Contabilidade Aplicada à Administração Pública é o de fornecer à administração informações atualizadas e exatas para subsidiar as tomadas de decisões, aos órgãos de controle interno e externo para o cumprimento da legislação e às instituições governamentais e particulares informações estatísticas e outras de interesse dessas instituições.

2.2 ISE-BOVESPA

Uma iniciativa pioneira na América Latina, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), tem como objetivo criar um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade contemporânea e estimular a responsabilidade ética das corporações através de boas práticas empresariais. Iniciado em 2005, pela Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), em parceria com entidades profissionais ligadas ao mercado de capitais, o índice visa oferecerá aos investidores uma opção de carteira composta por ações de empresas que apresentará um comprometimento com a responsabilidade social e a sustentabilidade empresarial, além da Fundação Getúlio Vargas, Instituto Ethos e Ministério do Meio Ambiente.

O desenvolvimento econômico do país está relacionado intimamente ao bem-estar de toda sociedade brasileira e da tendência mundial dos investidores buscarem empresas responsáveis, sustentáveis e rentáveis socialmente para investir e aplicar seus recursos.

Financiada pela IFC (International Finance Corporation), braço financeiro Banco Mundial, cuja missão é promover investimentos e aplicações no setor privado de países em desenvolvimento, com objetivo de reduzir a pobreza e melhorar a qualidade de vida.

O Índice é uma ferramenta para análise comparativa da performance das empresas listadas na Bovespa sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada na eficiência econômica, no equilíbrio ambiental, na justiça social e na governança corporativa. Sua metodologia foi desenvolvida pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade (Gvces) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP), inicialmente reunindo 28 empresas, com o apoio financeiro do International Finance Corporation (IFC).

O índice adota o conceito internacional Triple Botton Line (TBL) que, de forma integrada avalia, dimensões econômico-financeiras, sociais, e ambientais das empresas, acrescido de critérios e indicadores de governança corporativa a exemplo do índice da Bolsa de Johannesburg.

O ISE hoje é benchmark de vários fundos de investimentos e desde 2011 é também o índice de referência de um ETF negociado na Bovespa COB o ticker ISUS 11.

O ISE é um referencial que busca apontar as melhores empresas sustentáveis, sendo assim, ele procura recompensar as empresas com as melhores práticas servindo, deste modo, como uma ferramenta de classificação. Para que tenha reatividade, a exposição dos desempenhos necessita ter amplo alcance e abranger todos os públicos interessados.

2.2.1 O QUE A EMPRESA GANHA AO INTEGRAR ESSE TIPO DE ÍNDICE

Esse tipo de empreendimento (empresas sustentáveis) suscita valor para o acionista em longo prazo, pois estão mais preparadas para enfrentar riscos econômicos, sociais e ambientais. Desse modo, pode-se entender que ao se associar ao ISE, a empresa pode obter diversos ganhos, sendo eles tangíveis e intangíveis.

Ganhos tangíveis: Várias pesquisas mostram resultados convergentes no sentido de evidenciar efeitos palpáveis (tangíveis) do investimento sustentável e responsável. São ganhos para os investidores, por meio de recompensa no valor das ações, e para as empresas, observados de maneira especial por maior rendimento e maior valor de mercado.

Os procedimentos adotados variam desde os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com