TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Aplicada

Casos: Contabilidade Aplicada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2014  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 3

Contabilidade em moeda constante.

A melhor definição para moeda constante é a seguinte: ela representa a moeda ou unidade monetária que a qualquer tempo é passível de comparação para efeito analítico.

A contabilidade em moeda analítica é um conjunto de técnicas usadas na elaboração de relatórios financeiros para uso interno e divulgação externa. Seu objetivo é gerar as demonstrações em moeda constante para todos seus componentes, além de poder explicitar o efeito da inflação em cada conta.

Assim, podemos concluir que a moeda constante é o sonho do contador e de todos os executivos, principalmente os da área financeira. Esses profissionais estão sempre fazendo comparações, e isso leva à análise dos resultados dos produtos e serviços da empresa e do próprio desempenho de seus gestores.

Correção monetária

A correção monetária são ajustes contábeis e financeiros realizados com objetivo de evitar que a moeda perca seu valor. Esses ajustes são elaborados levando em consideração o preço da moeda, os índices de inflação e a cotação do mercado financeiro.

Pode-se dizer que a correção monetária consiste em ajustes realizados para evitar que a moeda perca seu valor, e também, que moeda constante representa uma unidade monetária que permite comparações para efeitos analíticos. Assim, é possível dizer que elas estão ligadas, uma vez que a combinação das duas agregam informações contábeis, criando uma representação mais fidedigna, fornecendo valores mais aproximados da realidade e comparabilidade à qualquer tempo.

Segundo Art 18 da Lei 1.598/77 as correções monetárias “deverão ser incluídas no lucro operacional as contrapartidas das variações monetárias, em função da taxa de câmbio ou de índices ou coeficientes aplicáveis, por disposição legal ou contratual, dos direitos de crédito do contribuinte, assim como os ganhos cambiais e monetários realizados no pagamento de obrigações. Parágrafo único - As contrapartidas de variações monetárias de obrigações e as perdas cambiais e monetárias na realização de créditos poderão ser deduzidas para efeito de determinar o lucro operacional.”

Conversão de Balanço Patrimonial em moeda forte (dólar)

Muitas vezes são confundidos os termos “conversão de demonstrações financeiras” e “contabilidade em moeda estrangeira”, esses termos indicam coisas diferentes. Na contabilidade em moeda estrangeira todas as operações, na medida em que são realizadas, são convertidas e lançadas no sistema, assim, no final do período, as demonstrações já serão apresentadas em moeda estrangeira. Já na conversão de demonstrações contábeis, a contabilidade é feita em real, somente após o encerramento das demonstrações será feita a conversão.

Na preparação das demonstrações contábeis de uma companhia, o objetivo da conversão é medir e expressar, em dólares ou em outra moeda forte e em conformidade com os princípios contábeis geralmente aceitos, o patrimônio que não são mensurados ou denominados em moeda local. Ou seja, os procedimentos de conversão não devem afetar a aplicação dos princípios contábeis.

O dólar americano, que, de acordo com Sandroni (2000:406, 407), é “a moeda de maior circulação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com