TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Aplicada

Seminário: Contabilidade Aplicada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  Seminário  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo

O principal objetivo da Contabilidade é “o de fornecer informação estruturada de natureza econômica, financeira e subsidiariamente, física, de produtividade social, aos usuários internos e externos à entidade objeto da Contabilidade”.

O Brasil é um dos países que buscam a convergência das normas contabilidade nacionais com as normas internacionais de contabilidade. A partir desse propósito, várias alterações vem acontecendo na Contabilidade societária brasileira por meio da CVV (Comitê de Valores Mobiliários), do CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis) e outros órgãos reguladores.

Em 1976 foi implementada a Lei nº 6404, fato que deu início a maior normatização contábil no Brasil, Porém, certas normas definidas por essa lei impediram que o pais se adequasse mais rapidamente e com maior eficiência as normas internacionais.

A justificativa do artigo consiste na escolha de uma ferramenta utilizadas pelas empresas na área contábil.

O Balanço Patrimonial é uma demonstração que proporciona aos usuários externos, informações inerentes à posição financeira de uma entidade.

Aspectos metodológicos são descritos os procedimentos adotados para a realização deste estudo.

Quanto aos procedimentos técnicos utilizados, pode-se classificar este artigo como um estudo bibliográfico.

Além disso, a pesquisa bibliográfica é obrigatória em trabalhos teóricos, sendo por meio dela que se pode tomar o conhecimento sobre a produção científica existente. Assim, o principal objeto para a realização dos procedimentos técnicos do estudo foi a exploração da bibliografia disponível referente ao assunto proposto pelo artigo.

A legislação societária consiste em uma fundamentação legal que abrange desde as normas contábeis básicas até as exigências para elaboração de demonstrações financeiras.

No cenário globalizado, se torna cada vez mais preciso que as empresas estabeleçam uma linguagem única de mercado para facilitar os acordos de negócios.

Dessa forma, para evitar que haja gastos excessivos com equipes treinadas para atuarem em países específicos, vários países buscam a convergência das normas nacionais de contabilidade com as normas ditadas pela IASB (InternationalAccounting Standards Board).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com