TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Aplicada

Pesquisas Acadêmicas: Contabilidade Aplicada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  3.817 Palavras (16 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 16

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO....................................................................................................... 03

2 DESENVOLVIMENTO........................................................................................... 04

2.1 CONCEITO DE ISE-BOVESPA.......................................................................... 04

2.2 O GANHO DAS EMPRESAS AO INTEGRAR ESSE TIPO DE ÍNDICE............ 05

2.2.1 GANHOS TANGÍVEIS..................................................................................... 05

2.2.2 GANHOS INTANGÍVEIS................................................................................... 06

2.2.3 NÚMERO DE EMPRESAS QUE INTEGRAM ATUALMENTE O ISE-BOVESPA................................................................................................................ 07

3 A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL E A CONTRIBUIÇÃO PARA A TRANSPARÊNCIA DAS CONTAS PÚBLICAS........................................................ 08

4 AGRONEGÓCIO, CONSTRUÇÃO CIVIL E TERCEIRO SETOR......................... 09

4.1 A IMPORTÂNICA DO AGRONEGÓCIO............................................................ 09

4.2 A IMPORTÂNICA DA CONSTRUÇÃO CIVIL..................................................... 11

4.3 A IMPORTÂNICA DO TERCEIRO SETOR NA SOCIEDADE BRASILEIRA............................................................................................................ 13

5 CONCLUSÃO....................................................................................................... 14

6 REFERÊNCIAS...................................................................................................... 15

1 INTRODUÇÃO

A complexidade crescente das corporações e governos levou a uma preocupação da sociedade com a organização da atividade contábil. Até meados do século XX, muitos autores a viam como um processo (alguns a chamavam por isso de Contabilidade Histórica). Com a popularização da visão sistêmica e o advento do "Estruturalismo", que passaram a ser desenvolvidos na Economia e na Sociologia, os autores contábeis começaram a pensar a atividade em termos estruturalistas: no Brasil, diante das peculiaridades próprias da aplicação da matéria, foi proposto um sistema de funções que atendesse os três principais objetivos contábeis: registro, controle e informação.

Os usuários tanto podem ser internos, como externos e, mais ainda, com interesses diversificados, razão pela qual as informações geradas pela entidade devem ser amplas e fidedignas e, pelo menos, suficientes para a avaliação da sua situação patrimonial e das mutações sofridas pelo seu patrimônio, permitindo a realização de inferências sobre o seu futuro.

Os usuários internos incluem os administradores de todos os níveis, que usualmente se valem de informações mais aprofundadas e específicas acerca da Entidade, notadamente aquelas relativas ao seu ciclo operacional. Já os usuários externos concentram suas atenções, de forma geral, em aspectos mais genéricos, expressos nas demonstrações contábeis.

Em países com um ativo mercado de capitais, assume importância ímpar a existência de informações corretas, suficientes e inteligíveis sobre o patrimônio das Entidades e suas mutações, com vista à adequada avaliação de riscos e oportunidades por parte dos investidores, sempre interessados na segurança dos seus investimentos e em retornos compensadores em relação às demais aplicações. A qualidade dessas informações deve ser assegurada pelo sistema de normas alicerçado nos Princípios Fundamentais, o que torna a Contabilidade um verdadeiro catalisador do mercado de ações.

O tema é vital e, por consequência, deve-se manter vigilância sobre o grau em que os objetivos gerais da Contabilidade aplicada a uma atividade particularizada estão sendo alcançados. O entendimento das informações pelos próprios usuários pode levá-los a conclusão da necessidade de valer-se dos trabalhos de profissionais da Contabilidade.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CONCEITO DE ISE-BOVESPA

Gradativamente se alterca a função das empresas como administradoras sociais no processo de desenvolvimento. É de grande importância que as empresas não se atentem somente com a rentabilidade de seus produtos, mas, que se preocupem igualmente com o impacto que o desenvolvimento de seus serviços ou produtos provoca na comunidade e no meio ambiente, avocando seu papel de corretor desses impactos e de agente social responsável, tendo em vista o bem estar da sociedade.

Em virtude da grande e crescente demanda de interesse do país em imissões e finanças sustentáveis, a bolsa de valores de São Paulo, a Bovespa, em 2005, fundou o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), a finalidade do índice é avaliar o retorno de uma carteira composta por atuações de empresas altamente empenhadas com a sustentabilidade empresarial e a responsabilidade social.

O ISE oferece aos investidores um importante padrão de referencia e também exerce a finalidade de promotor de boas praticas na comunidade empresarial brasileira (BOVESPA, 2010).

O Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) é um indicador que mede o retorno absoluto de uma carteira teórica formada por atuações de empresas com notável comprometimento com a responsabilidade social e a sustentabilidade empresarial, atuando como promotor das boas práticas no meio empresarial brasileiro. As ações são escolhidas em meio as mais comerciadas na BOVESPA, levando em conta a liquidez, e são avaliadas na carteira pela importância (valor) de mercado das ações disponíveis à transação. Tudo que a ciência econômica apresenta como um dado, quer dizer, o conjunto de disposições do agente econômico que fundamentam a ilusão da universalidade a histórica das categorias e conceitos utilizados por esta ciência, é, na verdade, o produto paradoxal de uma longa história coletiva que é reproduzida sem cessar nas histórias individuais as quais, apenas a análise histórica pode dar conta de explicar (BOURDIEU ([1997] 2005,p.16).

O ISE é um referencial que busca apontar as melhores empresas sustentáveis, sendo assim, ele

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com