TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Aplicada

Trabalho Escolar: Contabilidade Aplicada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  2.778 Palavras (12 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................5

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................11

REFERÊNCIA...........................................................................................................12

1 INTRODUÇÃO

O ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial é um índice que mede o retorno total de uma carteira teórica composta por ações de empresas com reconhecido comprometimento com a responsabilidade social e a sustentabilidade empresarial .Tais ações são selecionadas entre as mais negociadas na BOVESPA em termos de liquidez, e são ponderadas na carteira pelo valor de mercado das ações disponíveis à negociação. É fato que a política do país não tem sido bem vista pela sociedade como um todo. Todos os dias recebemos notícias sobre novos escândalos, desvios de verbas públicas e até superfaturamento de obras que deveriam ser realizadas para melhoria da qualidade de vida da população. No Brasil, quem paga os impostos ao Estado só tem notícia do dinheiro investido em episódios de corrupção raramente punida.

A Lei de Responsabilidade Fiscal é um código de conduta para os administradores públicos de todo o país, que passa a valer para os três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), nas três esferas de governo (federal, estadual e municipal).A Lei de Responsabilidade Fiscal vai mudar a história da administração pública no Brasil. Através dela, todos os governantes passarão a obedecer a normas e limites para administrar as finanças, prestando contas sobre quanto e como gastam os recursos da sociedade.

O termo agronegócio refere-se ao conjunto de atividades vinculadas com a agropecuária. Em outras palavras, podemos conceituar o agronegócio como a somatória das operações de produção, circulação e distribuição de suprimentos agrícolas, englobando também o conjunto de todas as operações da agricultura e dos negócios, desde os investimentos na pesquisa, envolvendo os setores de produção, processamento e comercialização, até o consumo final. A importância econômica não apenas pelo elevado volume de recursos financeiros que mobiliza e por seu forte potencial gerador de empregos, mas também por sua capacidade de contribuir com o dinamismo de muitos segmentos industriais e de serviços. A cadeia produtiva da construção é formada por um grande número de gêneros industriais que aportam uma gama diversificada de insumos e serviços, durante as diversas etapas da produção de edificações. Assim, o dinamismo da construção civil é capaz de engendrar efeitos que se reproduzem. em diferentes intensidades sobre o conjunto da economia, especialmente na indústria de transformação.

O primeiro setor é o governo, que é responsável pelas questões sociais. O segundo setor é o privado, responsável pelas questões individuais. Com a falência do Estado, o setor privado começou a ajudar nas questões sociais, através das inúmeras instituições que compõem o chamado terceiro setor. Ou seja, o terceiro setor é constituído por organizações sem fins lucrativos e não governamentais, que tem como objetivo gerar serviços de caráter público.

2 DESENVOLVIMENTO

Já há alguns anos iniciou-se uma tendência mundial dos investidores procurarem empresas socialmente responsáveis, sustentáveis e rentáveis para aplicar seus recursos. Tais aplicações, denominadas “investimentos socialmente responsáveis” (“SRI”), consideram que empresas sustentáveis geram valor para o acionista no longo prazo, pois estão mais preparadas para enfrentar riscos econômicos, sociais e ambientais. Essa demanda veio se fortalecendo ao longo do tempo e hoje é amplamente atendida por vários instrumentos financeiros no mercado internacional. No Brasil, essa tendência já teve início e há expectativa de que ela cresça e se consolide rapidamente. Atentas a isso, a BOVESPA, em conjunto com várias instituições – ABRAPP, ANBID, APIMEC, IBGC, IFC, Instituto ETHOS e Ministério do Meio Ambiente – decidiram unir esforços para criar um índice de ações que seja um referencial para os investimentos socialmente responsáveis, o ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial.

Nesse sentido, essas organizações formaram um Conselho Deliberativo presidido pela BOVESPA, que é o órgão responsável pelo desenvolvimento do ISE. Posteriormente, o Conselho passou a contar também com o PNUMA em sua composição. A Bolsa é responsável pelo cálculo e pela gestão técnica do índice.

O ISE tem por objetivo refletir o retorno de uma carteira composta por ações de empresas com reconhecido comprometimento com a responsabilidade social e a sustentabilidade empresarial, e também atuar como promotor das boas práticas no meio empresarial brasileiro.

Sustentável pode ter muitos significados. Pode qualificar tudo aquilo que se mantém, atribuído a algo ininterrupto, cíclico, com perspectiva de continuidade. As características e a sustentabilidade dos negócios resultam das interações entre o meio ambiente, a economia e sociedade. Por isso, muitas empresas interessadas em sua continuidade investem na manutenção de atividade para integrar desempenho econômico, social e ecológico. De acordo com o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas - CES-FGV (2006) e a SustainableMeasures (2006), essa integração pode tornar um negócio sustentável, pois ao mesmo tempo que a empresa proporciona valor aos seus acionistas (desempenho econômico); também contribuiu para educação, cultura, lazer e justiça social à comunidade (desempenho social); e para a proteção da diversidade e vida dos ecossistemas (desempenho ambiental).

A inserção da sustentabilidade nos processos de decisão das empresas se mostra relevante para a continuidade de seus negócios (da parte) e da sociedade em geral (do todo) e ponderá-la em seu planejamento estratégico pode resultar em benefícios ao negócio. A empresa reconhecida como sustentável pode reduzir seu custo de capital. Conseqüentemente, o mercado pode valorizar suas ações. De certa forma, percebe-se que a adequação das empresas ao paradigma de sustentabilidade corporativa, alinhando-se a essa nova realidade mundial, pode melhorar sua imagem perante acionistas e stakeholders.

Atualmente 37 empresas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com