TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Basica

Trabalho Escolar: Contabilidade Basica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  818 Palavras (4 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Os objetivos da contabilidade são os de registrar todas as transações de uma empresa que possam ser expressas em termos monetários, e informar os reflexos dessas transações na situação econômico financeira dessa entidade em uma de-terminada data. Existem três componentes básicos da contabilidade que tem a fun-ção de registrar e informar que são: o ativo, o passivo exigível e o patrimônio líquido.

1. O ATIVO

O ativo representa todos os bens, direitos e valores a receber de uma deter-minada empresa, isso significa tudo o que uma empresa tem a receber de outra.

1.1 Ativo circulante

O termo diz respeito ao processo em transformar dinheiro em mais dinheiro, através de sua aplicação no negócio da empresa dentro do seu ciclo operacional, ou seja, tudo o que se tem a receber em curto prazo. Como por exemplo: o dinheiro em caixa ou em bancos, duplicatas, estoques, entre outros.

1.2 Ativo disponível

São todas as contas que podem ser liquidadas (recebidas) imediatamente, o número à disposição da empresa a qualquer tempo, sob a forma de dinheiro em poder da empresa ou em poder dos bancos. Exemplos: dinheiro disponível em caixa, em bancos e aplicações financeiras.

1.3 Ativo diferido

São todos os gastos que a empresa teve, porém que podem ser resgatados mais adiante. Consideram-se ativo diferido as aplicações de recursos em despesas que contribuirão para a formação do resultado de mais de um exercício social. Como por exemplo: gastos com pré-organização da empresa, investimento em pesquisas, pagamentos feitos com o intuito de reestruturar societariamente a empresa...

1.4 Ativo realizável a longo prazo

São as contas representativas de bens, direitos ou valores a receber que em-bora não representem dinheiro disponível em determinada data, serão convertidos em dinheiro dentro de um prazo maior ou menor. Quando os diretos tiverem previ-são de realização após doze meses, então deverão ser classificados como ativo rea-lizável a longo prazo. Como pro exemplo:

- As duplicatas que uma empresa tem a receber representam valores que serão convertidos em dinheiro, em futuro mais ou menos próximo.

- As empresas que mantêm estoques de mercadoria destinadas à venda, visto que essa mercadorias quando vendidas, transformar-se-ão em dinheiro.

1.5 Ativo permanente

O termo está relacionado exatamente com a inexistência de intenção da em-presa de converter em dinheiro alguns dos seus ativos, pelo menos dentro de um prazo previsível. Ou seja, as contas de bens e direitos classificadas no grupo ativo permanente, indicam que esses bens foram adquiridos sem a intenção de comercialização.

Exemplos:

- A empresa que compra móveis para utilizar em suas instalações, para sua própria utilização;

- A industria que adquire máquinas e equipamentos para sua fábrica (os quais irão produzir novos bens).

- O valor dos veículos utilizados pela empresa no desenvolvimento de suas opera-ções;

- O custo do terreno onde se localiza uma empresa, bem como o valor do prédio a ser construído;

- As ações possuídas de uma empresa controlada.

1.6 Ativo imobilizado

Classificam-se no grupo do imobilizado todas as contas representativas de bens e direitos diretamente relacionados com as atividades operacionais da empre-sa, ou seja, aqueles bens que a empresa utiliza ou utilizará no desenvolver de suas operações. Tais como: terrenos, edifícios, máquinas, e equipamentos, veículos, mó-veis e utensílios, instalações, direitos de uso de processo, marcas comerciais, patentes, etc.

2 PASSIVO

Representa todas as obrigações financeiras que uma empresa tem para com os terceiros. É tudo aquilo que uma empresa deve, ou melhor, as dívidas que ela contraiu. E este esta dividido em quatro grupos.

2.1 Passivo circulante

Compreende as obrigações ou dívidas a curto prazo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com