TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Basica

Artigos Científicos: Contabilidade Basica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  867 Palavras (4 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 4

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 BENS

Os bens são partes do patrimônio liquido que requer maior cuidado, pois é o bem maior de uma empresa. Como suas maquinas de produção, seu estoque, matéria prima, moveis do escritório. Os bens podem ser classificados como materiais e imateriais e também pode se dizer tangíveis e intangíveis.

2.1.1 Bens Materiais

O MATERIAL (tangível) é o que se pode tocar, e dentro dos bens materiais se dividem em:

Bens Numerários: Transformam-se rápido em dinheiro vivo como caixas e bancos.

Bens de Venda: É aquilo que a empresa adquire para revender como estoque de mercadoria de um comércio, estoque de mercadoria e em fim aquilo que se compra pronto para ser revendido.

Bens Fixos ou Imobilizados: é o que uma empresa pode usar por um longo prazo exemplo: computares, veículos e moveis do escritório e etc.

Bens de Renda: É para se obter lucros, exemplo: comprar matéria prima transformar em algo e vende-lo.

Bens de Consumo: Tudo aquilo que se consome e após isso se transforma em despesas, exemplo: materiais de limpeza, matérias de escritório, combustível e etc.

2.1.2 Bens Imateriais

O IMATERIAL (intangível) não possui existência física mas tem o seu valor mensurável, por exemplo: um ponto de venda, marcas e patentes, direitos autorais, produtos desenvolvidos na própria empresa.

2.2 DIREITOS

DIREITOS: São os valores expressos em moeda e que a entidade tem a receber de terceiros, por exemplos: Empréstimo concedido a um amigo no valor 500,00 isto representa um direito de recebimento. Outros direitos: Imposto a recuperar, duplicatas a receber, marcas e patentes.

2.3 OBRIGAÇÕES

OBRIGAÇÕES: É o que se deve pagar ou o que vai pagar como dividas futura. Existem obrigações por funcionamento e por financiamento.

2.3.1 Obrigações por Funcionamento

Por funcionamento o nome já diz tudo para funcionar, uma empresa e suas maquinas é preciso energia, e isso se torna uma obrigação por funcionamento, outros exemplos: água, salários, fornecedores, impostos a recolher e etc.

2.3.2 Obrigações por Financiamento

Por financiamento é o lado oposto do direito, se a empresa ou instituição fez um empréstimo é uma obrigação por financiamento que deve ser paga, outras obrigações: financiamento de longo prazo, empréstimo a pagar, emissão de debêntures etc.

2.4 PATRIMONIO LIQUIDO

O patrimônio liquido é composto de bens, direitos e obrigações, mensuráveis em dinheiro, que pertence a uma pessoa física ou jurídica.

Iudícibus (2004, p.189), ao falar sobre o patrimônio liquido, cita diversas formas de abordagens: teoria do proprietário; teoria da entidade; teoria do acionista ordinário; teoria do fundo; teoria do comando e teoria do empreendimento. Embora não apresente de forma conclusiva qual e a melhor abordagem, cita que para um pequeno empreendimento “a teoria da entidade para o patrimônio liquido esta mais de acordo [...]”.

2.4.1 Capital Social

Capital social é o dinheiro que os sócios investem para se constituir e iniciar as atividades de uma nova empresa enquanto ela não gera recursos suficientes para se sustentar. O valor do capital social deve ser estipulado baseado num plano de negócios elaborado pelos interessados previamente.

2.4.2 Reservas

Reservas: Faz parte do patrimônio liquido que expressa valores positivos da entidade, representa a parte do lucro ou da valorização de bens e direitos, que não foram distribuídos aos sócios. Exemplos: reserva de capital e reserva de lucros.

2.4.3 Formação de Resultado

Formação de Resultados: É quando uma empresa é constituída e tem como objetivo obter um resultado compensador. Sendo assim, a contabilidade tem como objetivo desempenhar um papel de dar informação e controlar suas atividades, dando informações a seus administradores para que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com