TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Basica

Tese: Contabilidade Basica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  Tese  •  889 Palavras (4 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 4

No brasil tivemos muitas mudanças politicas e econômicas que influenciaram o universo contábil e no mundo dos negócios com leis e medidas provisórias vamos ver a partir do governo de Sarney durante seu governo tivemos três planos econômicos são eles plano cruzado(1986), PLANO Bresser(1987), plano real(1989). Nesse período o diagnostico inercial, as principais medidas adotadas foram:

*Muda a moeda de cruzeiro pra cruzado.

*Congelamentos de preços salários.

*Extingue a correção monetária, exceto para caderneta de poupança.

*Cria o mundo seguro-desemprego.

*Cria o gatilho salarial que na pratica significava que ocorreria reajuste automático de salario cada vez que a inflação atingisse 20%:

*Decreta a monetária e suspende o decreto da divida externa.

As medidas tinham objetivo eliminar a memoria inflacionaria. No plano cruzado o congelamento durou muito tempo e logo surgiram formas de driblar o mesmo com ágio e produtos maquiados. Quando o problema de falta de produtos no mercado chegou ao auge os preços voltaram a subir. Por fim as medidas dos planos fizeram os agentes ter elevadas expectativas sobre futuros congelamentos da economia.

No plano Bresser eliminou o gatilho salarial que era uma fonte de indexação da economia, e elevou as tarifas publicas.

No plano verão nova troca de moeda para cruzado novo e o governo inicia um processo de privatização das estatais com a venda de 18 empresas.

Durante o governo Collor, foi implantado o plano Collor que teve duas fazes: O Collor I (1990) e o Collor II (19991). Nesse período o diagnostico era de inflação de demanda, suas principais medidas foram:

* Confisco de 50% dos depósitos a vista e 80% dos depósitos a prazo, isto e, segurou nos bancos o dinheiro dos clientes colocando limite máximo de para movimentação dos recursos ate o final dos confisco, como forma de de reduzir a liquidez da economia.

* troca de moeda com a volta d cruzeiro sem o corte de zero da moeda.

* Congela preços.

*Fim da indexação de salários.

* Adoção do cambio flutuante.

* iniciação a abertura comercial com a redução media das tarifas de importação de 40% para 20%, aumentando a concorrência interna entre produtos nacionais e importados.

O aumento dos preços permitindo a aplicação dos índices de inflação para reajuste os preços continuo. Com a elevação da inflação, a situação se agrava e vem o fim do plano. Uma medida de destaque no governo Collor foi a abertura comercial. Será uma medida que ajudara a combater a inflação nos anos seguintes, pois quando os preços internos forem maiores que os externos compensara importar os produtos. Assim a inflação em 1994, era de 1476% ao ano e ao final do governo Collor, fica em 480% em 1991.

Conclui-se que o elemento fundamental desses planos e o entendimento de que o processo inflacionário alimenta seda indexação. Outro fator importante e o uso do plano real, de medidas de congelamento de preços e salários. Ao longo do período de 1963-93 verifica se oscilação da inflação e no nível de crescimento econômico. As incertezas politicas do período ficam por conta do processo de redemocratização do pais, em virtude de eleições diretas para e senado e a constituinte destaca se ainda que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com