TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Basica

Pesquisas Acadêmicas: Contabilidade Basica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  4.029 Palavras (17 Páginas)  •  691 Visualizações

Página 1 de 17

INTRODUÇÃO

CONCEITOS BÁSICOS DA CONTABILIDADE, FUNDAMENTAL PARA O PROFISSIONAL QUE ATUA NO AMBIENTE ADMINISTRATIVO.

O presente trabalho tem a função de apresentar os conceitos básicos da contabilidade, sua importância e utilidade como também alguns importantes relatórios contábeis que servem para monitorar a situação financeira geral de uma organização.

1. Contabilidade Básica

1.1. O que é Contabilidade?

Segundo Ribeiro (2009, p. 10) “a Contabilidade é uma ciência que possibilita, por meio de suas técnicas, o controle permanente do patrimônio das empresas.”

Para Marion, contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Ela é muito antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas a tomarem decisões. Com o passar do tempo o governo começa a utilizar-se dela para arrecadar impostos e a torna obrigatória para a maioria das empresas.

Podemos concluir que a Contabilidade é uma ferramenta que torna possível organizar diversas informações financeiras da empresa.

1.2. Quais os objetivos da Contabilidade?

O objetivo principal da contabilidade, Portanto, conforme a Estrutura Conceitual Básica da Contabilidade é o de permitir a cada grupo principal de usuários a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre tendências futuras.

A principal finalidade da Contabilidade é fornecer informações sobre o Patrimônio, informações essas de ordem econômica e financeira que facilitam as tomadas de decisões, tanto por parte de administradores ou proprietários como também por parte daqueles que pretendem investir na empresa.

Podemos concluir que o objetivo da contabilidade é controlar a situação do patrimônio da organização e auxiliar no planejamento do que pode e deve ser executado.

1.3. Quem são os usuários da Contabilidade?

Os usuários da Contabilidade são todos aqueles que direta ou indiretamente utilizam as informações fornecidas por ela, seja para acompanhar o desenvolvimento da empresa, seja para tomar decisões administrativas, ou econômicas ou financeiras, para conhecer as garantias que as empresas oferecem para cumprir seus compromissos junto aos seus clientes, fornecedores e, principalmente, ao fisco.

Os usuários também são pessoas que se utilizam da contabilidade, que se interessam pela situação da empresa e buscam na contabilidade as suas respostas.

Evidentemente, os gerentes (administradores) não são os únicos que se utilizam da contabilidade. Os investidores, ou seja, aqueles que aplicam dinheiro na empresa estão interessados basicamente em obter lucro, por isso se utilizam dos relatórios contábeis, analisando se a empresa é rentável, os fornecedores mercadoria a prazo querem saber se a em presa tem condições de pagar suas dívidas; os bancos, por sua vez, emprestam dinheiro desde que a empresa tenha condições de pagamento; o governo quer saber quanto de impostos foi gerado para os cofres públicos: outros interessados desejam conhecer melhor a situação da empresa: os empregados, sindicatos, concorrentes etc.

Os usuários são as pessoas físicas ou jurídicas que possuem algum interesse nas informações econômicas e financeiras da organização com diversos objetivos que visam desde uma simples consulta da situação da empresa até a obtenção de lucro com investimento nas empresas em crescimento.

1.4. Por que a Contabilidade é importante para toda empresa?

A Contabilidade é o grande instrumento que auxilia a Administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando os monetariamente, registrando os e sumarizando os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para tomada de decisões.

Contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização.

A contabilidade é a principal ferramenta para que o administrador possa ver toda a estrutura da organização para planejar e decidir de forma clara e objetiva com base nas informações e relatórios fornecidos pela contabilidade quais devem ser as próximas ações da organização a serem tomadas sempre visando à eficácia e eficiência.

2. O Patrimônio na Contabilidade

2.1. Conceito de Patrimônio

Segundo Ribeiro: “O patrimônio é um conjunto de Bens, Direitos e Obrigações de uma pessoa, avaliado em moeda”.

O termo patrimônio significa, a principio, o conjunto de bens pertencentes a uma pessoa ou a uma empresa. Compõe-se também de valores a receber (ou dinheiro a receber). Por isso, em contabilidade esses valores a receber são denominados direitos a receber ou, simplesmente, direitos. Relacionando-se, todavia, apenas bens e direitos não se podem identificar a verdadeira situação de uma pessoa ou empresa. É necessário evidenciar as obrigações (dividas) referentes aos bens ou direitos.

Em contabilidade, portanto, a palavra patrimônio tem sentido amplo: por um lado significa o conjunto de bens e direitos pertencentes a uma pessoa ou empresa; por outro lado inclui as obrigações a serem pagas.

Portanto podemos entender que o patrimônio é composto pela soma das propriedades móveis e imóveis conhecidos como bens, títulos de credito a receber conhecidos como direitos e as dívidas conhecidas como obrigações.

2.2. Bens

De acordo com Marion entende-se por bens as coisas úteis, capazes de satisfazer às necessidades das pessoas e das empresas. Esses bens são divididos em dois grupos: os bens tangíveis e os bens intangíveis.

2.2.1. Bens Tangíveis

Para Iudícibus, os Bens Tangíveis são os que têm forma física, tais como veículos, imóveis, mercadorias, dinheiro (Caixa), móveis e utensílios (mobiliário), máquinas etc.

São

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com