TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Basica

Casos: Contabilidade Basica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  2.468 Palavras (10 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 10

ETAPA 1-2

1. O QUE É CONTABILIDADE?

Contabilidade é uma ciência que possibilita por meios de suas técnicas o controle permanente do patrimônio das empresas, sobre ele ocorrem indagações sobre o que é Patrimônio e empresa.

. Paratormônio e composto por um conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa avaliado em moeda. Os elementos que compõe o patrimônio são:

Bens: são as coisas capazes de satisfazer as necessidades humanas , todos os objetos que uma empresa possui, seja para uso de troca ou consumo.

Direitos: constituem direitos para empresas todos os valores que ela tem a receber de terceiros (clientes e inquilinos etc.), esses direitos aparecem registrados nos lixos cantáveis da empresa, com o nome elemento representado do respectivo direito da expressão a receber.

Obrigações: constituem obrigações para todos os valores que ela tem a pagar para terceiros (fornecedores, proprietários de imóveis, empregados, governo, bancos, etc.).

As obrigações geralmente aparecem nos livros contábeis das empresas, com nome do elemento representativo da respectiva obrigação, seguindo da expressão a pagar.

Empresas é uma sociedade de resultante da produção de três fatores (natureza, trabalho e capital, constituído para desenvolvimento de uma atividade econômica).

2. QUAIS OS OBJETIVOS DA CONTABILIDADE?

A contabilidade tem o objetivo de fornecer informações sobre o patrimônio informasses essas de ordem econômica e financeira. Que facilita as tomadas de decisões, tanto por parte de administradores, quanto por parte daqueles que pretendem investir na empresa.

As informações de ordem econômica referem-se a movimentação de compras e v vendas , despesas e receitas , evidenciando lucros e prejuízos apurados nas transições realizadas pela empresa.

As informações de ordem de ondem financeira referem-se ao fluxo de caixa (entradas e saídas de dinheiro).

3. QUEM SÃO OS USUÁRIOS DA CONTABILIDADE?

Os usuários de contabilidade são todos aqueles que direta ou indiretamente utilizam as informações fornecidas por ela , seja para acompanhar o desenvolvimento da empresa, seja para tornar decisões administrativas, econômicas ou financeira para conhecer as garantias que a empresa oferece cumprir seu c, compromissos junto aos seus clientes , fornecedores, e,. Principalmente o fisco.

4. POR QUE A CONTABILIDADE É IMPORTANTE PARA TODA EMPRESA?

Mediante ao conhecimento e a aplicação de técnicas contábeis, podemos ter um controle permanente e eficiente de gestão do patrimônio da sua empresa,. Obtendo informações econômicas, financeiras, ou de outra natureza no momento em que precisar.

ETAPA 2-3

Principais conceitos da contabilidade que envolva o patrimônio.

Bens e Direitos pertence a uma pessoa ou empresa, por outro lado, inclui as obrigações a serem pagas. O patrimônio significa, o principio de conjunto de bens.

• Bens: São coisas uteis capazes de satisfazer as necessidades das pessoas esses bens podem ser:

• Tangíveis tem forma física, são palpáveis, veículos, imóveis, estoques de mercadorias, dinheiro, moveis e utensílios, ferramentas e etc.

• Intangíveis bens incorpóreos, isto é, não palpáveis, não constituídos de matéria ( as marcas Nike, Coca-Cola, Mc Donald ’s e etc.) copyrights e softwares. E as patentes de intenção (documentos pelos quais o Estado garante a uma pessoa ou empresa o direito exclusivo de explorar uma invenção). Os bens além de tangíveis e intangíveis podem ser divididos em.

• Imóveis – São aqueles vinculados ao solo, que não podem ser retirados sem destruição ou danos: edifício, construções, arvore etc.

• Moveis – São aqueles que podem ser removidos por si próprios ou por outras pessoas: animais, maquinas, equipamentos, estoques de mercadorias etc.

Direitos

Contabilidade entende-se por Direito ou Direito a receber, o poder de exigir alguma coisa, ou ainda, valores de propriedade da empresa em posse de terceiros. São exemplos de direitos: valores a receber, títulos a receber, contas a receber, aluguéis a receber, promissórias a receber, duplicatas a receber (ou clientes), aplicações financeiras, adiantamentos a empregados, adiantamentos a fornecedores, ações, etc.

Após um mês de trabalho, desde que o colaborador ou empregado seja mensalista, o mesmo tem o direito de receber seu salário ou ordenado. Dessa forma, salários a receber é um direito. Se uma empresa deposita uma determinada quantia numa conta corrente, ela possui o direito de sacar essa importância a qualquer tempo. Assim, dinheiro depositado em bancos é um direito a receber.

Numa empresa, o direito a receber mais comum é o proveniente das vendas a prazo, quando o pagamento pelo cliente não é efetuado no ato, mas no futuro. A empresa vendedora emite um título de crédito denominado Duplicata como um documento comprobatório. Esse direito é classificado como Duplicatas a Receber ou Clientes

Obrigações

Obrigações são dívidas com terceiros (fornecedores, empregados, Governo, bancos etc.). Em Contabilidade, são denominadas Obrigações a pagar ou exigíveis, isto é, compromissos que serão reclamados, exigidos na data do vencimento. No caso dum empréstimo bancário, a empresa fica devendo ao banco (empréstimo a pagar). Se a obrigação não for quitada na data de vencimento, o banco exigirá o pagamento.

Uma Obrigação a pagar muito comum nas empresas é decorrente da compra de mercadorias a prazo (o contrário de duplicatas a receber). Ao comprar a prazo, a empresa fica devendo ao fornecedor da mercadoria, sendo que essa dívida é conhecida como Fornecedores ou Duplicatas a Pagar.

Outras obrigações exigíveis são: salários a pagar, impostos a recolher, financiamentos, promissórias a pagar, encargos sociais a pagar, aluguéis a pagar, contas de luz, água, gás, adiantamentos de clientes, etc.

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DO PATRIMÔNIO

O Patrimônio da Cia. Moreira pode ser representado graficamente da seguinte forma:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com