TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Basica

Trabalho Universitário: Contabilidade Basica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  2.558 Palavras (11 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 11

ATPS-CONTABILIDADE BÁSICA

GESTÃO PÚBLICA

Tutor a Distância: Hugo David Santana

Tutor Presencial: Paulo de Sá Filho

Polo de Educação a Distância – Goiânia

ILMA PEREIRA DA MOTA RA: 7757674827

PAULINA SOUZA BARBOSA RIBEIRO RA: 7933686506

VALDENICE DE OLIVEIRA SANTOS RA: 7754641088

JOSÉ GARCIA DE FREITAS RA: 441484

GILVANETE DA SILVA NUNES GUIMARÃES RA: 413304

PAULO CESAR RA: 7701642480

Goiânia, 29 de Abril de, 2014. 

Sumário

ATPS-CONTABILIDADE BÁSICA 1

GESTÃO PÚBLICA 1

INTRODUÇÃO 3

CONTABILIDADE 4

SISTEMA DE ACUMULAÇÃO DE CUSTOS E O CONTROLE DE ESTOQUES 5

PRINCIPAIS CONCEITOS DA CONTABILIDADE ENVOLVENDO O PATRIMÔNIO 7

BALANÇO PATRIMONIAL 8

CONSIDERAÇÕES FINAIS 10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11

INTRODUÇÃO

Através deste trabalho de atividade prática supervisionada (ATPS) poderemos aprender e desenvolver um método de ensino por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas objetivando os seguintes itens:

* Favorecer a aprendizagem.

* Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.

* Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.

* Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o auto aprendizados.

* Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.

* Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas relativos à profissão.

* Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem.

* Direcionar o estudante para a emancipação intelectual.

* Participar ativamente deste desafio é essencial para o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas na sua atuação no mercado de trabalho.

CONTABILIDADE

A contabilidade consiste em registrar fatos e atos administrativos para melhor visibilidade dos negócios. Diariamente ocorre na empresa acontecimentos que podem ou não intervir no patrimônio, como a compra, venda, pagamentos e recebimentos.

É a contabilidade responsável por toda a engrenagem que é de registrar, classificar, demostrar, auditar e analisar todos os fenômenos que ocorrem no dia-a-dia de uma empresa seja ela pessoa física ou jurídica, lucrativa ou não lucrativa, pública ou privada. Com essas ações a contabilidade fornece informações para a tomada de decisões, e é através da contabilidade que pode-se ter o controle do capital de uma empresa.

 Objetivos: A contabilidade tem como objetivo possibilitar o controle do administrativo sobre as ações da organização e possibilita um planejamento minucioso por meio das informações e orientações econômicas e financeira. Em uma organização ocorre variação que caracteriza-se a medida que pratica atos de natureza econômica e financeira exemplo: comprando algo vendendo algum produto consumindo um bem ou serviço. Essas variações pode ser aumentativas ou diminutivas do capital patrimonial.

Dessa forma, para conhecer a situação de uma empresa são utilizados os meios da contabilidade, pois quando esta registra, classifica, demonstra, analisa e interpreta todos os acontecimentos da empresa, possibilita o conhecimento da situação do patrimônio a qualquer momento. Chegamos à conclusão que objetivo da contabilidade e o patrimônio das organizações a fim de orientar e informar os administradores sobre como está o patrimônio, qual foi sua alteração e se seus objetivos foram alcançados.

 Usuários: Os principais usuários são as pessoas que se utilizam da Contabilidade, que se interessam pela situação da empresa e buscam nos instrumentos contábeis as suas respostas. Podem ser divididos em: Usuários Internos e Usuários Externos.

Usuários Internos: são todas as pessoas ou grupos de pessoas relacionadas com a empresa e que têm facilidade de acesso às informações contábeis, tais como:

• Gerentes ou Administradores: para a tomada de decisões;

• Funcionários: com interesse em pleitear melhorias;

• Diretoria: para a execução de planejamentos organizacionais.

Usuários Externos: são todas as pessoas ou grupos de pessoas sem facilidade de acesso direto às informações, mas que as recebem de publicações das demonstrações pela entidade, tais como:

• Concorrentes: interessados em conhecer a situação da empresa para poder atuar no mercado;

• Governo: que necessita obter informações sobre as receitas e as despesas para poder atuar sobre o resultado operacional no que concerne a sua parcela de tributação e planejamento macroeconômico;

• Fornecedores: interessados em conhecer a situação da entidade para poder continuar ou não as transações comerciais com a entidade, além de medir a garantia de recebimento futuro;

• Clientes: interessados em medir a integridade da entidade e a garantia de que seu pedido será atendido nas suas especificações e no tempo acordado.

O usuário interno principal da informação contábil na entidade moderna é a alta-administração, que pela proximidade à Contabilidade, pode solicitar a elaboração de relatórios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com