TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Basica

Artigos Científicos: Contabilidade Basica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

O tema a atuação pedagógica inclusiva do professor na educação básica está propondo vários debates e discussões nos mais diversos espaços educativos acompanhados de propostas de ação para a sociedade brasileira, visando propiciar o conhecimento e a consciência da realidade social, educacional e psicológica aos que educam, sobretudo, aqueles que têm sob seus cuidados alunos que necessitam de atendimento educativo especial, uma vez que a educação é direito de todos os cidadãos, conforme estabelece a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

A escola constitui um espaço de transformação e interação, que conjuga idéias de políticas educacionais, sociais, culturais e desportivas bem amplas, de forma a garantir os direitos dos cidadãos brasileiros. Em razão disso, a fomentação de propostas para a prática pedagógica inclusiva requer um novo olhar, uma prática bem direcionada.

A inclusão escolar, enquanto paradigma educacional tem como objetivo a construção de uma escola acolhedora, onde não existam critérios ou exigências de natureza alguma, nem mecanismos de seleção ou discriminação para o acesso e a permanência com sucesso de todos os alunos.

Este paradigma requer um processo de ressignificação de concepções e práticas, no qual os educadores passem a compreender a diferença humana em sua complexidade, não mais com um caráter fixo e um lugar preponderantemente no outro mas entendendo que as diferenças estão sendo constantemente feitas e refeitas e estão em todos e em cada um. Ao mesmo tempo, contribui para transformar a realidade histórica de segregação escolar e social das pessoas com deficiência, tornando efetivo o direito de todos à educação.

Desenvolvimento

Conclusão

David Rodrigues destaca, no artigo "Educação inclusiva: mais qualidade à diversidade", destaca: "A Educação Inclusiva é, pois, uma ruptura com os valores da escola tradicional. Rompe com o conceito de um desenvolvimento curricular único, com o de aluno padrão e estandardizado, de aprendizagem como transmissão, de escola como estrutura de reprodução. É, assim, muito ambiciosa como objetivo. Os professores, apesar de serem muitas vezes apontados como ‘os bodes expiatórios’ da inclusão, são a esperança dela. Eles são parte das suas ‘boas’ notícias."

Há de se reconhecer que o educador transpôs barreiras significativas no processo de transformação que a escola vivencia nos últimos dez anos. O professor não pode mais ser responsabilizado pelo discurso da resistência ou da negação. A educação inclusiva já é realidade no ensino regular e isso se deve aos esforços dos educadores.

Estamos vivendo um momento de ajustar as necessidades dos profissionais da educação às necessidades dos alunos. Para isso, direcionemos agora os nossos esforços na atuação dos gestores, no aproveitamento dos recursos, na reorganização dos sistemas de ensino para que seja possível guiar o professor, como propulsor que é; apoiá-lo a não esperar esquemas pré-definidos; acompanhá-lo na construção dos saberes - para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com