TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade E Calcúlo De Custos

Exames: Contabilidade E Calcúlo De Custos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  2.811 Palavras (12 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 12

CONTABILIDADE E CÁUCULO DE CUSTOS

Klodnaide Araújo de Olveira Nascimento

Palmas

Maio/ 2013

SUMÁRIO

1 – Introdução

2 – Definições conceituais

2.1 - Critérios de rateios dos custos indiretos;

2.2 – Custeio por absorção;

2.3 – Produtos em processo;

2.4 – Produtos acabados;

3 – Unidade equivalente de produção

4 – Formação do preço de venda

4.1 – Com base nos custos;

4.2 – Com base no mercado;

5 – Análise custo / volume / lucro

5.1 – Margem de contribuição;

5.2 – Ponto de equilíbrio;

6 – Importância de um sistema integrado para gerar informações

7 – Demonstrações Contábeis

8 – Conclusão

9 – Bibliografia

1 - INTRODUÇÃO

Com o crescimento industrial e o avanço tecnológico, custos passou a ter função relevante no auxílio ao controle e à tomada de decisão. Cabe ao profissional da área estabelecer padrões coerentes para a identificação dos custos incorridos.

A contabilidade de custos fornece os dados detalhados sobre custos que a gestão precisa para controlar as operações atuais e planejar para o futuro, é um ramo de atividade que propicia o controle físico e monetário de bens ou serviços.

2 - DEFINIÇÕES CONCEITUAIS

2.1 – Critérios de rateios dos custos indiretos

Custos indiretos são custos imputados aos produtos de forma indireta, ou seja, não há, por razões técnicas, operacionais ou de relevância, possibilidade de medição objetiva individual e consequentemente apropriação direta, são os que, para serem incorporados aos produtos, necessitam da utilização de algum critério de rateio. Exemplos: aluguel, iluminação, depreciação, salário de supervisores, etc.

O rateio dos gastos indiretos do produto ou serviço é uma missão que exige relevante conhecimento de custeio. Qualquer manobra equivocada pode inviabilizar a comercialização ou comprometer a lucratividade.

Encontrar o justo critério para partilhar os gastos indiretos com o serviço ou produto é uma tarefa complexa e o erro pode comprometer o sucesso no momento da venda. Quanto maior for o custo do produto ou serviço, certamente maior é o preço de venda. Desta forma chamamos a atenção para o momento de eleger o critério de rateio dos gastos indiretos, para não ser atribuído, erroneamente, um custo distorcido.

São muitos os métodos de rateio dos gastos indiretos, mas as principais bases utilizadas são: custos diretos; custo da mão de obra direta; quantidade produzida; tempo utilizado pelas máquinas; tempo utilizado pelos colaboradores; área ocupada por linha de produção ou departamento; custo da matéria-prima básica.

2.2 Custeio por absorção

Já aos que optam por trabalhar com o custeio por absorção, ou seja, aplicar no serviço ou produto todos os custos – tanto os diretos quanto os indiretos – será preciso empregar artifícios para apropriá-lo. Para este custeio, o rateio dos gastos indiretos é um mal indispensável, que exige conhecimento, bom senso e aptidão. Toma-se como base os custos industriais por produto e adiciona-se as taxas gerais de despesas administrativas e comerciais, despesas financeiras e margens desejadas.

As principais características do custeio por absorção:

1. Engloba os custos totais: fixos, variáveis, diretos e/ou indiretos.

2. Necessita de critério de rateios, no caso de apropriação dos custos indiretos (gastos gerais de produção) quando houver dois ou mais produtos ou serviços.

3. É o critério legal exigido no Brasil. Entretanto, nem sempre é útil como ferramenta de gestão (análise) de custos, por possibilitar distorções ao distribuir custos entre diversos produtos e serviços, possibilitando mascarar desperdícios e outras ineficiências produtivas.

4. Os resultados apresentados sofrem influência direta do volume de produção.

2.3 – Produtos em processo

Correspondem a custos de materiais, gastos de fabricação e mão de obra, alocados aos produtos que não foram totalmente industrializados, mas já estão em processo de industrialização. Recebe débitos correspondentes aos custos incorridos, e créditos relativos á transferência para produtos acabados.

Numa empresa com contabilidade de custos integrada e coordenada com a escrituração contábil, esta contabilização ocorre regularmente, de acordo com os custos efetivamente apurados (através de mapas de rateio e controle dos estoques á produção).

Numa empresa que não mantém custos integrados á contabilidade, a contabilização é procedida no final do período de apuração, mediante transferência do valor de estoques apurados de acordo com os critérios fiscais (56% do maior preço de venda praticado no período ou 1,5 vezes o custo de materiais empregados nos estoques em elaboração).

Exemplos:

1. Contabilização de transferência de custos de mão de obra apurados, relativos a lote de produtos em fabricação, em empresa que mantém contabilidade de custos integrada e coordenada com o restante da escrituração:

D – Produtos em Elaboração (Estoques – Ativo Circulante)

C

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com