TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Em RH

Exames: Contabilidade Em RH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  1.317 Palavras (6 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 6

CONTABILIDADE DE RECURSOS HUMANOS: FUNÇÕES, DEFINIÇÃO, ORIGEM E EVOLUÇÃO

Por que existe a necessidade de uma Contabilidade de Recursos Humanos? A resposta está na utilidade das informações sobre recursos humanos. A contabilidade de recursos humanos (CRH), como o próprio nome sugere, é a parte das Ciências Contábeis que tem como preocupação central o ser humano, como sendo este o agente principal de todas as modificações que ocorrem no contexto sócio-econômico das empresas.

A CRH pode aplicar técnicas de mensuração do custo e do valor de recursos humanos, considerando-as os agentes principais de todas as formas de produção de bens e riquezas, assim como de utilização de serviços. Ela concentra-se no fornecimento de informações sobre ativos humanos.

Uma definição bastante abrangente de contabilidade de recursos humanos é que ela seria "o processo de identificar, medir e classificar informações sobre recursos humanos e comunicá-las aos usuários interessados".

Essa definição implica em três objetivos acadêmicos principais da contabilidade de recursos humanos, que são:

(1) identificação do "valor de recursos humanos;

(2) mensuração do custo e do valor das pessoas para as organizações, e;

(3) investigação do impacto cognitivo e comportamental de tais informações.

Verifica-se então que a contabilidade de recursos humanos é um reordenamento das informações financeiras de forma a fornecer dados sobre recursos humanos que podem ser utilizados tanto pelo trabalho como pelo capital para resolver seus conflitos.

FLAMHOLTZ e JOHN M. LACEY, em seu livro Personnel Management, Human Capital Theory & Human Resource Accounting (1981), afirmam que "existem duas áreas de conhecimento que podem fornecer esclarecimentos sobre problemas de gerenciamento de pessoal e que podem ser úteis no desenvolvimento de uma estrutura de trabalho. Um é tirado do campo das ciências econômicas, e diz respeito às implicações dos recursos direcionados à educação, treinamento e orientação dos indivíduos e o outro da contabilidade que se preocupa com a medição dos investimentos em recursos humanos e com o valor econômico das pessoas em relação a uma organização".

1 Funções da Contabilidade de Recursos Humanos

Verificamos que a contabilidade de recursos humanos tem duas funções que podem ser úteis para o gerenciamento de pessoal: Contabilidade de custo de recursos humanos, que se preocupa com a medição dos investimentos em recursos humanos, e a contabilidade do valor dos recursos humanos que se preocupa com o valor econômico das pessoas em relação a uma organização. Logo, a contabilidade de recursos humanos preocupa-se com a medição de capital humano, e trata da medição de seus custos e do seu valor.

Constatamos que uma das funções principais da contabilidade de recursos humanos é proporcionar ao gerenciamento de pessoal informações para facilitar todos os aspectos de tomadas de decisões sobre pessoal, incluindo contratação, desenvolvimento, alocação, manutenção, utilização, avaliação e recompensas aos recursos humanos.

O próprio ato de mensuração influencia muitos aspectos de gerenciamento de pessoal, simplesmente, pela expressão das dimensões dos recursos humanos em termos numéricos. Adicionalmente, os números per se têm conteúdo informativo e influenciam decisões.

A CRH mede os custos incorridos para recrutar, selecionar, contratar, treinar e desenvolver recursos humanos, além de incluir a mensuração do valor econômico das pessoas para as organizações. Em suma, constatamos que ela envolve a contabilização de ativos humanos como recursos organizacionais, com o objetivo de atender às necessidades gerenciais, assim como financeiras, da empresa.

Devido a isso, constata-se que "a contabilidade de recursos humanos representa o próximo passo lógico no desenvolvimento de conceitos e ferramentas para contribuir para o gerenciamento efetivo do ativo mais valioso de uma empresa – seu pessoal".

2 Origem e Evolução da Contabilidade de Recursos Humanos

A contabilidade de recursos humanos desenvolveu-se de uma tradição de gerenciamento de pessoal conhecida como "escola de recursos humanos", que é baseada na premissa de que pessoas são recursos organizacionais valiosos e, portanto, devem ser gerenciados como tal.

Teóricos sobre pessoal, tais como ODIORNE, e psicólogos organizacionais, RENSIS LIKERT entre eles, têm tratado as pessoas como recursos organizacionais valiosos em seus trabalhos. LIKERT, cujo trabalho só foi reconhecido postumamente, afirmou que "todos os aspectos das atividades de uma empresa são determinados pela competência, motivação e eficácia de seu quadro total de funcionários".

Flamholtz afirma que, desde os anos 60, tem acontecido nos Estados Unidos um número crescente de pesquisas, experiências e teorias que tem tentado desenvolver métodos de contabilidade para os ativos humanos de uma organização, e que essas pesquisas são o reconhecimento de que os ativos humanos têm um papel mais importante na economia atual do que no passado.

Flamholtz também afirma que nas antigas estruturas econômicas agrícolas e industriais, onde a extensão do capital humano era significativamente menor do que atualmente, as teorias e métodos contábeis não tratavam pessoas ou investimentos em pessoas como ativos (com a exceção dos escravos, que eram vistos como propriedade).

No entanto, com a crescente importância do capital humano para a economia como um todo, assim como para as empresas em particular, pesquisas têm sido efetuadas para desenvolver conceitos e métodos de contabilidade, para reconhecer os investimentos feitos pelas empresas em pessoas como ativos.

Esse novo campo que se abriu nas ciências contábeis acabou sendo conhecido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com