TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Etapa1a4

Artigo: Contabilidade Etapa1a4. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  4.083 Palavras (17 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 17

ADMINISTRAÇÃO – TEORIA DA CONTABILIDADE

SUMÁRIO

Introdução 03

Etapa 1 04

Passo 2 04

Etapa 2 06

Passo 1 .06

Passo 2 .07

Etapa 3 .08

Passo 1 .08

Passo 2 .09

Etapa 4 .10

Passo 1 .10

Passo 2 .12

Passo 2 .13

Considerações Finais .15

Bibliografia...................................................................................15

INTRODUÇÃO

O intuito desta pesquisa é aprofundar conhecimentos referentes ao surgimento da teoria da contabilidade, analisar quais foram os acontecimentos que ocasionaram o esse processo evolutivo na história. Tendo como base compreender a importância da Contabilidade, quais os motivos e a necessidade do homem de se organizar no decorrer dos anos, esclarecendo de uma forma ampla quais são os objetivos, os princípios e os postulados da Teoria da Contabilidade.

Passo2

A Origem da Contabilidade

A noção intuitiva de conta e, portanto, de contabilidade seja, talvez, tão antiga quanto a origem do Homo Sapiens. Os primeiro sinais objetivos da existência da contabilidade são de aproximadamente 2.000 a.Ccom os sumérios. O homen primitivo, ao inventariar o número de instrumentos de caça e pesca disponíveis, ao contar seus rebanhos, ao contar suas ânforas de bebidas, ja estava praticando uma forma rudimentar de contabilidade. um mercado baseado na troca de mercadorias, a contabilidade servia para definir quanto alguém possuia de uma determinada mercadoria e qual o valor de troca dessa mercadoria em relação a outra.

É provável que outras formas de contagem de bens tenha sido realizadas antes disto, talvez por volta do quarto milênio antes de cristo. A contabilidade teve uma evolução lenta até o surgimento da moeda. Pois antes era apenas uma pura troca de mercadorias sem avaliação monetária.

Os Primeiros Sinais que Evidenciam a Existência da Contabilidade na Antiguidade

Os primeiros registros foram processados de forma rudimentar na memória do homem. Como este é um ser pensante, inteligente, logo encontrou formas mais eficiente de processar ou seus registros, utilizando gravações e outros métodos alternativos. As primeiras escritas contábeis datam do término da Pedra Polida, quando o homem conseguiu fazer seus primeiros desenhos e gravações. Os registros combinavam o figurativo com o numérico. Gravava-se a cara no animal cuja existência se queria controlar e o número de cabeças existentes. Os egípcios legaram um riquíssimo acervo aos historiadores da Contabilidade, e seus registros remontam 6.000 anos a.C. A escrita do Egito era fiscalizada pelo Fisco Real, o que tornava os escriturários zelosos e sérios em sua profissão. Tudo indica que foram os egípcios os primeiros povos a utilizar o valor monetário em seus registros, utilizava uma moeda cunhada em ouro e prata como base.

O desenvolvimento da contabilidade está ligado à necessidade de registros o homem enriquecia, Com o rompimento da vida comunitária, surgiram às divisões e o senso de propriedade, cada pessoa criava sua riqueza individual e dessa forma começava a praticar atos de comércio através da troca de bens e mercadorias.

Passavam a ter bens e isso impunha o uso de técnicas para controlar e preservar o seu patrimônio. À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupava-lhe o quanto poderia render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses. Tais informações, já não eram de fácil memorização quando já em maior volume, requerendo registros.

Foi o pensamento do “futuro” que levou o homem aos primeiros registros a fim de que pudesse conhecer as suas reais possibilidades de uso, de consumo, de produção, etc. Com o surgimento das primeiras administrações particulares, aparecia à necessidade de controle, que não poderia ser feito sem o devido registro, a fim de que se pudesse prestar conta da coisa administrada.O desenvolvimento do papiro (papel) e do cálamo (pena de escrever) no Egito antigo facilitou extraordinariamente o registro das informações sobre negócios.À medida que as operações econômicas se tornavam complexas o seu controle se refinava.

A Evolução da Contabilidade desde os Primeiros Registros até as Partidas Dobradas

O registro de um fato em sua causa e efeito fez surgir o que se chama de Partidas Dobradas, sendo que todo Débito equivale a um Crédito e vice-versa.

Existem várias especulações sobre o surgimento desta técnica de Partidas Dobradas, mas seu autor, em verdade, não se conhece. Vários fatos impulsionaram seu surgimento, entre eles destacam-se o crescimento do Capitalismo nos fins da Idade Média, a aplicação dos números arábicos à escrituração e a maior necessidade de dar relevo às contas do lucro e outros.

A influência da matemática, o fato de a escrita contábil estar atada ao cálculo desde seus primeiros tempos e ter-se intensificado seu ensino nas escolas de matemática, tudo isto nos fez aceitar a força da mente lógica como geradora do processo das Partidas Duplas. O hábito das equações, o valor das matemáticas associadas à contabilidade, pode ser gerado a hábito da igualdade de Débito e Crédito, e esta nos parece uma hipótese bastante forte no campo histórico. Em novembro de 1494, o franciscano italiano frei Luca Pacioli publicou a primeira literatura contábil “relevante”, consolidando o método das Partidas Dobradas, com expressões de causa e efeito do fenômeno patrimonial com os termos de Débito e Crédito.

O conceito de dualidade freqüentemente utilizado para justificar as partidas dobradas apenas exige que sejam reconhecidos dois lados de cada transação. Isto poderia ser com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com