TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Gerencial

Trabalho Universitário: Contabilidade Gerencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  2.927 Palavras (12 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 12

Centro de Educação a Distancia da Universidade Anhanguera-UNIDERP

Curso de Ciências Contábeis

Pólo – Aquidauana/MS.

Edno Geraldo de Castro

Marcel Fanaia Figueiredo

Rita de Cássia Reis

Rutinéia Oliveira da Silva

Contabilidade Gerencial

Aquidauana/MS

2013

Edno Geraldo de Castro – RA 196732

Marcel Fanaia Figueiredo – RA 204957

Rita de Cássia Reis – RA 235452

Rutinéia Oliveira da Silva – RA 232292

Contabilidade Gerencial

Desafio proposto para avaliação da disciplina Contabilidade Gerencial do curso de Ciências Contábeis, sob orientação da Professora Interativa Ma. Rozana Carvalho Pereira, e do Tutor Presencial Luiz Alves Lopes.

Aquidauana/MS

2013

Sumário

Introdução.......................................................................................................04

Etapa 01...........................................................................................................05

Etapa 02...........................................................................................................08

Etapa 03...........................................................................................................09

Etapa 04...........................................................................................................12

Conclusão........................................................................................................13

Bibliografia.......................................................................................................14

Introdução

Mais uma vez vamos tratar sobre as mudanças no perfil do contador frente às necessidades do mercado, as inovações tecnológicas e à concorrência. Ao falarmos sobre a Contabilidade Gerencial, alguns pontos merecem todo destaque, tais pontos dizem a respeito das considerações a serem feitas pelo Contador Gerencial no processo de tomada de decisão. Para tanto é necessário que este entenda alguns pontos que trataremos nesta ATPS. Como por exemplo: as ferramentas utilizadas pelo contador para auxiliar no processo de tomada de decisões; o papel do contador gerencial frente às mudanças contínuas do mercado e talvez a principal aprendizagem como acompanhar tais mudanças.

Pode se disser que a contabilidade do seu surgimento os dias atuais, obteve transformações diversas, sendo hoje uma ferramenta de suma importância para o bom desenvolvimento dos negócios. A Contabilidade Gerencial vem crescendo muito, e tem o objetivo principal o fornecimento de informações aos administradores responsáveis pelo gerenciamento das empresas. Com o avanço da informação este cada vez mais competitivo o mercado e de trabalho e as empresas tem que buscar alternativas que sua atividade tenha um diferencial, sendo assim preciso investir em uma Contabilidade Gerencial. Para que o gerenciamento da empresa seja bom faz se necessário um setor contábil bem qualificado, que saiba efetuar as contabilizações da empresa para que tenha um bom andamento, apresentando sistemas atualizados que facilite o processo disso tudo.

Etapa 01

A contabilidade gerencial tem como objetivo, fornecer ao gestor informações que facilitem o planejamento, o controle, avaliação de desempenhos e tomada de decisões. Seu papel é auxiliar empresário na tomada de decisões, a fim de controlar, planejar e corrigir as falhas da empresa proporcionando um melhor gerenciamento. Auxilia no gerenciamento de departamento, enxergar e corrigir problemas, ajudar a empresa a crescer e gerar lucros e diminuir a taxa de mortalidade empresarial e o desemprego.

Segundo Padoveze (2000, p.34), existem três macro conjuntos de informações: O primeiro conjunto pra satisfazer a alta administração da empresa, essas informações possibilitam ao administrador uma visão das normas da empresa. Essa é a visão gerenciamento contábil global.

O segundo conjunto de informações, objetiva suprir as necessidades da média administração, as informações são mais detalhadas. Essas informações objetivam o estabelecimento da contabilidade por responsabilidade ou contabilidade divisional em que as informações contábeis qualificam e quantificam a performance de unidades, divisões, departamentos denominado de gerenciamento contábil setorial.

Por último temos o gerenciamento contábil específico, o qual fornece informações detalhadas relativas as atividades operacionais, neste conjunto de informações inexiste a visão de conjunto sendo as informações diretamente associadas a uma unidade e ou setor específico.

A Contabilidade Gerencial tem o seu enfoque no futuro, portanto as informações pretéritas serão relevantes se balizarem ações futuras, esta característica define como estratégicas para a contabilidade gerencial as áreas de orçamentos e projeções. (Padoveze, 2000, p.51).

Segundo Atkinson et al. (2000, p. 45), os objetivos dos sistemas contábeis em termos gerenciais seriam:

Controle Operacional – Fornece Informação (feedback)sobre a eficiência e a qualidade das tarefas executadas.

Custeio do produto e do cliente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com