TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Gerencial

Artigo: Contabilidade Gerencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2014  •  1.410 Palavras (6 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 6

 CONTAS

Conta é o nome técnico dado aos componentes patrimoniais (Bens, Direitos, Obrigações e Patrimônio Líquido) e aos elementos de Resultado (Despesas e Receitas).

Exemplos de contas: (Conta Caixa, Conta Veículos, Conta Móveis e Utensílios, Conta Duplicatas a Pagar e etc)

É por meio delas que consiste no registro e no controle de todos os acontecimentos responsáveis pela gestão do Patrimônio. Imagine a Conta como uma caixinha, uma ficha ou um arquivo em que armazena os dados correspondentes à movimentação de entradas e saídas de valores de cada um dos elementos patrimoniais ou de resultado. Haverá uma conta para cada elemento.

A Conta Caixa, por exemplo, é uma das Contas mais movimentadas no dia-a-dia das empresas. Constantemente ocorrem entradas e saídas de dinheiro do Caixa. Pois bem, todos os Fatos correspondentes a essas entradas e saídas de dinheiro ficam registrados no arquivo (caixinha, ficha) destinado ao controle da Conta Caixa. Assim, nos registros contábeis haverá uma conta para cada elemento, seja ele do grupo das Despesas ou das Receitas.

Portanto, todos os acontecimentos que ocorrem na empresa, responsáveis pela gestão do Patrimônio, como as compras, as vendas, os pagamentos, os recebimentos, são registrados em livros próprios por meio das contas.

As contas podem ser classificadas de acordo com vários critérios. Vamos exemplificar dois principais Contas Patrimoniais e Contas de Resultados.

Contas Patrimoniais

As Contas Patrimoniais representam os Bens, os Direitos, as Obrigações e o Patrimônio Líquido. Dividem-se em ativas e Passivas e são elas que representam o Patrimônio da empresa num dado momento, mediante o Balanço Patrimonial.

BALANÇO PATRIMONIAL

ATIVO PASSIVO

Bens

Caixa

Veículos

Direitos

Duplicatas a Receber

Promissórias a Receber

Obrigações

Fornecedores

Duplicatas a Pagar

Patrimônio Líquido

Capital

Lucros Acumulados

Contas de Resultado

As contas de Resultado dividem-se em Contas de despesas e Contas de Receitas.Não fazem parte do Balanço Patrimonial, mas é por meio delas que sabemos se a empresa apresentou lucro ou prejuízo em suas atividades.

Despesas

As despesas decorem do consumo de Bens e da utilização de serviço. Por exemplo: a energia elétrica consumida, os materiais de limpeza consumidos (sabões, desinfetantes, vassouras, detergentes), o café consumido, os materiais de expediente consumidos (canetas, papéis, cartuchos de tintas para impressoras, impressos e outros), a utilização dos serviços telefônicos etc.

Exemplos de Contas de Despesas:

- Água e Esgoto - Fretes e Carretos

- Aluguéis Passivos - Impostos

- Café e Lanches - Juros Passivos

- Contribuições de Previdência - Material de Expediente

- Descontos Concedidos - Material de Limpeza

- Despesas Bancárias - Prêmios de Seguro

- Energia Elétrica - Salários

Receitas

As receitas decorrem da venda de Bens e da prestação de serviços. Existem em número menor que as Despesa, sendo as mais comuns representadas pelas seguintes contas:

- Aluguéis Ativos - Descontos Obtidos

- Juros Ativos - Receitas de Serviços

- Vendas de Mercadorias

Plano Geral de Contas

O administrador financeiro prevê custo e receitas através da elaboração de orçamentos. As indústrias projetam e testam seus produtos, antes de iniciar sua fabricação. Os departamentos de marketing e vendas, fazem pesquisas de mercado, antes de lançarem um produto à venda.

No mundo moderno, caracterizado pela organização e racionalização de todas as atividades, não se concebe qualquer empreendimento sem plano prévio de ação.

Na direção de uma empresa esse plano é ainda mais útil, havendo necessidade de se estabelecerem normas de conduta e de se criarem métodos eficazes que possibilitem informações amplas e exatas. Essas informações emanam dos registros contábeis e daí a necessidade de uma planificação da Contabilidade, de forma que esta possa alcançar sua finalidade com eficiência e exatidão.

O plano de contas é um dos aspectos mais importantes da organização contábil, e destina-se a orientar o registro das operações, oferecendo a vantagem de uniformização das contas utilizadas em cada registro.

Esse plano consiste de um elenco de todas as contas que se prevê serem necessárias aos registros contábeis de uma entidade. Compreende-se, contudo, que ele não pode ser rígido e inflexível, devendo, pelo contrário, permitir alterações que se mostrarem necessárias por ocasião de sua utilização.

A rápida evolução da economia moderna tem gerado constantes modificações e aperfeiçoamentos na legislação comercial e fiscal, bem como nas normas e métodos que regulam a atividade empresarial. Isso exige a criação de novas contas, o cancelamento de algumas e o desdobramento de outras, de forma que os registros contábeis acompanham a evolução dos fatos e permitam a constante atualização dos elementos de informação.

Os planos variam para cada tipo de organização e de acordo com as circunstâncias. A mesma conta poderá ser classificada de maneiras diferentes, segundo a natureza da entidade, pois o mesmo bem patrimonial pode constituir ativo imobilizado em uma empresa e realizável em outra.

A boa organização do plano facilita grandemente a utilização das contas, porquanto na classificação geral cada conta é identificada por um código que a distingue das demais. A codificação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com