TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Gerencial

Exames: Contabilidade Gerencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  215 Palavras (1 Páginas)  •  1.153 Visualizações

Arquitetura de um sistema de informação contábil gerencial!

Os aspectos relevantes, que se devem observar na elaboração de um sistema de informação contábil gerencial são:

Pressupostos básicos, a informação contábil precisa atender primeiramente a dois pressupostos básicos, para que tenha validade integral no processo de gestão administrativa:

a) Sua necessidade como informação

b) Seu planejamento de controle

Necessidade da informação: a informação deve ser desejada, para ser necessária. Para ser necessária, deve ser útil. Cabe a nós contadores gerenciais, construir essa mercadoria com qualidade e custos competitivos, que temos plena consciência de suas utilidades e, portanto de sua extrema necessidade para o gerenciamento dos negócios.

Fundamentos de um sistema de informação contábil!

Três pontos são fundamentais para que um sistema de informação contábil tenha validade perene dentro de uma entidade, são eles: operacionalidade, integração e custo da informação.

Operacionalidade: o fundamento da mesma significa que todos que trabalham com a informação contábil devem saber e sentir que estão operando com dados reais, significativos, práticos e objetivos.

Abrangência do sistema de informação!

Um sistema de informação contábil gerencial tem necessariamente que abranger todas as áreas de contabilidade de que se vale o conceito de contabilidade gerencial. Juntamente com isso, o sistema deve prover todos os meios para trabalhar a informação em seus aspectos de informação pretérita, informação presente, pretérita atualizada, e futura com análises percentuais.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com