TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Gerencial

Casos: Contabilidade Gerencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  852 Palavras (4 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 4

Alavancagem financeira

Toda e qualquer técnica aplicada para multiplicar a rentabilidade da Empresa através de um endividamento consiste numa alavancagem financeira.Bem como os riscos e a exposição a insolvência.O conceito de alavancagem financeira anda lado a lado ao da alavancagem operacional: consiste na capacidade da empresa em trabalhar com recursos de terceiros (basicamente, empréstimos, debêntures, ações preferenciais, entre outros) de modo a maximizar os efeitos da variação do lucro operacional sobre os lucros por ação dos proprietários da empresa.Uma das formas mais comuns de alavancagem financeira é tomar dinheiro emprestado, comprar ativos fixos e usar derivativos. As S/A são um grande exemplo disso,ela usa bastante o Capital de terceiros,afim de usar o mínimo possível seu capital próprio.O uso de ativos de ativos fixos ou recursos com encargos financeiros fixos, aumentam o retorno dos acionistas da empresa.Como conseqüência nas elevações da alavancagem há aumentos de risco e de retorno mais se houver reduções na alavancagem há um menor risco e menor retorno.

Quando uma Empresa toma recursos de terceiros e determina a taxa de passivo,aplicando-os a outra taxa de retorno,tem-se uma diferença de taxas que vai para os acionistas e afeta o retorno sobre o patrimônio liquido.Essa influencia desta diferença de taxa é chamada de alavancagem financeira.

A alavancagem é positiva quando há efeitos positivos sobre o Patrimônio Líquido através dos capitais de terceiros de longo prazo.E é negativa quando há recuo de captação diante da posição anterior. Assim, só existe a geração de riqueza quando o resultado operacional produzir um lucro residual positivo, ou seja, superior ao custo do capital aplicado. Com efeito, a determinação do custo do capital aplicado é de suma importância para a empresa, pois faz com que o estabelecimento cresça na

atratividade de projetos e avaliação de formas alternativas de financiamento, com vistas na determinação da estrutura de endividamento, entre outras.

A discussão teórica acerca da relevância da estrutura de capital para o valor das empresas foi polarizada por dois trabalhos: Durand (1952) que tratou da existência de uma estrutura ótima de capital e Modigliani e Miller (1958) que consideravam irrelevante a forma com que as empresas se financiavam. A partir das proposições de sobre a irrelevância da influência da estrutura de capital sobre o valor de uma empresa, feitas por Modigliani e Miller (1958), diversos estudos e testes empíricos se desenvolveram com vistas a avaliar os fatores que determinam as empresas a escolher determinada estrutura de capital, bem como o impacto destas decisões. Evidências empíricas apontam que as características internas das empresas e fatores externos determinam a estrutura de capital.

Existem três tipos de alavancagem: a operacional,financeira e total.

A alavancagem operacional pode ser definida como aumento desporpocional do lucro antes dos juros e impostos de Renda,o conhecido LAJIR.Ocorre quando um percentual de crescimentos nas vendas causam um percentual ainda maior no lucro bruto.Pois assim os custos fixos são distribuídos por um volume maior de produção e faz com que o custo unitário da mercadoria seja reduzido,pois os gastos fixos são um rico para a atividade operacional. O impacto da alavancagem operacional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com