TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Gerencial

Trabalho Universitário: Contabilidade Gerencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  717 Palavras (3 Páginas)  •  777 Visualizações

Página 1 de 3

ARUITETURA DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL GERENCIAL

• Necessidade da informação:

A informação dever ser tratada como qualquer outro produto que esteja disponível para consumo. Ela deve ser desejada, para ser necessária. Para ser necessária deve ser útil. Cabe a nós, contadores gerenciais, construir essa mercadoria com qualidade e custos competitivos, já que temos plena consciência de sua utilidade e, portanto, de sua extrema necessidade para o gerenciamento dos negócios.

A necessidade da informação é determinada pelos usuários finais dessa informação, por seus consumidores. Assim, a informação deve ser construída para atender a esses consumidores e não para atender aos contadores. O contador gerencial é aquele que sabe perfeitamente que a informação que faz parte de seu sistema foi elaborada para atender às necessidades de outros. O contador gerencial deve fazer um estudo básico das necessidades de informações a partir das decisões-chaves que serão tomadas baseadas no Sistema de Informação Contábil Gerencial.

• Planejamento e controle:

O sistema de Informação Gerencial exige planejamento para produção de relatórios, apara atender plenamente aos usuários. É necessário saber o comportamento contábil de todos os usuários, e construir relatórios com enfoques para os diferentes níveis de usuários. Dessa forma será possível o controle posterior. Só poderá ser controlado aquilo que é aceito. Além disso, coforme Oliveira “se o Sistema de Informação Gerencial não for atualizado periodicamente, poderá ficar numa situação de descrédito perante seus usuários”.

Conforme Gil, o Sistema de Informação Contábil deve produzir informações que possam atender aos seguintes aspectos:

I- Níveis empresariais:

o Estratégico;

o Tático;

o Operacional;

II- Clico administrativo;

o Planejamento;

o Execução;

o Controle;

III- Nível de estruturação da informação;

o Estruturada;

o Semiestruturada;

o Não estruturada.

FUNDAMENTOS DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL

Nos fundamentos de um sistema de informação contábil, são os três pontos fundamentais, para que tenha validade perene dentro de uma organização.

São eles:

• Operacionalidade:

O fundamento da operacionalidade significa que todos os que trabalham com a informação contábil devem saber e sentir que estão operando dados reais; conseguidos, armazenados e cessados de forma prática e objetiva. Com isso, teremos uma utilização gerencial ou seja, uma utilização prática e objetiva.

São características básicas de operacionalidade:

I- Relatórios concisos;

II- Elaborados de acordo com as necessidades do usuário;

III- Coletados de informações objetivas e de imediato entendimento usuário;

IV- Que não permitam uma única dúvida sequer, ou possibilitem perguntas indicando falta de alguma informação do objeto de relatórios;

V- Apresentação visual e manipulação adequada.

• Integração e navegabilidade de dados:

Entendemos como não integrada a estruturação de vários sistemas de informação contábil dentro de uma empresa.

Consideramos um sistema de informação contábil como integrado quando todas as áreas necessárias para o gerenciamento da informação contábil estão abrangidas por um único sistema de informação contábil. Todos devem utilizar de um mesmo e único sistema de informação.

O que caracteriza um sistema de informação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com