TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Gerencial

Dissertações: Contabilidade Gerencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 1

Passo 1:

Passo 2:

Arquitetura de um sistema de informação contábil

Arquitetura de um sistema de informação contábil tem como os principais e mais relevantes aspectos que devem ser observados, dois pressupostos básicos para que tenha validação integral no processo de gestão administrativa: sua necessidade como informação e seu planejamento e controle.

Necessidade da informação, a informação tem que ser reconhecida como qualquer outro produto disponível, ela tem que ser almejada para ser útil, para ter sua utilidade cabe a cada um, seja contadores gerenciais, edificar essa mercadoria com qualidade e custos competitivos, já que temos pleno reconhecimento de sua utilidade, que é de suma importância para tomadas de decisões.

O grau de necessidade da informação é determinado pelos usuários finais dela, ou seja, seus consumidores, por isso a informação tem que ser construída basicamente focada na necessidade do usuário final.

O contador gerencial deve saber claramente que a informação que produz de seu sistema é elaborada para atender a necessidades de outros, deve-se fazer um levantamento das suas necessidades de informação a partir das decisões chaves que serão tomadas, baseando-se no sistema de informação contábil gerencial.

Para que um sistema de informação contábil seja vivo e ativo dentro de uma companhia, é preciso o respaldo dos altos níveis hierárquicos da administração da mesma. Sentida pela alta cúpula da administração, partindo-se dai temos tranquilidade, para desenvolver e manter o sistema de informação em resguardo.

A retaguarda é importante, visto que um sistema de informação contábil gerencial é abrangente e deve suprir todas as necessidades da empresa. Tendo sido reconhecido pela alta administração, sendo assim os demais níveis hierárquicos da empresa abastecidos e se beneficiarão do mesmo sistema de informação contábil.

Compreendemos que a necessidade da informação aliada ao amparo ao contador e a seu sistema, é o elemento de suma importância para o sucesso de um sistema de informação contábil.

Se esses conceitos de utilidade e necessidade da informação contábil não estejam inseridos no ambiente da cúpula administrativa da entidade, é papel do contador fazer brotar e crescer essa mentalidade gerencial . Fazendo com que o contador busque aprofundar seus conhecimentos, e cumprir seu objetivo de informar e gerenciar.

Fundamentos de um sistema de informação contábil

Há três pontos fundamentais para que um sistema de informação contábil seja valido dentro de uma empresa, são eles: operacionalidade, integração e custo da informação.

As informações tem que ser coletadas, armazenadas e processadas de forma operacional.

A operacionalidade nada mais é que todos os que trabalham com a informação contábil tem que saber e sentir que estão operando com dados reais de suma significância, práticos e objetivos: obtidos, armazenados e processados de forma pratica e objetiva.

Através disto obteremos uma utilização gerencial, pratica e objetiva.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com