TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Gerencial

Artigos Científicos: Contabilidade Gerencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  2.129 Palavras (9 Páginas)  •  690 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

Contabilidade gerencial como sistema de informação contábil.

A Contabilidade Gerencial é definida pela a CVM e o IBRACON, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover à seus usuários, por meio de demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade com relação à entidade objeto de contabilização.

Os objetivos da contabilidade devem atender efetivamente as necessidades dos usuários quanto aos elementos importantes para seu processo decisório.

O fluxo da informação é um recurso considerado estratégico. Já que uma das dificuldades está no processo de comunicação entre os níveis hierárquicos da empresa, onde o nível de entendimento dos problemas acaba sendo pequeno. A solução para determinados tipos de problemas está no aumento da comunicação interna e externa, que visam a eliminação das barreiras em relação ao fluxo de idéias, e à informação sobre problemas que contribuirão para a melhoria da empresa.

Passo 2

Arquitetura de um sistema de informação contábil

Apresentaremos, no fim deste passo, um painel com os aspectos principais e mais relevantes, que devem ser observados na elaboração de um Sistema de Informação Contábil Gerencial, antes apresentaremos as características e procedimentos para sua utilização adequada.

A informação contábil gerencial precisa atender primeiramente a dois pressupostos básicos para que tenha validade integral no processo de gestão administrativa:

• Necessidade da informação

• Planejamento e controle.

Fundamentos de um sistema de informação contábil

Três pontos são:

fundamentais para que um sistema de informação contábil tenha validade, dentro de uma entidade:

• Operacionalidade

• Integração e navegabilidade dos dados

• Custo da informação

Operacionalidade

As informações devem ser coletadas, armazenadas e processadas de forma operacional.

O fundamento da operacionalidade significa que todos os que trabalham com a informação contábil devem ser expressos com dados reais, significativos, práticos e objetivos; conseguidos, armazenados e processados de forma prática e objetiva.

Incluímos na introdução do tema que ainda consta como característica dos temas de contabilidades atuais sua apresentação arquitetada de forma não integrada.

Entendemos como não integrada, a estruturação de vários sistemas de informação contábil dentro de uma empresa.

Custo de informação

O fundamento do custo da informação faz parte dos princípios básicos da contabilidade, razão porque não nos alongaremos sobre este aspecto.

O sistema de informação contábil deve ser analisado avaliando o custo-benefício para a empresa.

Abrangência do Sistema de Informação Contábil

Segue abaixo as áreas abrangidas, pelo sistema de informação contábil:

• Contabilidade Financeira;

• Contabilidade em outras moedas (contabilidade pelos procedimentos da correção monetária integral e contabilidade em moeda estrangeira);

• Contabilidade Tributaria;

• Custos;

• Administração Financeira e Orçamentos;

• Contabilidade Divisional e Consolidação de Balanços;

• Analise Financeira, Padrões setoriais e Concorrências;

Contabilidade Estratégica;

• Aspectos Operacionais no Sistema de informação Contábil;

Áreas não contábeis que são abrangidas pelo sistema

• Dados Quantitativos;

• Sistema de Informação Contábil;

• Sistemas Operacionais Integrados;

Passo 3

O Ciclo de produção tem como objetivo básico no processo de produção, a conversão de matérias-primas em produtos acabas de forma que tenha a mais possível eficiência. Ele começa com uma mera requisição de matéria-prima e termina com o produto final no armazém de estocagem na empresa.

Como a produção de bens e serviços, normalmente, equipamentos e estrutura caras o ciclo de gestão do ativo fixo é uma ferramenta para gestão desse investimento, assim com o sistema de contabilização de custos torna-se de essencial aplicação no acompanhamento, ou melhor, no controle do processo de orçamento, caracterizando-se como sistemas de custeio por processo.

Passo 4

O sistema de informação contábil deve ser estruturado para poder responder as necessidades de informações que permitam a mensuração dos resultados econômicos de cada segmento do negocio identificado e, consequentemente, avaliar o desempenho desses gestores por meio do resultado alcançado.

A contabilidade por responsabilidade é caracterizada quando o sistema de informação contábil gerencial permite identificar os elementos patrimoniais e os resultados de partes da empresa, associando casa parte a um gestor responsável, que terá a responsabilidade de prestar contas dos elementos patrimoniais e de resultados junto à administração central da empresa.

Um sistema de informação é composto por uma série de dados que possibilita a tomada de decisão, interagindo-se com diversos níveis de departamentos, conhecido nas empresas como o nome de Sistema de informação Gerencial.

O Sistema de Informações Gerenciais é o processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com