TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Gerencial

Exames: Contabilidade Gerencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  2.597 Palavras (11 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE ANHANGUERA DE BELO HORIZONTE

Curso de Ciências Contábeis

7º Período

Caio Fernando Barcelos Siqueira Ra 2164259866

Joel Pereira Ra 2543441182

ATPS ETAPAS

1ª e 2ª

Belo Horizonte

2014

CONTABILIDADE GERENCIAL

ATPS ETAPAS

1ª e 2ª

Trabalho Apresentado à disciplina Contabilidade Gerencial de Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte.

Professor: Alberto

Belo Horizonte

2013

ETAPA1

Arquitetura de um sistema de informação contábil.

Os Sistemas de Informações Contábeis (SICs) são ferramentas que permitem que os contadores construam sistemas que ofereçam aos responsáveis pela tomada de decisão nas empresas as informações de que necessitam para melhorar o planejamento, a tomada de decisão e o controle gerenciais. Atualmente os sistemas de informação desempenham um papel vital em nossa economia e em nossa vida quotidiana. Os SICs são um tipo especial de sistema de informações que fornece informações sobre processos e eventos de negócio que afetam diretamente a organização.

Na era da informação, as empresas estão percebendo que o sucesso ou fracasso depende cada vez mais de como gerenciam, de que maneira usam as informações e que ações estas tomam a partir delas. Uma característica da era da informação é o emprego da maior parte da força de trabalho como trabalhadores do conhecimento. Esses trabalhadores estão constantemente produzindo e usando informações e conhecimentos.

Os contadores, assim como as pessoas que trabalham com sistemas de informação e os consultores, são trabalhadores do conhecimento. Nesta era da informação, é a produção de serviços e não a produção de bens que comanda a economia.

Os sistemas de informações não se baseia única e exclusivamente nos computadores, todavia, hoje em dia em praticamente todos os lugares onde a economia é globalizada encontram-se sistemas de informações baseados em computador.

Um sistema de informações é um conjunto de subsistemas inter-relacionados que funcionam em conjunto para coletar, processar, armazenar, transformar e distribuir informações para fins de planejamento, tomada de decisões e controle. Todo sistema de informações consiste em três principais componentes: entradas, processos e saídas. A entrada em um sistema de informações pode ser de dados ou de informações. Dados são os fatos brutos sobre eventos que não tem nenhum significado ou organização lógica. Todavia, os dados podem ser organizados de tal maneira que sejam úteis e tenham significado e aplicação para as pessoas.

Abrangência do Sistema de Informação

Um sistema de informação contábil gerencial tem necessariamente que abranger todas as áreas de contabilidade de que se vale o conceito de contabilidade de que se vale o conceito de contabilidade gerencial. Alem disso o sistema tem que incorporar todos os dados quantitativo necessários para mensurar e analise concatenada das informações com o movimento operacional da empresa.

Áreas Abrangidas Pelo Sistema de Informação Contábil:

- Contabilidade Financeira

- Contabilidade em outras moedas (contabilidade pelos procedimentos da correção monetária integral e Contabilidade em Moeda Estrangeira).

- Contabilidade Tributaria

- Custos

- Administração Financeira e Orçamentos

- Contabilidade Divisional e Consolidação de Balanços

- Analise Financeira, Padrões setoriais e Concorrências

- Contabilidade Estratégica.

Juntamente com isso o sistema deve prover todos os meios para trabalhar a informação em seus aspectos de informação futura,com analises percentuais.

Fundamentos de um sistema de informação contábil

Três fundamentos básicos: Operacionalidade, integração e custo da informação.

Operacionalidade: As informações coletadas devem ser feitas de uma forma operacional com dados corretos e reais significativos, práticos e objetivos. As principais características básicas da operacionalidade são.

Relatórios concisos; Elaborados de acordo com necessidades do usuário; coletados de informações objetivas e de imediato entendimento pelo usuário; Que não permitam dúvida sobre relatório apresentado e apresentação visual com manipulação adequada.

Integração: No Sistema de integração contábil só haverá um único dado e classificação. Se a empresa determinar que um lançamento contábil seja tratado como uma despesa de transporte de empregados ou um adicional de gastos com pessoal ou encargos sociais, todos utilizarão desta mesma informação e deverão buscar estes dados da contabilidade financeira e transferi-lo para outros eventuais subsistemas, assim todos darão o mesmo tratamento em termos de classificação por tipo de despesa.

Com esta integração os dados navegam por todo o sistema de informação contábil sendo originado de um lançamento na contabilidade financeira da forma correta e não sendo o mesmo reclassificado contabilmente por eventuais erros.

Sistema de Informação Contábil

Análise de Balanço Contabilidade em outras moedas Acompanhamento do negocio - balancete scorecard e gestão de riesco dados fisicos concorrentes etc.

Correção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com