TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Gerencial

Casos: Contabilidade Gerencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  1.689 Palavras (7 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

A informação deve ser considerada um instrumento de fundamental importância na gestão de uma organização, pois para todo e determinado tipo de atribuição, função ou responsabilidade, ela está presente e deve ser trabalhada, utilizando-se do seu valor para o desenvolvimento e crescimento da empresa, em conjunto com sistemas de informações, onde reforçam e efetivam o acesso ao conhecimento para a tomada de decisões.

A Informação no Contexto das Organizações

Considerando-se o ambiente das organizações, onde mudanças vêm ocorrendo, percebe-se que o uso da informação vem sendo cada vez mais utilizado como valor estratégico, porém, ainda é um assunto polêmico quando é comparada com outros recursos importantes na organização. Essas diferenças em relação a outros recursos dificultam ou impossibilitam a sua categorização em termos econômicos. Essas dificuldades motivam as organizações, como alternativa ao gerenciamento da informação, a direcionar seus esforços de gestão sobre as tecnologias da informação.

A importância da informação e do conhecimento nas organizações, nas empresas torna-se uma realidade que propicia propostas inovadoras e a informação passa a ser um elemento estruturante, contribuindo com eficácia, se considerar que a Gestão do Conhecimento se apoia no valor da informação e na organização de Sistema de Informação e de Conhecimento.

Nesse sentido, as evoluções da tecnologia da informação e dos meios como esta é transmitida, contribuem significativamente para o desenvolvimento das ações em geral e tem-se como finalidade, o conhecimento dos ambientes internos e externos de uma organização e sua atuação nestes ambientes. Para a obtenção de sucesso, a empresa deve acompanhar as mudanças ocorridas no ambiente externo (forças exógenas) quanto no ambiente interno (forças endógenas).

Em geral as empresas diferenciam-se em três níveis organizacionais: operacional, intermediário e institucional. A informação de nível institucional possibilita a observação das variáveis presentes nos ambientes externos e internos, com a finalidade de monitorar e avaliar o desempenho, planejamento e as decisões de alto nível. A informação de nível intermediário permite a observação de variáveis presentes nos ambientes externos e internos, monitora e avaliar seus processos, o planejamento e a tomada de decisões de nível gerencial. A informação de nível operacional possibilita a execução de suas atividades e tarefas, monitorar o espaço geográfico sob sua responsabilidade, o planejamento e a tomada de decisão de nível operacional.

É indiscutível a importância da informação na organização e que ela possua valores, mas é preciso definir parâmetros capazes de quantificar esses valores. Assim, valor da informação pode ser classificado:

Valor de uso (baseia-se na utilização final que se fará com a informação), Valor de troca (o usuário está preparado para pagar e variará de acordo com as leis da oferta e demanda), Valor de propriedade (que reflete o custo substantivo de um bem), Valor de restrição (que surge no caso de informação secreta ou de interesse comercial, quando o uso fica restrito apenas a algumas pessoas), Valor da informação (um bem abstrato e intangível, por isso, nem sempre é possível quantificar o valor da informação estabelecendo uma equivalência a uma quantia em dinheiro).

Devem atender as necessidades de uma pessoa ou um grupo, e satisfazer os seguintes requisitos: ser enviada à pessoa ou grupo certo; na hora certa e no local exato; na forma correta.

O segundo domínio é o da organização, que incorpora questões a respeito da determinação do valor da informação, e está relacionada ao seu papel no processo decisório.

Os Níveis Hierárquicos da Informação no Processo Decisório de uma Organização

Qualquer executivo que atua em uma organização tem como parte de sua função a tomada de decisão. Sendo assim os níveis hierárquicos da informação são fatores importantes que auxiliam na tomada de decisão. Havendo volume excessivo de dados e informações, aqueles que são mais importantes poderão passar despercebidos levando a uma tomada de decisão ineficaz. Assim a solução mais adequada seria escalonar a informação, diferenciando as necessidades em diferentes situações.

Os níveis hierárquicos da Informação obedecem a seguinte seqüência: DADOS - INFORMAÇOES - CONHECIMENTO - INTELIGENCIA

Na classe da informação os dados passam por um processo para serem exibido em uma forma inteligível ás pessoas que irão utilizá-lo. Assim, quando os dados são transformados em informações é possível refinar as informações, o que facilita a compreensão e gera o conhecimento.

O conhecimento é obtido pela interpretação e integração de vários dados e informações. Por meio do conhecimento haverá uma melhor compreensão do problema ou situação para a tomada de decisão.

Através da informação que agrega o conhecimento, a inteligência deve ser à base do processo decisório, considerando que raramente é possível alcançar a compreensão total. Aí entra a experiência que é aperfeiçoada a decisão tomada que resultou em algum tipo de vantagem para a organização.

A Equação de Valor de um Sistema de Informação

Para sobreviver no próximo século e não ser expulsa do mercado, a empresa precisa fornecer valor superior aos seus clientes. Fornecer valor é dar aos clientes tudo o que eles querem e nada do que não querem; a melhor qualidade e os preços sejam rápidos e sirva o cliente com um sorriso! Os clientes atuais, sofisticados e atentos, fazem quatro julgamentos quando decidem fazer negócio com uma organização: (1) qualidade, (2) serviço, (3) custos e (4) tempo.

A percepção do valor não acontece apenas na demanda por produtos de consumo, mas atinge todas aquelas instituições e empresas que fornecem algum tipo de produto ou prestam serviços. A demanda por maior valor em um sistema de informação, multimídia ou não, pode ser percebida pela qualidade dos serviços e produtos fornecidos. Portanto, é preciso qualificar estes quatro fatores dando enfoque particular à essência desse sistema, que é a informação. Estes fatores transformam-se em qualidade da informação, portfólio de produtos e serviços, custo e tempo de resposta. Um sistema de informação para fornecer valor superior deverá disponibilizar à seus clientes todos estes fatores simultaneamente. A equação apresentada abaixo procura traduzir esta percepção de valor, assim, o aumento do valor do sistema estará

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com