TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Gerencial

Artigos Científicos: Contabilidade Gerencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 2

1 - Quanto ao papel da Contabilidade Gerencial no processo empresarial de criação de valor, comente sobre sua ligação ao processo de “geração de lucro para os acionistas”.

Inicialmente, a criação de valor para o acionista está pautada na geração do lucro empresarial. Um empresário, acionista, que injeta seu capital em um negócio, espera como contrapartida o retorno econômico sobre esse capital investido. A finalidade de qualquer empresa é viabilizar tal retorno para o seu proprietário, valor esse representado por meio de seu balanço patrimonial, decorrente do aumento do patrimônio líquido.

2 - Atualmente a Contabilidade Gerencial é vista como parte integral do processo de gestão, com informações sendo disponibilizadas em tempo real para administração. Discorra sobre suas abordagens.

A Contabilidade Gerencial se constitui na parte do sistema contábil que se dedica às informações para os usuários internos da empresa. Ajusta-se constantemente às mudanças tecnológicas e demandas dos gestores. Ela tem em sua composição do processo: a identificação, mensuração, acumulação, análise, preparação, interpretação e comunicação das informações. Permite da extração dos dados, informações úteis para dar apoio às necessidades dos gestores internos da organização, subsidiando maior segurança no processo decisório para se atingir os melhores resultados dos seus indicadores de performance.

3 - O que significa a expressão “Estabilidade da Contabilidade Gerencial”?

Apesar do desenvolvimento de novos artefatos de Contabilidade Gerencial, autores e pesquisadores têm alertado para o que se pode denominar “Estabilidade da Contabilidade Gerencial”, afirmando que a pesquisa contábil tem causado pouco impacto na pratica das organizações. Os resultados das pesquisas indicam um acentuado descompasso entre teoria e prática da Contabilidade Gerencial e um baixou grau de implementação de novos artefatos gerenciais, mesmo em se tratando daqueles com maior divulgação como, por exemplo, o sistema de custeio baseado em atividades.

4 - Como pode ser definida a Contabilidade Gerencial?

A Contabilidade Gerencial pode ser definida como o processo de identificação, mensuração, acumulação, análise, preparação, interpretação, e comunicação de informação (tanto financeira como operacional) utilizada pela administração para planejamento, avaliação e controle dentro da organização e para assegurar o uso e a responsabilidade sobre seus recursos.

5 - Qual a diferença entre contabilidade financeira e gerencial?

A contabilidade gerencial não utiliza os princípios contábeis apesar de analisá-los normalmente com os princípios do Fluxo de Caixa. Normalmente ela é destinada a criação de relatórios diferenciados para que possa ser feito planejamento, avaliação de desempenho, avaliação dos resultados, definição de metas a serem cumpridas e orientação na futura tomada de decisão.

A contabilidade financeira é a contabilidade convencional, ou seja, é a contabilidade dos dia a dia, movimentações e técnicas contábeis.

6

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com