TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Gerencial

Dissertações: Contabilidade Gerencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  3.856 Palavras (16 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 16

OBJETIVO

Proporcionar ao(a) aluno(a) conhecimentos sobre a contabilidade gerencial, conceitos, definições e sua aplicação em Empresas, no Brasil.

ORIENTAÇÃO

O Portfólio deve ser respondido no padrão Eniac de entrega e postado até a data limite. O assunto deverá ser pesquisado na Biblioteca Virtual e na Biblioteca Física da Faculdade Eniac em pelo menos 02 livros que comporão a bibliografia deste trabalho. Esclarecer dúvidas para o desenvolvimento ideal do trabalho.

ATIVIDADE PROPOSTA

1) Elaborar um artigo sobre o assunto , dentro de um dos temas abaixo:

a) A importância da contabilidade gerencial para as Empresas.

b) Contabilidade Gerencial: a busca incansável pelos resultados nas empresas.

c) Gestão de Negócios: O que a contabilidade gerencial pode contribuir para os resultados.

d) Contabilidade: Por que o ramo gerencial se tornou de suma importância para a gestão das empresas.

2) Elaborar uma apresentação em PowerPoint (10 a 20 slides);

3) Apresentar comentário sobre o a bibliografia utilizada para a elaboração desta pesquisa.

CONCLUSÃO / PARECER

Apresente sua conclusão sobre o Portfólio, expressando o seu aprendizado principalmente sobre a importância do assunto para as pessoas jurídicas, governo e para o mercado. (pelo menos 20 linhas).

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE GERENCIAL PARA AS EMPRESAS

Luanda Gomes Roseira*

Thamara do Nacimento**

RESUMO

O uso das novas tecnologias da informação e das comunicações na gestão dos negócios tem provocado contínua inovação das práticas contábeis, que já não são mais conhecidas apenas pelos profissionais do sistema contábil, e sim por pessoas que a enxergam como forma de se engrandecer não só na vida empresarial, tornando-se assim, um caso de sucesso e de sobrevivência pessoal, pois o objetivo básico da contabilidade é ajudar as pessoas dentro e fora das organizações, a tomar decisões tanto sendo as imediatas quanto as decisões de longo prazo. O presente artigo tem como objetivo explanar como a Contabilidade Gerencial foca a sua atenção com o que é necessário para auxiliar os administradores, ou seja, todo o pessoal que trabalha no interior da organização. Em contradição, a Contabilidade Financeira está atenta com as necessidades dos acionistas e dos agentes localizados no exterior do empreendimento. Há diferenças entre estes dois conceitos, mas podemos dizer que uma completa a outra.

Palavras-chave: Tecnologia. Comunicações. Decisões. Contabilidade Gerencial. Contabilidade Financeira. Vida empresarial.

1. INTRODUÇÃO

Durante muito tempo, a contabilidade foi vista apenas como um sistema de informações tributárias, mas hoje em dia, com um mercado altamente competitivo, ela é vista também como um instrumento gerencial que auxilia os empresários na tomada de decisão, e no processo de gestão, planejamento, execução e controle.

A Administração e Contabilidade são informações que se completam. O sistema contábil proporciona aos gestores e também aos usuários externos uma visão geral da organização, servindo de ligação entre os sistemas de informação, como marketing, recursos humanos, pesquisa e desenvolvimento e produção. Nele as informações produzidas pelos outros sistemas são expressas entre termos financeiros, tornando possível desenvolver uma estratégia para atingir os objetivos do empreendimento. Em conjunto, o contador e o administrador, fazem parte de uma atividade onde o trabalho do administrador depende do contador, pois o mesmo gera todos os conhecimentos necessários para o planejamento da empresa, visando à melhoria contínua de seus saldos e negócios.

Desde o século XV, quando o monge italiano Luca Paciolli descreveu em livro o método das partidas dobradas, a essência do trabalho do contador continua desafiadora, exigindo dos profissionais muito mais do que raciocínio lógico e puramente matemático. A capacidade de exercer a abstração e de aplicar essa habilidade à ciência contábil é um dos grandes desafios da profissão.

Um conjunto de fatores e elementos exige do contador desenvolver a capacidade de atuar não só dentro da lógica dos números, mas os compreender e os relacionar ao ambiente dos negócios; às variáveis impostas pelas normas, regras e leis que regem a economia; às constantes e evolutivas mudanças tecnológicas; às realidades do meio ambiente em que pessoas, empresas e instituições estão inseridas; e às características das sociedades e das relações humanas, especialmente em um mundo que vive o fenômeno da globalização.

2. A HISTÓRIA DA CONTABILIDADE

A Contabilidade, ciência que registra, resume e interpreta os fenômenos que afetam as situações financeiras, patrimoniais e econômicas de qualquer empresa, surgiu nos primórdios da civilização. Naquela época, o registro da quantidade de animais possuídos era feito pela associação do número de animais com uma determinada quantidade de pedras. O indivíduo pré-histórico sustentava em suas mãos uma pedra para cada animal no qual era levada ao pastoreio. Ao recuar, observava se a quantidade de pedras conferia com a de animais, podendo, verificar se algum animal teria se perdido. Com isso, pode-se afirmar que a Contabilidade é considerada tão ou mais antiga que a matemática.

Ao longo da Idade Média, a atividade comercial e industrial foi gradativa e lentamente se expandindo, porém, apenas os bancos conduziam negociações de vulto e por esta razão eles dispunham de sistemas completos de registros contábeis que terminaram na produção do método das “partidas dobradas”, que até hoje serve de base para a Contabilidade.

Através desta metodologia, as transações realizadas por uma empresa são decompostas em dois elementos básicos: a origem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com