TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Gerencial

Dissertações: Contabilidade Gerencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 3

2 GESTÃO INDUSTRIAL

A gestão Industrial diz respeito principalmente à contabilidade de custos tendo em vista que a atividade básica de uma indústria é a transformação das matérias primas com aplicação de mão de obra juntamente com o uso de maquinas e equipamentos onde em cada uma dessas atividades são gerados os custos que deverão compor o preço do produto.

2.1 DIFERENÇAS NA APURAÇÃO DOS CUSTOS DAS VENDAS

O custo representa um gasto relativo a um bem ou serviço utilizado na produção de outros bens e serviços.

Para apuração desses custos é utilizada a contabilidade de custos tanto para formação de estoques como para determinação dos lucros auxiliando no controle e na tomada de decisões.

A diferença é que nas Indústrias os custos correspondem aos gastos relativos à fabricação dos produtos. E no comercio a atribuição do custo é das mercadorias vendidas e é baseado principalmente no custo de aquisição.

2.2 MÉTODOS DE CUSTEIO

Os métodos de custeio determinam os valores que compõem os custos. De uma forma simplificada podemos dizer que o custo é incluído no valor do produto enquanto que as despesas vão para o resultado.

Custeio Variável também chamado de Custeio Direto leva em consideração apenas os custos variáveis que integram o produto. Esses sistema faz com que as despesas da empresa aumentem diminuindo o lucro.

Custeio por Absorção é o único oficialmente reconhecido pela Receita Federal. Os custos indiretos fixos de fabricação são computados como custos dos produtos em vez de serem considerados como despesas do período.

2.3 PREÇO DE VENDA E A GERAÇÃO DE LUCRO

A formação do preço de venda é o elemento essencial da gestão econômico-financeira e mercadológica das empresas. Na formação do preço de venda pelo Mark-up, será acrescentada uma margem para cobrir os demais gastos que não estão incluídos no custo (tributos, comissões) e também o lucro desejado.

2.4 UNIDADES EQUIVALENTES DE PRODUÇÃO

Em uma indústria existem produtos em diversas fases de produção. São os produtos acabados e em elaboração. Uns em inicio, outros em meados e outros quase acabados. Dessa forma é necessário que se consiga atribuir valores aos diversos produtos nas diversas fases de elaboração a fim de que se possa avaliar o estoque. Assim atribuindo-se um percentual de acabamento para o produto pode-se avaliar o ser custo.

2.5 CUSTEIO ABC: POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO PARA FINS FISCAIS

Custeio ABC é um sistema de custeio que se caracteriza pela atribuição dos custos indiretos de fabricação aos produtos, por meio de atividades que são um conjunto de tarefas que combinam recursos humanos, financeiros, materiais e tecnológicos. Esses Custos Indiretos de Fabricação são repassados aos produtos pelos departamentos da indústria e exige adaptação do Plano de Contas para possibilitar essa atribuição dos custos na forma de alocação direta, por rastreamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com