TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Gerencial

Artigos Científicos: Contabilidade Gerencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  1.383 Palavras (6 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 6

Exemplos: Energia elétrica e água, ambos consumidos na fábrica, lubrificantes para as máquinas, salários dos gerentes e supervisores da fábrica, entre outros.

2.4 Custos Fixos (CF)

São considerados custos fixos, aqueles incorridos na fabricação dos produtos, bens ou serviços e que não dependem diretamente do aumento ou da diminuição do volume produzido, ou seja, não possui qualquer relação com a quantidade produzida, o seu valor não se altera, mesmo que se produzam mais ou menos produtos, bens ou serviços.

Exemplos: limpeza da fábrica, aluguel da fábrica, manutenção, entre outros.

2.5 Custos Variáveis (CV)

São considerados custos variáveis, aqueles incorridos na fabricação dos produtos, bens ou serviços e que variam conforme a quantidade produzida, ou seja, se a quantidade produzida for maior, implicará em maiores custos, bem como, se a quantidade produzida for menor, implicará em uma diminuição nos custos.

Exemplos: matérias-primas, mão-de-obra, energia elétrica da fábrica, entre outras.

2.6 Perdas

São fatos ocorridos em situações excepcionais que fogem a normalidade das operações. São considerados não operacionais e não fazem parte dos custos de produção dos produtos. São eventos econômicos negativos ao patrimônio empresarial, não habituais, tais como deterioração anormal de ativos, perdas de créditos excepcionais, capacidade ociosa anormal, etc.

2.7 Investimentos

É considerado como investimento, todo gasto incorrido em bens ou serviços visando benefícios futuros. Todos os ativos da empresa são armazenados, ou seja, estocados e gozam de vida útil mais longa, onde serão consumidos ou vendidos em tempo maior.

Exemplos: compra de maquinários, equipamentos e imóveis, compra de títulos financeiros, tais como: letras de câmbio e ações na bolsa de valores.

2.8 Bases de Rateio

Bases de rateio são conjuntos de dados que, de alguma forma, se relacionam com o tipo de custo a ser rateado, por exemplo:

 Se vamos ratear o custo da manutenção mecânica, é razoável que se utilizem como base de rateio as horas apontadas nos serviços prestados por esse departamento, já que a manutenção "vende" o tempo de seus técnicos.

 Se vamos ratear o custo de imposto predial, é razoável que se utilize a área ocupada por cada departamento, já que esse custo está diretamente relacionado com a área construída.

Não há entretanto uma regra que define quais são as bases de rateio a serem empregadas, logo, elas são definidas pelo livre-arbítrio do contador e, por essa razão, são chamadas de arbitrarias.

2.9 Métodos de Custeio

2.9.1 Custeio por Absorção

É o método tradicional de custeamento, onde, para se obter o custo dos produtos, considerem-se todos os gastos industriais, diretos ou indiretos, fixos ou variáveis. Os gastos industriais indiretos ou comuns são atribuídos aos produtos por critérios de distribuição.

2.9.2 Custeio Direto ou Variável

Esse método de custeio utiliza-se apenas dos custos e despesas que têm relação proporcional e direta com a quantidade de produtos. A nomenclatura custeio direto vem do fato de que a maioria dos custos variáveis são custos diretos, em quase todos os produtos.

No custeio direto ou variável, os custos fixos indiretos não são alocados aos produtos e são tratados como despesas do período.

3.Etapa 3

3.1 Definição de Processos

Processos são definidos como uma série sistemática de ações direcionadas para a consecução de uma meta.

Outra definição de processo é a de Campos (1999), que salienta a ideia de operações sucessivas e/ou paralelas que proporcionam um resultado, geralmente como parte de um ciclo global de produção, de um produto ou de um serviço.

Citamos três categorias básicas de processos utilizados nas atividades empresariais:

Processos de Negócio - são os processos que descrevem o desempenho da empresa e que são apoiados por outros processos internos, revertendo-se no produto ou serviço que é recebido por um cliente externo;

Processos Organizacionais - são os processos focados na organização e possibilitam o desempenho coordenado dos vários subsistemas da organização em busca de seu funcionamento geral, assegurando o suporte adequado aos processos de negócio.

Processos Gerenciais - são os processos focados nos gestores e nas suas relações e agregam as ações de medição e ajuste do desempenho da organização.

3.2 Processos e Concorrência

Os processos para as atividades empresariais costumam ser o princípio das competências características das empresas, fazendo dessa forma, a diferença em termos de concorrência, além da influência que podem ter a estratégia, os produtos, a estrutura e a indústria.

Esses processos empresariais não criam apenas as eficácias de hoje, como também asseguram o futuro por intermédio de destrezas que se ajustam aos novos produtos.

A ágil inovação dos processos pode ocasionar em capacitações organizacionais melhoradas que possibilitem, por exemplo, que os novos produtos sejam produzidos com mais eficiência.

Processos que fazem relação a capacidade de geração de valor ao cliente, podem ser divididos em:

Primários – são processos que agregam atividades que criam valores para o cliente.

Suporte – são processos que asseguram o apoio necessário ao funcionamento adequado dos processos primários.

É de fundamental importância observar que os processos primários são os processos de negócio e que os processos organizacionais e os gerenciais, de acordo com essa definição, são processos de suporte.

De uma maneira geral, os processos nas atividades empresariais podem ser:

Internos – ou seja, quando tem seu início, sua execução e finalização dentro da mesma empresa;

Externos – são aqueles que podem, também, ser intra-organizacionais, ou seja, aqueles que envolvem diversas empresas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com