TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Gerencial

Monografias: Contabilidade Gerencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  4.685 Palavras (19 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 19

Contabilidade Gerencial

Contabilidade gerencial é uma das áreas da organização com as funções específicas de gestão, decisão, mensuração e iformação.

A missão da contabilidade gerencial é coordenar a otimização do desempenho econômico visando ao crescimento da riqueza da empresa.

A função da contabilidade gerencial é: gerenciar o processo de gestão, apoiar a avaliação de desempenho, apoiar a avaliação de resultado, gerir os cadernos gerenciais no contexto gerencial e financeiro.

A diferença básica da contablidade financeira e contabilidade gerencial é que a contabilidade financeira baseia-se em resultados passados, auxiliando a contabilidade gerencial, na qual trabalha com o planejamento de operações fuutras utliando-se de números reais e estimados na busca da ampliação das riquezas da empresa.

Os sistemas de informação global é importante pois são através dele que as empresas fazem as suas tomadas de decisões e são dividido em quatro:

- defensivo - sistema de informação para orientar destinado a evitar surpresas para a empresa

- Neutro - Para obter parâmetros de avaliação do desempenho da empresa

- Proativo - para identificar oportunidade de negócios

- Criativo - orientar a geração de oportunidade de negócios

O sistema de contabilidade gerencial também necessita informar custos precisos dos produtos, de modo que a fixação de preços, a introdução de novos produtos, o abandono de produtos obsoletos e a resposta a produtos rivais possam se basear na melhor informação possível sobre as necessidades de recursos para aquele produto.

Agora vamos fazer alguns exercícios. E leia o conteúdo nas bibliografias recomendadas.

Para melhor intendimento da contabilidade gerencial devemos rever alguns conceitos da contabilidade de custos.

São eles:

Custeio de absorção: custeio por absorção “é o método de custeio de estoque em que todos os custos, variáveis e fixos,

são considerados custos inventariáveis. Isto é, o estoque “absorve” todos os custos de fabricação”.

É o custeio aceito pelo fisco brasileiro.

Custeio variavel ou também conhecido por custeio direto é o custeio que consiste em considerar como custo de produção do períodoapenas os custos variável incorridos. Os custos fixos pelo fato de existirem memso que náo haja produção não são considerados como custos e sim como despesas, sendo encerrados diretamente contra o resultado do período. O custeio variável é uma ferramenta muito utilizada pela contabildade gerencial ( no contexto de tomada de decisão) pois permite uma avaliaçao precisa da lucratividade de cada produto.

Margem de contribuição = Receita líquida - Custo variável

Todas as atividades empresariais envolvem recursos e, portanto, devem ser conduzidas para a obtenção de lucro. As atividades do porte financeiro têm como base de estudo e análise dados retirados do Balanço Patrimonial, mas principalmente do fluxo de caixa da empresa já que daí, é que se percebe a quantia real de seu disponível circulante para financiamentos e novas atividades. As funções típicas do administrador financeiro são:

Análise, planejamento e controle financeiro

Baseia-se em coordenar as atividades e avaliar a condição financeira da empresa, por meio de relatórios financeiros elaborados a partir dos dados contábeis de resultado, analisar a capacidade de produção, tomar decisões estratégicas com relação ao rumo total da empresa, buscar sempre alavancar suas operações, verificar não somente as contas de resultado por competência, mas a situação do fluxo de caixa desenvolver e implementar medidas e projetos com vistas ao crescimento e fluxos de caixa adequados para se obter retorno financeiro tal como oportunidade de aumento dos investimentos para o alcance das metas da empresa.

Tomada de decisões de investimento

Consiste na decisão da aplicação dos recursos financeiros em ativos correntes (circulantes) e não correntes (ativo realizável a longo prazo e permanente), o administrador financeiro estuda a situação na busca de níveis desejáveis de ativos circulantes , também é ele quem determina quais ativos permanentes devem ser adquiridos e quando os mesmos devem ser substituídos ou liquidados, busca sempre o equilíbrio e níveis otimizados entre os ativos correntes e não-correntes, observa e decide quando investir, como e quanto, se valerá a pena adquirir um bem ou direito, e sempre evita desperdícios e gastos desnecessários ou de riscos irremediável, e ate mesmo a imobilização dos recursos correntes, com altíssimos gastos com imóveis e bens que trarão pouco retorno positivo e muita depreciação no seu valor, que impossibilitam o funcionamento do fenômeno imprescindível para a empresa, o 'capital de giro'.

Como critérios de decisão de investimentos entre projectos mutuamente exclusivos, pode haver conflito entre o VAL (Valor Actual Líquido) e a TIR (Taxa Interna de Rendibilidade). Estes conflitos devem ser resolvidos usando o critério do VAL.

Tomada de decisões de financiamentos

Diz respeito à captação de recursos diversos para o financiamento dos ativos correntes e não correntes, no que tange a todas as atividades e operações da empresa; operações estas que necessitam de capital ou de qualquer outro tipo de recurso necessário para a execução de metas ou planos da empresa. Leva-se sempre em conta a combinação dos financiamentos a curto e longo prazo com a estrutura de capital, ou seja, não se tomará emprestado mais do que a empresa é capaz de pagar e de se responsabilizar, seja a curto ou a longo prazo. O administrador financeiro pesquisa fontes de financiamento confiáveis e viáveis, com ênfase no equilíbrio entre juros, benefícios e formas de pagamento. É bem verdade que muitas dessas decisões são feitas ante a necessidade (e até ao certo ponto, ante ao desespero), mas independente da situação de emergência é necessária uma análise e estudo profundo e minucioso dos prós e contras, a fim de se ter segurança e respaldo para decisões como estas.

Decisões táticas: comprar x produzir, investir x alugar, decisão sobre substituição de equipamentos

As

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com