TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Gerencial

Trabalho Escolar: Contabilidade Gerencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  6.187 Palavras (25 Páginas)  •  788 Visualizações

Página 1 de 25

HISTORIA DA CONTABILIDADE

A contabilidade existe desde o princípio da civilização humana e durante muito tempo foi chamada “a arte da escrituração mercantil”. O homem observou que era preciso controlar, administrar e preservar seus bens e que poderia, através de desse controle, obter lucros e foi através desta necessidade que surgiu a contabilidade.

Não é descabido afirmar-se que a contabilidade é tão antiga quanto a origem do Homo sapiens. Historiadores fazem remontar os primeiros sinais objetivos da existência contábil aproximadamente ha 4.000 anos AC. Entretanto, antes disto, o homem primitivo ao inventariar os instrumentos de caça e pesca disponível, ao contar seus rebanhos, ao contar de suas ânforas de bebidas, praticava uma forma rudimentar de contabilidade.

É claro que sua evolução foi relativamente lenta até o aparecimento da moeda. Na época de troca de mercadorias os negociantes anotavam as obrigações, os direitos e os bens. Tratava-se, portanto, de um inventário físico, sem avaliação monetária. Como a preocupação com as propriedades e a riqueza é uma constante, o homem teve de ir aperfeiçoando seu instrumento de avaliação da situação patrimonial à medida que as atividades foram desenvolvendo-se em dimensão e em complexibilidade. O acompanhamento da evolução do P.L. das entidades de qualquer natureza

constituiu-se no fator mais importante da evolução da disciplina contábil.

Em contabilidade, o Método das Partidas Dobradas, descrito pela primeira vez por Luca acioli no livro "Summa de Arithmetica, Geometria proportioni et propornaliti" em 1494, é o sistema-padrão usado em empresas e outras organizações para registrar transações financeiras. Sua premissa é de que a condição financeira e os resultados das operações de uma empresa ou organização são melhores representadas por diversas variáveis, chamadas contas, em que cada uma reflete um aspecto em particular do negócio como um valor monetário. Cada transação financeira é registrada na forma de entradas em pelo menos duas contas, nas quais o total de débitos deve ser igual ao total credito.

Vê-se que a partida dobrada representa um registro, patrimonial ou de resultado do período, que representa "algo que vai simultaneamente a outro algo que vem", portanto, são lançamentos de débito e crédito, ou de haver e dever de igual valor.

OBJETIVO DA CONTABILIDADE

A Contabilidade tem o patrimônio das empresas como seu objeto de estudo e o seu objetivo é revelar como se encontra e quais os fatores que proporcionaram mutações ao mesmo, fornecendo assim, informações úteis à tomada de decisões. Nos Estados Unidos, por exemplo, as informações contábeis são produzidas principalmente para os pequenos e médios investidores, enquanto que no Brasil são destinadas principalmente ao Fisco, não havendo muita transparência nos demonstrativos contábeis.

Iudicibus leciona que: “... o estabelecimento dos objetivos da contabilidade pode ser feito na base de duas abordagens distintas: ou consideramos que o objetivo da contabilidade é fornecer aos usuários, independentemente de sua natureza, um conjunto básico de informações que, presumivelmente, deveria atender igualmente bem a todos os tipos de usuários, ou a contabilidade deveria ser capaz e responsável pela a apresentação de cadastros de informações totalmente diferenciados, para cada tipo de usuário”.

O dever de demonstrar a situação do patrimônio e o resultado do exercício de forma clara e precisa, e rigorosamente de acordo com os conceitos, princípios e normas básicas é da contabilidade. O resultado apurado deve ser economicamente exato.

O objetivo básico dos demonstrativos financeiros é prover informação útil para a tomada de decisões econômicas.

USUÁRIOS E NECESSIDADES DA CONTABILIDADE

Os usuários da contabilidade podem ser classificados em dois grupos: internos –

representados pelos empregados, gerentes, diretores, chefes de unidades produtivas, etc., e externos – representados pelos bancos, fornecedores, governo, sindicatos, acionistas, agências, investidores, institutos, instituições de ensino e estudantes, pessoas físicas, etc.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Contadores (IBRACON) 1992, usuário é “toda pessoa física ou jurídica que tenha interesse na avaliação e do progresso de determinada entidade, seja tal entidade empresa, ente de finalidades não lucrativas, ou mesmo patrimônio familiar”.

Tabela 1. Classificação dos usuários em função dos tipos de informação.

Usuário da Informação Contábil

• Acionista minoritário fluxo regular de dividendos.

• Acionista majoritário ou com grande participação de fluxo de dividendos, valor de mercado da ação, lucro por ação.

• Acionista preferencial fluxo de dividendos mínimos ou fixos.

• Emprestadores em geral geração de fluxos de caixa futuros suficientes para receber de volta o capital mais os juros, com segurança.

• Entidades governamentais valor adicionado, produtividade, lucro tributável.

• Empregados em geral, como assalariados fluxo de caixa futuro capaz de assegurar bons aumentos ou manutenção de salários, com segurança; liquidez.

• Média e alta administração retorno sobre o ativo, retorno sobre o patrimônio líquido; situação de liquidez e endividamento confortáveis.

CARACTERISTICAS QUALITATIVAS DAS DEMONSTRAÇÕES CONTABEIS.

São quatro as principais características qualitativas obrigatoriamente presentes nas Demonstrações Contábeis: Compreensibilidade, Relevância, Confiabilidade e Comparabilidade.

A Compreensibilidade se fundamenta no objetivo do pronto entendimento por parte do usuário que tenha as características mencionadas no item 5, mas a complexidade de qualquer matéria não deve levar à falta de registro, de registro adequado ou de evidenciação sob o argumento de eventual dificuldade de entendimento por parte desse usuário.

A Relevância diz respeito à influência de uma informação contábil na tomada de decisões. As informações são relevantes quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.3 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com