TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Gerencial

Dissertações: Contabilidade Gerencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  2.128 Palavras (9 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 9

Contabilidade Gerencial como Ferramenta no Processo de Tomada de Decisão nas Microempresas

Dioice G. da Silva (La Salle)

dioicesilva@hotmail.com

Renato Sousa de Freitas (La Salle)

Reimanaos1@hotmail.com

Roseli da Silva e Silva (La Salle)

Roseli.silva_am@hotmail.com

Almir Maquiné (La Salle)

Almirmaquineyahoo.com.br

Linha de Pesquisa: A Contabilidade como Ferramenta de Gestão Empresarial

Resumo

Esta pesquisa apresenta a contribuição da Contabilidade Gerencial como ferramenta na tomada de decisão de uma empresa e o uso dessa ferramenta, para o bom desenvolvimento administrativo. Verificando o propósito principal da Contabilidade Gerencial, podemos constatar que esta ferramenta e de suma importância para administração de uma empresa. Pois tem a característica de fornecer informações para os administradores. É uma ferramenta de grande utilidade nos procedimentos contábeis, tanto na Contabilidade financeira como na de custos, que de forma real auxilia o gerenciamento e tomada de decisões.

Palavras chave: Contabilidade Gerencial e Tomada de Decisão.

1. Introdução:

Com o crescimento do empreendedorismo, o número de microempresas vem crescendo cada vez mais tomando o seu espaço no mercado. A Contabilidade Gerencial é de grande importância para as empresas que querem ter um bom desenvolvimento administrativo, esta sendo bem utilizada pode alcançar metas e decisões que podem contribuir para o crescimento empresarial.

A demonstração contábil tem como finalidade mostrar ao empresário se ele obteve lucro ou prejuízo, com a aplicação da Contabilidade Gerencial o empresário pode se prevenir de futuros prejuízos, passando a tomar decisões que venham obter mais lucro e crescimento em seu empreendimento.

Atualmente as empresas procuram soluções de gerenciar seu empreendimento, buscando sempre o crescimento econômico, mais receita e menos despesas.

Constata-se que a Contabilidade Gerencial é a ferramenta fundamental que faz com que o empreendedor possa tomar suas decisões, baseado em informações obtidas através de relatórios realizados por ele mesmo ou pela assessoria de um profissional da área contábil.

2. Desenvolvimento:

2.1Conceito de Contabilidade

A contabilidade tem grande importância para a gestão empresarial de uma microempresa, e esta faz parte de um grande conjunto de conhecimentos.

De acordo com Franco (1997), a contabilidade desde o seu aparecimento como conjunto ordenado de conhecimentos, com objeto e finalidades definidas, tem sido considerada como arte, técnicas ou como ciência, de acordo com a orientação seguida pelos doutrinadores ao enquadrá-la no elenco das espécies do saber humano.

Segundo Crepaldi (2008), a contabilidade é uma das ciências mais antiga do mundo. Existem diversos registros que as civilizações antigas já possuíam um esboço de técnicas contábeis.

2.2 Conceito de Contabilidade Gerencial

A contabilidade é uma ciência que está presente em várias divisões de trabalho, ela pode ser usada na área financeira, na área de custos, na área de auditoria, etc. A Contabilidade Gerencial é de fundamental importância para a administração e tomadas de decisão de um estabelecimento empresarial.

De acordo com Cabrelli e Ferreira (2007), a Contabilidade Gerencial num sentido menor está voltada exclusivamente para a administração da empresa, procurando suprir informações que se encaixam de maneira válida e efetiva no modelo decisório do administrador. A Contabilidade Gerencial é caracterizada como um enfoque no fornecimento de informação para os administradores, no caso uma ferramenta para a administração.

2.3 A importância da Contabilidade

Nos dias atuais com a competição do mercado, as empresas precisam manter-se, bem organizadas, para poder fazer a diferença no mercado que é bastante competitivo.

Segundo Vasconcelos (SD), como a contabilidade é tão importante, é aconselhável que todos os administradores de todos os tipos de organização compreendam sua utilidade e suas limitações. [...] Os administradores ficarão prejudicados em seus estabelecimentos, por não terem tamanho conhecimento de sua profissão que exerce em seu estabelecimento empresarial.

2.4 A Contabilidade Gerencial, o que é? Como utilizá-la?

A Contabilidade Gerencial é uma ferramenta que é utilizada no processo de gestão e tomada de decisão do negócio. Esta ferramenta fornece informações necessárias para o sucesso das negociações.

Segundo Marion (2003), A Contabilidade Gerencial voltada, voltada para fins internos, procura suprir os gerentes de um elenco maior de informações, exclusivamente para a tomada de decisões. Diferencia-se das outras contabilidades, pois não se prende aos princípios tradicionais aceitos pelos contadores ou profissional que exerce a Contabilidade Gerencial, que é também conhecido como controller.

A administração de uma entidade empresarial é um processo complexo e amplo que necessita de uma adequada estrutura de informações e a contabilidade é a principal.

Segundo Crepaldi (2008), a Contabilidade Gerencial é uma atividade fundamental na vida econômica. Mesmo na economia mais simples é necessário manter a documentação dos ativos das dívidas e das negociações com terceiros, O papel da contabilidade torna-se ainda mais importante nas complexas economias modernas. [...] Em sentido amplo a contabilidade trata da coleta, apresentação e interpretação dos fatos econômicos, usam-se os termos Contabilidade Gerencial, para descrever essa atividade financeira quando a organização presta informação a terceiros.

Entendemos por Contabilidade Gerencial, como conceito básico, formador do método que orientará o conjunto de conhecimentos contábeis organizado para observar o objeto da ciência sob o aspecto administrativo notadamente sob os da tomada de decisões. A Contabilidade Gerencial é, pois uma organização de conhecimento científico para conseguir efeitos práticos na direção dos empreendimentos, que sejam eles lucrativos, que visam suprir apenas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com