TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Gerencial

Dissertações: Contabilidade Gerencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  1.092 Visualizações

Página 1 de 3

Curso: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Semestre: 8º SEMESTRE 2015

Disciplina: CONTABILIDADE GERENCIAL

Professor: SÉRGIO ALMIR WACHTER

Acadêmico (a):

ATIVIDADE II - 3,00

Questão 01:

Cite pelo menos três tipos de informações ou relatórios gerenciais para os níveis: Estratégico; Tático e Operacional.

Estratégico; balanços patrimoniais, gráficos de desempenho da organização, previsões de lucro, demonstrativos do resultado dos exercícios.

Tático; Projeção de venda para o mês seguinte, relatório de faturamento, análise de clientes, produtos ou mercado lucro efetivo por produto, comparativo de desempenho da empresa, relatórios analíticos e sintéticos.

Operacional; Formulários de cadastros, relatórios de conferências de estoque, listagem de presença dos funcionários, consultas e modificações de dados, relatórios diários de compras.

Para cada nível organizacional existe um tipo específico de sistema de informação. No nível operacional temos os Sistemas de processamento de transações (SPT). Em se tratando de nível tático, temos dois tipos de SI: Sistemas de informação gerencial (SIG) e Sistemas de apoio à decisão (SAD). No topo dessa estrutura, temos o nível estratégico que está amparado por Sistemas de informação executiva (SIE).

Essa á forma mais aceita de se dividir os sistemas de informação, de acordo com sua finalidade de uso e nível organizacional o qual irá auxiliar.

Questão 02:

Para que a informação represente adequadamente as transações e outros eventos que ela se propõe a representar, é necessário que tais transações e eventos sejam contabilizados e apresentados de acordo com a sua substância e realidade econômica, e não meramente sua forma legal. Esta afirmação se refere ao pressuposto da:

( x ) a - Essência sobre a forma;

( ) b - Confiabilidade;

( ) c - Relevância;

( ) d - Compreensibilidade.

Questão 03:

A informação contábil precisa atender primeiramente a dois pressupostos básicos, para que tenha validade integral no processo de gestão administrativa: São eles:

( ) a - Custo da informação e Fluxo da informação;

( ) b - Sua necessidade como informação;

( ) c - Seu planejamento e controle;

( x ) d - B e C estão corretas.

Questão 04:

O nível de estruturação da informações gerenciais aumenta em grau de estruturação em oposição ao nível empresarial, isto é, quanto maior o nível empresarial, menor o grau de estruturação das informações:

( ) a - Afirmativa totalmente incorreta;

( ) b - Afirmativa parcialmente correta;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com