TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Gerencial

Artigos Científicos: Contabilidade Gerencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  4.883 Palavras (20 Páginas)  •  580 Visualizações

Página 1 de 20

Introdução

O objetivo é produzir as informações qualificadas, a Contabilidade Gerencial é o processo de identificação, mensuração, acumulação, análise, preparação, interpretação e comunicação de informações financeiras utilizadas pela administração para o planejamento, avaliação e controle dentro de uma organização.

Segundo Sérgio de Iudicibus, “a Contabilidade Gerencial pode ser caracterizado, como um enfoque especial conferido a várias técnicas e procedimentos contábeis já conhecidos e tratados na contabilidade financeira, na contabilidade de custos, na análise financeira e de balanços etc., colocados numa perspectiva diferente, num grau de detalhe mais analítico ou numa forma de apresentação e classificação e diferenciado, de maneira a auxiliar os gerentes das entidades de um processo decisório”.

Questionário

1. Qual o objetivo principal da Contabilidade Gerencial?

O objetivo da Contabilidade Gerencial é a identificação dos fatos contábeis e sua quantificação para estabelecer as diretrizes a serem adotadas pelos administradores deve acompanhar passo a passo o cotidiano empresarial. Compete ao contador gerencial evidenciar aquilo que é relevante ou irrelevante para ser objeto de análise, a simples aglomeração de dados é algo extremamente simples de se obter através dos atuais sistemas de informações computacionais, a relevância da contabilidade gerencial reside na identificação daquilo que realmente vai fazer a diferença na decisão de fabricar um bem ou adquirir de terceiros, deixar de produzir uma linha de produtos, terceirizar, enfim, cabe ao contador atuar para subsidiar o modelo para a decisão entre diferentes linhas de ação. A Contabilidade Gerencial abrange de forma seletiva todos os segmentos hierárquicos existentes numa empresa. A seletividade fornece um padrão de agregação diferenciado de informações específicas para atendimento da demanda de determinada clientela.

2. Quais os três Macro conjuntos de Informações? Explicá-los.

Segundo a tipologia estabelecida por Padoveze (2000, p.34), existem três macro conjuntos de informações;

 O Primeiro conjunto para satisfazer a alta administração da empresa, essas informações são caracterizadas por se apresentarem de forma sintética em grandes agregados a fim de possibilitar ao administrador uma visão conjuntural da empresa, tratam-se de informações sobre o todo empresarial e daí denominada gerenciamento contábil global.

 O Segundo conjunto de informações, objetiva suprir a demanda da média administração, neste grupamento às informações são pouco mais detalhadas que a anterior, mas ainda contém elevado grau de sintetização, tais informações objetivam o estabelecimento de contabilidade por responsabilidade ou contabilidade divisional em que as informações contábeis qualificam e quantificam a performance de unidades, divisões, departamentos denominado de gerenciamento contábil setorial.

 O Terceiro conjunto tem o gerenciamento contábil específico, o qual fornece informações detalhadas relativas as atividades operacionais, neste conjunto de informações inexiste a visão de conjunto sendo as informações diretamente associadas a uma unidade e ou setor específico.

3. Quais são os objetivos dos Sistemas Contábeis em termos gerencias?

A Contabilidade Gerencial deve levar em consideração que as informações devem estar traduzidas em outras moedas, índices que traduzem à inflação oficial, a inflação interna da empresa a fim de estabelecer uma relatividade comparativa, a internacionalização da economia e a inflação são variáveis que exigem do contador gerencial adaptabilidade instantânea. Segundo Atkinson et al. (2000, p. 45), os objetivos dos sistemas contábeis em termos gerenciais seriam:

Controle Operacional – Fornece Informação (feedback)

sobre a eficiência e a qualidade das tarefas executadas.

Custeio do produto e do cliente – Mensura os custos dos

recursos para se produzir, vender e entregar um produto

ou serviço aos clientes.

Controle administrativo – Fornece informação sobre o

desempenho dos gerentes e de unidades operacionais.

Controle estratégico – Fornece informações sobre o

desempenho financeiro e competitivo de longo prazo,

condições de mercado preferência dos clientes e

inovações tecnológicas.

4. Onde termina a Contabilidade Financeira e começa a Contabilidade Gerencial?

A contabilidade financeira fornece informações objetivas, precisas e direcionadas por regras e princípios fundamentais da contabilidade e autoridades governamentais, em contraste com a gerencial que não é regulamentada, onde as informações sofrem apenas as restrições determinadas pela administração, sendo subjetivas e menos precisas. Enquanto a Financeira fornece informações para mensuração financeira, estruturadas na Ciência Contábil, a Contabilidade Gerencial utiliza outras disciplinas nas áreas de economia, finanças, administração de forma integrada, utilizando a informação contábil como instrumento gerencial da administração. Além do que, uma de suas características principais é a ênfase dos relatórios atuais orientados para o futuro, enquanto a contabilidade financeira, não é dada a mesma importância, apresentado uma orientação histórica e atrasada.

5. Enumerar dez funções do Contador Gerencial.

O contador gerencial, também conhecido como controller da empresa, tem como principal função na moderna Contabilidade Gerencial, a função de assessoria, é o seu departamento que tem a incumbência de prestar serviços especializados aos outros administradores e à presidência da empresa. Algumas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com