TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Gerencial

Monografias: Contabilidade Gerencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 3

Nathalia Tavares Pinho

Trabalho de Contabilidade Gerencial

Campos dos Goytacazes, 2013

Ponto de Equilíbrio para Vários Produtos

Os conceitos de ponto de equilíbrio são de fácil aplicação e entendimento quando se trabalha com situações de apenas um único produto. Com isso, fica bastante simplificado o problema, o que não acontece quando a empresa trabalha com diversos produtos.

As fórmulas apresentadas de ponto de equilíbrio em unidades são aplicáveis a apenas um produto. Como a maioria das empresas comercializa diversos produtos, a aplicabilidade de tais fórmulas é restrita a poucas situações. Para essas empresas, a principal dificuldade encontrada no cálculo do ponto de equilíbrio é a diversidade de produtos ofertados e as diferentes margens de contribuição de cada mercadoria.

O princípio básico para se chegar ao “ponto de equilíbrio” de produtos com margens de contribuições diferentes não difere muito das fórmulas tradicionais, o que talvez possa gerar um pouco mais de trabalho, por causa das ponderações que deverão ser feitas entre os vários produtos com volume e margens de contribuição diferentes.

Para um melhor entendimento do cálculo do ponto de equilíbrio é necessário o cumprimento de duas etapas. A primeira consiste em determinar o ponto de equilíbrio total, isto é, do conjunto de produtos. Após encontrar o número total de unidades, calcula-se quanto desse total refere-se aos produtos individualmente, considerando os percentuais do volume previsto de venda por produto. E para cálculo do ponto de equilíbrio de vários produtos em valor, basta multiplicar o ponto de equilíbrio “mix” em unidades de cada produto pelo respectivo preço de venda.

Ponto de Equilíbrio no Custeio por Absorção

O método de custeio por absorção consiste na apuração de todos os custos de operação dos bens produzidos ou dos serviços prestados, sejam eles fixos ou variáveis. Neste método, computamos, alem dos custos diretos de operação (matéria prima, mão de obra direta, etc.), os custos indiretos de operação (manutenção de equipamentos, controle de qualidade, etc.), os quais são rateados por todos os produtos ou serviços. Este tipo de custeio segue os Princípios Fundamentais de contabilidade, por isso é o sistema aceito pela legislação comercial e pela legislação fiscal no Brasil. Entretanto, nem sempre é útil como ferramenta de gestão (análise) de custos, pois gera maior dificuldade para a obtenção do ponto de equilíbrio. Também permite distorções ao distribuir custos entre diversos produtos e serviços, possibilitando mascarar desperdícios e outras ineficiências produtivas.

Alavancagem Operacional

Alavancagem operacional origina-se da alavancagem operacional. “O conceito de alavancagem empresarial é similar ao conceito de alavanca comumente empregado em física. Por meio da aplicação de uma força pequena no braço maior da alavanca, é possível mover um peso muito maior no braço menor da alavanca” (Bruni, 2002, p.240).

A Alavancagem operacional é um fenômeno que ocorre quando um crescimento de x% nas vendas provoca um crescimento de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com