TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade. Qual é a importância da contabilidade em sua empresa?

Seminário: Contabilidade. Qual é a importância da contabilidade em sua empresa?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  Seminário  •  2.015 Palavras (9 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 9

ETAPA 1

Passo-1

A contabilidade é uma ciência social na qual se refere a finalidade , quanto a metologia de determinação. Abrange tanto o social quanto o quantitativo.

O objetivo da contabilidade, se estabelece por obter informações estruturadas de natureza econômica, financeira, física e produtividade social, aos usuários internos e externos a entidade.

* Informação de natureza econômica: considera a visa do que é econômico para a contabilidade.

Ex. capital e patrimônio

* Informação de natureza financeira: fluxo de capital de giro, caixa, entre outros.

* Informação de natureza física: remete aos valores monetários.

Ex. quantidade de produtos ou serviços.

* Informação de natureza de produtividade social: utilização dupla de conceitos financeiros e físicos.

Ex. receita bruta por pré capita.

Entre tanto, as informações de financeiras e econômicas se dão como núcleo fundamental central da contabilidade. As físicas e de produtividade são complementares as demonstrações contábeis.

Passo 2

A contabilidade é considerada uma ciência social a qual nos fornece informações de uma parte passiva outra ativa. Podemos dizer que nossos bens são partes materiais, a contabilidade é empregada em nossas vidas e é utilizada por meio quantitativos onde seus objetivos é expor as situações financeiras e econômicas. Uma empresa hoje em dia deve ter sua contabilidade a fim de manter suas finanças em ordem para saber seus direitos, deveres e obrigações para contribuir com as decisões da organização. Caso não haja uma contabilidade a empresa pode sofrer na deficiência da estrutura, nas demonstrações contábeis assim também em nossa vida particular se não tiver um controle. Podemos definir que a contabilidade é um fator muito importante para as organizações e para nossa vida individual. Cada um com sua personalidade própria. Em relação da vida financeira pessoal com a de uma empresa podemos dizer que temos algumas diferenças podemos então citar o fluxo de caixa, sempre buscando manter o controle de tudo, já a empresa busca cumprir seu objetivo no lucro. Uma empresa quando faz um investimento tem uma visão de buscar no futuro receber lucro, já no pessoal buscamos fazer investimento, mas de modo diferenciado, na vida pessoal temos uma única fonte de renda, já uma organização tem clientes que podem ser outras empresas ou o cliente final.

Os fornecedores são a grande diferença, em caso particular podemos citar lojas de roupas ou o supermercado, as empresas precisão de matéria-prima. Há varias semelhanças, por exemplo, nos programamos em cima do que temos a pagar e receber sempre tentando manter o fluxo sem entrar em defasagem, na parte pessoal prestamos serviços a uma empresa e a empresa presta serviços a seus clientes. Somos consumidores, minhas dividas e necessidades são para o conforto da família ou particular, já para a empresa não, todo tipo de compra é voltado para a fabricação de produto para o mercado.

Passo 3

1- Qual a importância da Contabilidade na sua Empresa?

A contabilidade é importante pois ela descreve a situação financeira da Empresa, ajuda a monitorar e controlar despesas e receitas e identificar pontos fortes e fracos contabilmente falando.

2- Qual a data adequada para o encerramento do balancete?

A data adequada para se encerrar o balancete mensal é no ultimo dia do mês, mas algumas Empresas usam em outros dias, pois o fluxo de informações no final do mês é mais intenso.

3- Quais as informações que ele retira do balancete (acompanhamento de despesas)?

Do balancete ele retira o montante de despesas mensais como por exemplo: salários, encargos sociais, material de limpeza, taxas mensais (telefone, energia elétrica, água e esgoto) duplicatas a pagar, despesas publicidade e muitas outras.

4- A quem interessa o balancete da Empresa?

O balancete da Empresa interessa os sócios: proprietários, diretores, investidores e alguns integrantes da força de trabalho.

5- Dentro da Contabilidade da Empresa existem despesas dos Sócios?

Normalmente despesas particulares dos sócios não aparece na contabilidade da Empresa, apenas retiradas de PROLABORE.

6- Todas as receitas são lançadas na Contabilidade da Empresa?

Sim, todas as receitas da Empresa devem ser lançadas na contabilidade, para que se tenha conhecimento real da situação financeira.

7- Existe alguma receita que não é lançada na Contabilidade?

Não, todas as receitas são e devem ser lançadas na contabilidade.

Conclusão

Conclui-se que nos seres humanos também estamos diretamente ligados a contabilidade não só a Empresa, pois ela requer uma atenção financeira para tais despesas do nosso dia a dia, tendo controle no que ganhamos e gastamos, sabendo diferenciar o essencial do fútil.

Ex. compras de mercadorias e lojas e supermercados

ETAPA 2

Passo 1:

Resumo:

Texto: Conceitos Relevantes de Ativo, Passivo, Goodwill, Receitas, Despesas, Ganhos e Perdas:

Uma Análise do Ensino da Teoria da Contabilidade.

Entender os conceitos e analisar suas características é fundamental para o desenvolvimento da teoria contábil.

A mensuração apropriada de ativo, passivo, patrimônio líquido, receita, despesa, perdas e ganhos, são muito importantes e primordiais para que se possa ter com clareza o valor próximo do real patrimônio de uma entidade. Conhecer os valores econômicos é imprescindível para a tomada de uma decisão financeira. Torna-se importante o estudo mais amplo da teoria da Contabilidade para que se possa ter uma melhor conceituação e compreensão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com