TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Tributária Nas Empresas

Artigo: Contabilidade Tributária Nas Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 3

Contabilidade Tributária nas empresas

As empresas brasileiras atualmente estão passando por um momento delicado no que diz a respeito à obrigação tributário devido ao aquecimento da economia interna.

Um ponto que podemos ressaltar é as adequações internacionais e as novas tecnologias tributárias na nossa contabilidade, assim exigindo mais transparência e controle interno das empresas, com intuito de minimizar a economia informal e a sonegação fiscal, com essas novas ferramentas exigirá mais conhecimento técnico e especifico.

Diagnóstico Empresarial

As organizações brasileiras necessitam passar por um processo que possam permitir identificar os pontos fortes e fracos de sua gestão empresarial, podemos citar alguns pontos como, pesquisa de mercado, controle de custos e despesas, CND do FGTS e outros.

Ao longo do tempo as empresas não atendem mais as necessidades e acabam ficando de forma irregular em sua localidade, ou são obrigadas a investirem algum projeto ambiental para minimizar o dano causado, ou até mesmo buscam a certificação de seus produtos e também resolvem reduzir seus custos de fabricação com a terceirização, porém em contrapartida acabam perdendo o controle de qualidade.

Precisamos nos conscientizar que as fiscalizações serão informatizadas, e com a utilidade da tecnologia irá inibir as negociações paralelas, exigindo assim maior transparência e controle interno para as empresas.

Contabilidade Tributária

A contabilidade tributária tem um papel importante, pois fornece dados para a apuração e geração de tributos, o conhecimento desses regulamentos e portarias é essencial e suas respectivas atualizações são de suma importância para o bom andamento da contabilidade. Citamos acima que a chegada da adequação internacional na contabilidade brasileira está demonstrando que nossos profissionais não estão preparados para essa mudança.

PES – Planejamento Estratégico Sustentável

É umas das melhores ferramentas para auxiliar a tomada de decisão, pois permite retratar de forma mais holística a empresa, e também orientar os investidores em busca de novas oportunidades.

Com o passar do tempo às empresas precisam entender e aplicar essas mudanças no dia a dia, temos a nossa disposição muitas ferramentas que permitem acompanhar e apurar de formar mais transparente nossos resultados, percebemos que nossos gestores estão atentos a isso e mais abertos a essas novas reflexões.

As empresas não é fruto de um único trabalho e sim do conjunto de demais obrigações que a cercam, como a de responsabilidade social. Segundo Chiavenato apud Young DOS Santos (2002, p.6),

Podemos citar que os mesmos autores citam a grande preocupação com a imagem das empresas perante a sociedade, podemos dizer que tentam minimizar o impacto de fraudes, falta de responsabilidade social e ambiental, e não podemos esquecer o capital humano, a valorização dos funcionários, porém em contrapartida os empresários se deparam com alguma dificuldade para atender tamanha obrigação, além de recursos financeiros escassos e a alta carga tributária. A saída para atender não em sua totalidade mais em parte é a utilização dos incentivos fiscais de inclusão social, que correspondem a uma renúncia fiscal das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com