TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conteudos E Procedimentos

Dissertações: Conteudos E Procedimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  2.525 Palavras (11 Páginas)  •  830 Visualizações

Página 1 de 11

Conteúdos e procedimentos

QUESTÃO 01

Sobre a prática pedagógica das diferentes áreas do conhecimento na Educação Infantil, marque a alternativa que não corresponde aos estudos realizados.

Durante todas as atividades favorecer a visibilidade e o movimento ao talento escondido em cada criança.

Reconhecer que os alunos precisam perguntar e participar do processo de construção do conhecimento.

Fazer da prática pedagógica uma maneira de tocar o talento oculto dos indivíduos.

Mediar a construção do conhecimento de uma criança é também tentar “formá-la a partir de tudo que você já vivenciou em sua vida".

Deixar os alunos totalmente livres para decidirem sobre quais atividades irão realizar, das diferentes áreas do conhecimento na Educação Infantil.

QUESTÃO 02

No roteiro de estudos "A prática pedagógica das diferentes áreas do conhecimento na Educação Infantil", você estudou que, para facilitar a compreensão dos alunos sobre o que está sendo proposto, é necessário que o professor organize sua prática, contemplando os registros das atividades desenvolvidas, a repetição, incluindo os jogos, as brincadeiras, a literatura, a arte, a música, dentre outras. Assim o professor durante uma atividade com jogo de "Amarelinha", por exemplo, poderá:

1- conversar sobre a brincadeira (linguagem oral);

2- representar o jogo por meio de desenho (linguagem escrita);

3- formar grupos para jogar;

4- questionar e discutir sobre “será que somente a criança brasileira joga amarelinha?” (natureza e sociedade);

5- escolher as crianças mais ágeis para jogar.

Alternativa 5

Alternativa 2

Alternativa 4

Alternativa 3

Alternativa 1

UESTÃO 03

Refletindo sobre a organização do espaço e do tempo na Educação Infantil podemos afirmar:

A - A organização espacial é um dos aspectos que favorecem ou dificultam as relações e/ou interações nas atividades propostas.

B - Nos ambientes infantis, seja no desenvolvimento de atividades coletivas ou individuais, a criança é sujeito de conhecimento, portanto esses locais devem ser disponibilizados de modo que contemplem as mais diversas possibilidades.

C - Os ambientes devem possibilitar à criança explorar, descobrir, agir, selecionar objetos, deve ser um espaço de aprendizagem constante.

D - Os espaços físicos e sociais são fundamentais para o crescimento infantil, considerando que eles contribuem com o desenvolvimento das funções motoras, sensoriais, simbólicas, lúdicas, como também as funções relacionais.

E - A escola de Educação Infantil ter grandes e belos espaços físicos já é suficiente para que a criança aprenda.

A resposta que não está correta é:

ALTERNATIVA E

ALTERNATIVA D

ALTERNATIVA B

ALTERNATIVA C

ALTERNATIVA A

QUESTÃO 04

No roteiro de estudos "A prática pedagógica das diferentes áreas do conhecimento na Educação Infantil", muito se estudou sobre a prática pedagógica do professor da Educação Infantil. Assinale a alternativa que traz informações corretas sobre essa prática diária na Educação Infantil.

A atividade dos professores precisa estar em consonância com a prática didática, mas limitando-se ao domínio metodológico.

Teoria e prática possuem dimensões opostas. O importante é gostar de crianças, ser afetivo.

O professor precisa ir muito além do domínio metodológico. A metodologia é importante, mas as relações de afetividade, o gostar do que faz, o desejo de querer aprender sempre são fundamentais.

São vários fatores que precisam ser considerados, incluindo o repensar os modos de agir, as estratégias e as técnicas didáticas, ressaltando que a principal função da educação infantil é preparar a criança para ser alfabetizada.

A prática educativa remete, frequentemente, para o processo ensino-aprendizagem, mas sem levar em consideração a ação didática.

QUESTÃO 05

Após uma atividade de jogar “bola ao cesto”, uma professora pediu às crianças para fazerem o desenho da atividade realizada. De acordo com a riqueza dessa atividade e levando em consideração o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, que nos relata este jogo como uma atividade que trabalha o movimento, leia as afirmativas a seguir.

I. As atividades de movimentação das crianças nesse tipo de jogo exercitam o esquema corporal, incluindo tonicidade, equilíbrio, relações espaciais, relações temporais e lateralidade.

II. Esse tipo de jogo trabalha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com